Na recuperação da informação, existem diferentes tipos de estratégias de busca. A estratégia que emprega um pequeno conjunto de registros ou somente um registro como inspiração de termos de busca adequados, realizando-se então as buscas sob esses termos, denomina-se
O Programa de Comutação Bibliográfica COMUT, instituído pelo CAPES, no início dos anos 80 com a colaboração do IBICT, tinha por finalidade precípua facilitar o acesso aos documentos, especialmente artigos de periódicos, nas tarefas de pesquisa bibliográfica. Esse Programa, inicialmente, incluía apenas as bibliotecas
Com relação às fontes de informação, em geral, são fontes secundárias as (os) seguintes:
A seguinte definição: pessoa, grupo ou entidade cujas atividades vinculam-se, direta ou indiretamente, ao atendimento da missão e dos objetivos estratégicos da organização ou comunidade, na qual está inserida a unidade de informação e podem vir a ser utilizadores dos serviços e produtos dessa unidade, refere-se ao usuário
Nas unidades de informação, os seguintes itens: missão e objetivos permanentes, produtos e serviços, público alvo, abrangência geográfica, tecnologia, alcance das atividades, vantagens competitivas, forma de crescimento e cultura corporativa, fazem parte
Em marketing, os seguintes itens: automação ou informatização, competitividade, recursos técnicos e humanos, planejamento, experiência, são
No planejamento de uma biblioteca, os itens: peso, iluminação, piso, temperatura e umidade, acústica, segurança, proteção, referem-se
De acordo com a Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, assinale a assertativa correta.
Assinale o item que corresponde a uma competência dos integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
Conforme a Resolução n. 14 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), assinale a opção que corresponde a uma rotina para destinação de documentos na fase corrente.
Conforme registra a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), ao falarmos na totalidade de documentos de uma entidade custodiadora, referimo-nos ao termo:
A descrição é a função arquivística destinada a:
Com relação à avaliação de documentos, analise os seguintes itens:
I. Os valores secundários envolvem direitos e deveres do cidadão para com o Estado.
II. O valor fiscal é inerente aos documentos necessários à consecução das atividades correntes do órgão.
III. O valor legal é atribuído a documentos necessários para comprovação de operações financeiras.
IV. O valor probatório corresponde ao valor informativo e ambos correspondem aos interesses que o documento apresenta para o órgão produtor.
A quantidade de itens corretos é igual a:
São critérios para identificação de um fundo de arquivo de uma pessoa jurídica, exceto:
Acerca da conservação de acervos documentais, assinale a opção correta.