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A imagem, a seguir, se refere a uma modalidade de educação. Analise-a.


Acerca dessa modalidade, assinale a afirmativa correta.

Segundo Gasparin (2009), para o desenvolvimento da dialética marxista como método educativo toma-se como marco referencial epistemológico a teoria dialética do conhecimento, tanto para fundamentar a concepção metodológica e o planejamento de ensino-aprendizagem, quanto a ação docente-discente. A ideia é possibilitar aos alunos que eles se apropriem do conhecimento e, com isso, se modifiquem e modifiquem a realidade em que estão inseridos, provocando, assim, alterações na infra e na superestrutura. Para isso, Gasparin utiliza as cinco fases do método dialético, a saber:
1- Prática social do conteúdo.
2- Problematização.
3- Instrumentalização.
4- Catarse.
5- Prática social final do conteúdo.
Considerando essas fases, relacione-as adequadamente com as características a seguir.
( ) É o momento em que os alunos serão confrontados com o conteúdo. É nesta etapa em que os alunos, sujeitos do conhecimento, são apresentados aos conceitos científicos e, com a ajuda do professor, compara-os com seus próprios conhecimentos.
( ) As principais interrogações levantadas na prática social a respeito de determinado conteúdo, em consonância com os objetivos de ensino e que orientam todo o trabalho a ser desenvolvido pelo professor e pelos alunos. Essa fase consiste, na verdade, em selecionar e discutir as origens na prática social.
( ) É a realidade, que também é o ponto de partida. Porém, apesar da referência ser a realidade, ela é diferente. Isso porque no início é a visão do todo, naturalizada, caótica. No final, é a visão do todo novamente, mas reconstruído, compreendido pelo todo e pelas partes. Neste momento, o aluno tem um novo posicionamento perante a prática social.
( ) É a fase de aproximação do aluno ao conteúdo. Os conteúdos não interessam a priori e, automaticamente, aos aprendentes. É necessário relacioná-los aos conceitos empíricos trazidos por eles. O professor necessita incentivar o aprendente a olhar para a sua realidade, para a sua prática social e, aos poucos, associá-la ao conteúdo que será proposto.
( ) É nesta etapa que os alunos deverão mostrar o quanto se aproximaram da solução destes, mesmo que de forma ainda incompleta, ou com os conceitos já assimilados, mas ainda não totalmente construídos. Esta é a fase em que o educando sistematiza e manifesta que assimilou. Este é o momento de expressão do aluno, daquilo que ele aprendeu, de forma oral ou escrita.
A sequência está correta em

Supondo-se que: tudo que é produzido num país fechado e sem governo, consome-se nele próprio; seus habitantes invistam anualmente R$ 50,00, visando com esses desembolsos o aumento da capacidade produtiva futura; e, a função consumo (C ) é conhecida e dada por C = 100 + 0,80Y. Com base no exposto, qual seria a renda anual de equilíbrio?

Considere a função utilidade de dois produtos – x e y – consumidos pelo cliente de certa empresa, sendo conhecida por U(x, y) = x2 + y2 . A quantidade consumida dos dois produtos que maximiza a satisfação do cliente, sabendo que existe uma restrição orçamentária dada por x + y = 4 é

No início dos anos 90, o Brasil havia intensificado os processos de abertura ao exterior, de fomento às privatizações, de renegociação da dívida externa e de desregulamentação do mercado. A estabilização, no entanto, permanecia um desafio resistente às várias tentativas de eliminação da inflação. Em 1993, o ministro do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, implementou um plano econômico de estabilização conhecido como Plano Real, apoiado por uma equipe de economistas, em sua maioria oriundos da PUC-Rio, dentre os quais se incluem Gustavo Franco, Winston Fritsch, André Lara Resende, Edmar Bacha e Pérsio Arida. Com base no exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

O balanço de pagamentos de uma economia, constituído de um registro contábil de todas as transações econômicas realizadas entre os países, tem como padrão de método contábil o das partidas dobradas. Sobre os conceitos do balanço de pagamentos, assinale a afirmativa INCORRETA.

“A contabilidade ambiental é a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais, processando a geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões." (Paiva, 2003.) Constituem-se em razões para a empresa adotar uma Contabilidade Ambiental, EXCETO:

No dia 10 de fevereiro de 2014, uma determinada empresa apresentou os seguintes saldos patrimoniais do Ativo e Passivo Circulantes:

No dia 15 de fevereiro, vendeu todo seu estoque de mercadorias pelo valor de R$ 12.000,00. Sabendo-se que a empresa trabalha com o método do Inventário Permanente e que o recebimento foi de 50% à vista e o restante em 30 dias, qual será o valor do Ativo Circulante da empresa após a operação?

Considerando que Joaquim seja aprovado em concurso público e que, havendo disponibilidade de horário, acumule um cargo na administração federal e um emprego público em empresa pública estadual, ambos remunerados, e sabendo que tal situação não é permitida pela Constituição, é correto afirmar, de acordo com o disposto na Lei nº 8.027/90, que estaduais.

O profissional das áreas de projeto, manutenção e mesmo na fiscalização de obras, deve conhecer os materiais básicos utilizados na construção civil, assim como suas matérias-primas. Com base no exposto, analise.

I. Brita: material granuloso dividido em partículas de formatos e tamanhos mais ou menos uniformes, atuando como material inerte nas argamassas e concretos aumentando o volume da mistura.

II. Agregado: provém da desagregação das rochas em britadores e, após passar em peneiras selecionadoras, classifica-se de acordo com sua dimensão média.

III. Aglomerante: material ligante, geralmente pulverulento, que promove a união entre os grãos dos agregados.

IV. Concreto: material de construção proveniente da mistura, em proporção adequada, de aglomerantes, agregados e água.

Estão corretas apenas as afirmativas

Uma tarefa importante da manutenção preditiva é a análise de tendência de falha, que consiste em prever com antecedência a quebra, por meio de instrumentos e aparelhos que exercem vigilância constante, através de medidas de parâmetros, predizendo a necessidade de reparo. Observe tal tendência no gráfico a seguir.

Baseado no gráfico anterior (regiões 1, 2, 3 e 4), em relação às atividades e à evolução do processo, analise.

I. Zona de medidas periódicas normais: intervalo definido previamente;

II. Zona de diagnóstico do defeito: manutenção prevista (acompanhamento da evolução do defeito);

III. Zona de desenvolvimento do defeito: duração entre as medidas diminui;

IV. Zona de realização da manutenção: antes da ocorrência da falha. Após a intervenção, há um retorno à zona 1.

Estão corretas apenas as alternativas

Os projetos caracterizam-se, principalmente, pela temporariedade e individualidade. Em relação às demais características que definem os projetos, marque a alternativa INCORRETA.

Em uma suposta instalação elétrica industrial, existem vários motores acoplados a bombas de recalque, além de outros equipamentos, como exaustores e ventiladores. O consumo destes equipamentos reflete um custo elevado de energia elétrica reativa, devido à classificação do tipo de carga (indutiva) desses motores. O engenheiro responsável deve adotar medidas de redução do consumo real, minimizando o valor da conta de energia. Em relação às medidas adotadas pelo engenheiro, marque a alternativa correta.

Conforme disposto na Constituição Federal de 1988, não existe supremacia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, sendo cada um dotado de uma função típica, sem excluir, contudo, em certas ocasiões, o exercício, por cada um deles, de atribuições próprias dos outros. Com relação aos poderes do Estado e suas funções, é INCORRETO afirmar que o Poder

De acordo com a doutrina pátria, o Estado possui elementos estruturantes. Em relação aos referidos elementos, marque a afirmativa INCORRETA.

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