Todas as frases abaixo estão construídas com comparações explícitas ou em linguagem figurada (metáfora).
Assinale a opção em que o motivo da comparação está identificado de forma correta.
Observe o seguinte parágrafo de um texto:
“Há diversas maneiras de entender o vocábulo “geração”. Ele pode designar as pessoas que tiveram uma experiência histórica comum, particularmente impactante. Assim, falamos da geração da guerra de 14 ou da Resistência de maio de 1968, na França. Podemos também identificar uma geração a partir da idade: todas as pessoas de 20 anos dos anos 90. Podemos finalmente pensar numa experiência familiar: a geração dos filhos, em oposição à dos pais ou avós...”
A partir da frase inicial, o desenvolvimento do parágrafo se faz por
Um dos problemas sérios da língua escrita é a possível ambiguidade de termos; a frase abaixo que mostra ambiguidade é
Considere as seguintes afirmativas a respeito de um objeto chamado biba:
• Se biba é bala então não é bola.
• Se biba não é bala então é babalu.
É correto concluir que
No século XVII, a principal estratégia adotada pela Coroa portuguesa para garantir a sujeição dos grupos indígenas e o controle territorial do vale amazônico consistiu
Entre 1970 e 1990 ocorreu uma verdadeira corrida do ouro na Amazônia, com grandes impactos para as dinâmicas migratórias e para o crescimento populacional da região.
Sobre os fatores que estimularam a difusão de frentes garimpeiras no território amazônico durante as duas décadas da corrida do ouro, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A introdução da aviação e das vias de transporte terrestre no espaço amazônico facilitou a penetração em terras interiores e a descoberta de depósitos antes inacessíveis.
( ) O estímulo governamental à imigração para a fronteira amazônica e o posterior fechamento seletivo do estoque de terras para os novos migrantes pobres gerou um exército de mão de obra ociosa.
( ) o processo inflacionário, as condições de pauperismo social e de alto desemprego no país ampliaram a atração da atividade garimpeira para uma massa de trabalhadores pobres.
As afirmativas são, respectivamente,
No estado do Amazonas, o extrativismo de produtos florestais não madeireiros apresenta-se como possibilidade de articular a presença de populações e a preservação ambiental.
Sobre a produção extrativa vegetal no estado do Amazonas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na última década, o fruto do açaí ampliou sua participação no valor da produção extrativa vegetal do estado.
( ) Em 2020, a macrorregião do Sul Amazonense foi a que apresentou a menor quantidade produzida na extração de castanha-do-pará do estado
( ) Em 2020, a macrorregião do Norte Amazonense foi a que apresentou o maior valor da produção na extração vegetal do fruto de açaí do estado
As afirmativas são, respectivamente,
A respeito da política indigenista da Coroa portuguesa no período colonial, estabeleça a correspondência entre as normativas listadas a seguir e sua respectiva caracterização.
1. Regimento das Missões (1686)
2. Diretório dos Índios (1757)
( ) Proíbe a escravidão indígena e cria o ofício de Procurador dos Índios nas capitanias do Pará e Maranhão.
( ) Manifesta a convicção de que a convivência, o trabalho e a educação europeias poderiam civilizar os indígenas.
( ) Concede aos missionários portugueses o direito de tutela dos nativos capturados.
( ) Institui um diretor para o governo das aldeias, a ser nomeado pelo governador-geral.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo
Em Manaus, em 1954, é criado o Clube da Madrugada que produziu iniciativas como a Poesia de Muro, cujo Poema-slogan, criado por Aluísio Sampaio, é lançado em 1966:
FALA O HOMEM
PARA O MURO
FALA O MURO
PARA O HOMEM
(Poema-Slogan, in O Jornal, Suplemento Madrugada, 04.09.1966)
A respeito do Clube da Madrugada e do seu projeto literário Poesia de Muro, assinale a afirmativa correta.
A Lei Estadual do Amazonas nº 3.281/2008 institui, no âmbito do Poder Executivo Estadual, o Fundo de Reserva para as Ações de Inteligência, com a finalidade de prestar auxílio financeiro na execução das atividades de inteligência de segurança pública no Estado, sobretudo nos procedimentos investigatórios e operacionais de qualquer ordem.
De acordo com a mencionada lei
De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, uma Autarquia estadual do Amazonas e uma Empresa Pública estadual do Amazonas se enquadram, respectivamente, na chamada Administração
Os policiais militares Antônio e João, do Estado Beta, no exercício da função e de forma dolosa, receberam vantagem econômica direta, consistente em propina no valor de trinta mil reais, para tolerar a prática de narcotráfico por determinada organização criminosa.
No caso em tela, de acordo com a Lei nº 8.429/92 (com alterações da Lei nº 14.230/21), Antônio e João
A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Secretaria de Segurança Pública do Estado Alfa, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida
A Constituição do Estado Alfa, com o objetivo de uniformizar e aumentar a eficiência das estruturas orgânicas dos Municípios situados em seu território, estabeleceu regras, baseadas na densidade demográfica e na arrecadação, para a criação de secretarias municipais, sendo cogente a observância dos quantitativos máximos e mínimos ali fixados.
Ao tomar conhecimento dessas regras, o Prefeito do Município Alfa consultou sua assessoria a respeito da compatibilidade com a Constituição da República.
A assessoria respondeu corretamente que as referidas regras são
A prisão do agente em local conhecido por venda de drogas: