Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2858 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

“Durante a consulta de enfermagem com mulheres com Diabetes mellitus em idade fértil não gestante é importante abordar algumas orientações para o planejamento da gravidez. Dentre elas, está a importância do controle glicêmico materno antes, durante e após o parto. Tal fato se justifica pelo risco de aumento significativo de complicações perinatais com o aumento da HbA1c (hemoglobina glicada). A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda aconselhar mulheres com HbA1c acima de ______% para evitar a gestação até que alcancem melhor controle glicêmico.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Entre as relações didáticas desenvolvidas nas salas de aula, a dinâmica entre ensino e aprendizagem é, certamente, uma das mais evidentes. Apesar de serem analisados como partes distintas da didática na prática, são dois elementos interdependentes do processo de apropriação do conhecimento nas escolas. O aprendizado da escola decorre da interação entre alunos e professores, estabelecendo uma dinâmica de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, há dois atores principais: o aluno e o professor. Relacione adequadamente as abordagens pedagógicas em que se consubstanciam as relações entre alunos e professores às suas características.

1. Abordagem tradicional.
2. Abordagem comportamentalista.
3. Abordagem humanista.
4. Abordagem cognitivista.
5. Abordagem sociocultural.

(  ) A educação deve ser conscientizadora, para desenvolver nos alunos o pensamento crítico e problematizador.
(  ) Os três elementos necessários para a construção de um sistema de instruções são: o aluno; o objetivo de aprendizagem; e, o plano para atingir o objetivo.
(  ) A ênfase está em ensinar os alunos a resolver problemas para que se tornem capazes de sistematizar pensamentos em diferentes circunstâncias.
(  ) Foco na ação do professor e ensino reduzido a um processo receptivo.
(  ) Ensino mais preocupado com a quantidade e a variedade de conhecimentos transmitidos.
(  ) Objetivo do ensino é modificar o comportamento e a mente dos alunos.
(  ) O ensino e a aprendizagem são entendidos de forma global, com foco na superação das relações sociais de poder que estabelecem o domínio de uns sobre os outros.
(  ) O centro dessa abordagem é o aluno; sendo o ensino o resultado de personalidades únicas e de circunstâncias específicas de cada aluno, gerando um tipo de relacionamento especial.
(  ) Na prática, significa que o aluno precisa aprender a aprender.
(  ) O impulso e o estímulo inicial que pode ter origem fora da própria pessoa, por meio de um professor, por exemplo, mas a capacidade de descobrir, entender e captar conhecimentos é inerente a cada aluno.

De acordo com o Estatuto do Idoso, Capítulo III, que trata da proteção alimentar do idoso:

  • Art. 11. Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil.
  • Art. 12. A obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.
  • Art. 13. Art. 13. As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil. (Redação dada pela Lei nº 11.737, de 2008)

Podemos afirmar que a obrigação alimentar decorre de:

Em relação aos aspectos demográficos que orientam a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), é INCORRETO afirmar que:

Sobre o conteúdo anterior que aborda avalição psicológica e os instrumentos utilizados para sua realização, assinale a afirmativa correta.

De acordo com Barlow (2009), para diagnosticar o TDM (Transtorno de Depressão Maior), o terapeuta examina os atuais sintomas de depressão usando os critérios do DSM-IV ou da CID-10, interrogando sobre cada sintoma e sobre qualquer histórico passado de depressão. O terapeuta pode, também, usar de estratégias como testes psicológicos, inventários, dentre outros. Dentre as estratégias usadas para o diagnóstico do TDM, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) O diagnóstico TDM não pode ser feito se os sintomas atenderem aos critérios de um episódio misto, no qual coexistiram sintomas de um episódio maníaco e de um episódio depressivo maior.

(  ) Dentre dos sintomas, encontram-se: insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor grave o suficiente para ser observado por outras pessoas e sentimento de inutilidade, ou culpa indevida ou excessiva.

(  ) No diagnóstico, o terapeuta poderá administrar a HDRS (Hamilton, 1960) ou o BDI-II (Beck et al., 1996) deverá repetir esses instrumentos em um intervalo de alguns meses, para confirmar os avanços deste paciente.

(  ) Para cumprir os critérios completos para um episódio depressivo maior, os sintomas do paciente devem causar aflição clinicamente significativa ou prejuízo social, ocupacional ou em outras áreas de funcionamento importante.

(  ) Um episódio depressivo maior implica um período de pelo menos duas semanas nas quais a pessoa tem humor deprimido ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades durante o dia, quase todos os dias, acompanhado de pelo menos quatro outros sintomas de depressão presentes todos os dias.

A sequência está correta em

De acordo com a definição do transtorno de personalidade descrita anteriormente, considere os critérios de diagnósticos seguintes para tal transtorno e assinale alternativa correta.

Considerando os modelos de resposta ao estresse, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “Afirmar que as respostas fisiológica e psicológica após um evento estressor são desencadeadas pelo sistema simpático com aumento da frequência cardíaca e respiratória, sudorese, propiciando efeitos emocionalmente negativos como ansiedade e medo, é incorrer em distorção de entendimento sobre estresse.”

                                                                                                                       PORQUE

II. “Nem todo evento estressor promove respostas fisiológica e psicológica negativas, visto que as reações da experiência estressora podem ser desafiadoras e, portanto, energizantes e motivadoras.”

Assinale a alternativa correta.

O contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) já é inerente à realização de estudos, pesquisas, produção de conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias. A postura ética do psicólogo frente a essa realidade exige cuidados tais como os elencados no Art. 16 do Código de Ética Profissional. Sobre tais cuidados, assinale a afirmativa correta.

O diagnóstico dos fatores de riscos no trabalho e avaliações psicossociais no Brasil é norteado pelo Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais (Proart), o qual possui referencial teórico da psicodinâmica do trabalho. Este protocolo envolve dimensões que abrangem:

A forma verbal “poderia” em “Esse artigo bem que poderia ser chamado Lágrimas por Bucha. O que aconteceu na cidade situada nos arredores de Kiev é inominável.”(1º§) representa um fato não concluído assim como ocorre com a forma verbal destacada em:

Estabelecendo-se uma relação entre o título atribuído ao texto e o título sugerido opcionalmente pelo próprio autor no início do texto, pode-se afirmar que:

O Ministério Público do Estado do Pará promoveu um seminário para discutir Ética Pública, tendo o palestrante
apresentado regras deontológicas do Decreto Federal nº 1.171/1994. Quanto às regras deontológicas, assinale a
afirmativa INCORRETA.

Em relação ao exercício do cargo público, nos termos da Lei nº 5.810/1994, que institui o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará, assinale a afirmativa correta.

A respeito dos direitos e garantias fundamentais, levando em consideração o entendimento do Supremo Tribunal Federal, analise as assertivas a seguir.

I. É constitucional a lei de proteção animal que, a fim de resguardar a liberdade religiosa, permite o sacrifício ritual de animais em cultos de religiões de matriz africana.

II. É inconstitucional lei ordinária que obrigue a manutenção de livro de cunho religioso em unidades escolares e bibliotecas públicas estaduais.

III. A exigência constitucional de aviso prévio relativamente ao direito de reunião é satisfeita com a veiculação de informação que permita ao poder público zelar para que seu exercício se dê de forma pacífica ou para que não frustre outra reunião no mesmo local.

IV. A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar ofende a Constituição.

Após análise dos itens, conclui-se que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282