Analise as assertivas sobre planejamento e avaliação em uma perspectiva construtiva (LUCKESI, 2011):
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I- A avaliação retrata a qualidade dos resultados que estão sendo obtidos, cabe ao professor, com base nessa constatação, decidir e investir no alcance dos objetivos previstos.
II- A avaliação, na modalidade de acompanhamento, não trabalha com resultados intermediários e sucessivos, tendo em vista o resultado mais abrangente da ação pedagógica.
Marque a alternativa correta:
Um pressuposto do currículo interdisciplinar é:
Qual tipo de ”backup, embora mais lento, faz cópia total dos arquivos independentemente da última cópia de segurança feita?
A fórmula MOD(A1;A2) no Excel 2007 BR, considerando que o valor da célula A2 é diferente de zero, retorna:
A abertura de estradas interligando a Amazônia com o centro-sul do país e o Nordeste fez com que se encontrassem na Amazônia diversos "brasis". Sobre a migração para a Amazônia, analise as afirmativas a seguir e assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Na Amazônia se estabeleceram, com incentivos fiscais, grupos empresariais, como o Bradesco, a alemã Volkswagen, a italiana Nikkeypar, entre outros, atuando na pecuária. Além destes grupos, outros com tradição latifundiária já estabelecidos em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais, incentivados também por recursos públicos, se associaram a essa nova fase de desenvolvimento que se expandia para Amazônia.
( ) Do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul houve o deslocamento para a Amazônia de vários dependentes de colonos, filhos de imigrantes italianos e alemães, antigos pequenos proprietários familiares que venderam suas terras. De vários pontos do Nordeste sai uma leva de despossuídos que foram para Amazônia, assim como de Minas Gerais e do Espírito Santo, no sudeste.
( ) A migração para a Amazônia não foi somente de diferentes lugares geográficos do país, mas também uma migração de diferentes sujeitos sociais, que encontraram diversas populações, que não representaram nenhum obstáculo ao acesso aos recursos, como terra e floresta, por parte de quem chegava.
( ) Na Amazônia, com o encontro de diversos sujeitos oriundos de diversas partes do Brasil, os conflitos pela terra se agravaram sobretudo ao longo dos eixos rodoviários. Seu caráter de zona de fronteira da expansão capitalista ganhou a dimensão de uma verdadeira frente de guerra,
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Observando o papel do Estado na organização do espaço, analise as afirmativas a seguir e assinale “V” para verdadeiro e “F" para falso.
( ) O Estado capitalista realiza diversos investimentos, e mesmo que de forma desigual espacialmente, contribui assim para a organização do espaço de forma igualitária.
( ) O papel do Estado na organização do espaço como um investidor está relacionado às necessidades de socialização dos custos que são necessários à acumulação do capital.
( ) O Estado muitas vezes atua como um empresário, papel que interessa ao grande capital, o que mostra o quanto está inserido na dinâmica de acumulação capitalista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
No desenvolvimento de uma atividade escolar, partindo do conhecimento adquirido através da observação do meio circundante, o aluno deve ter a oportunidade de contribuir para a elaboração de um arcabouço formado por ideias, conceitos e categorias que lhe permitam interpretar a realidade que o cerca.
No desenvolvimento desta atividade, o aluno precisa aprender, exceto:
Sobre a influência da renovação da Geografia no seu ensino, marque a alternativa correta:
Em atenção aos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, apenas não se pode afirmar:
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase a seguir: “A é a composição principal do jogo, o que equivale dizer que para desenvolver a, é preciso jogar.”
Afunção social da escola é complexa, ampla e diversificada. Tem necessidade de acompanhar as mudanças que se processam aceieradamente no campo de trabalho, atualizando seu curriculo e sua metodologia.
Sobre função social da escola, permite-se inferir corretamente:
Marque a alternativa correta sobre habilidades motoras:
As eficiências nos movimentos corporais que se realiza nos conteúdos da educação fisica escolar são:
Ao abordar a "invenção" da África pelos navegadores e viajantes europeus, a historiadora Regina Claro (2012, p. 101) destaca que “monstros, terras inóspitas, seres humanos deformados, imoralidades, regiões e hábitos demoníacos continuariam a figurar nas descrições de viajantes, aventureiros e missionários nos séculos XV e XVI", Entretanto, essa representação europeia da África e o discurso elaborado acerca de seus povos sofreu algumas mudanças, especialmente a partir do século XY, quando dados obtidos entraram em conflito com as representações fantasiosas.
Essas mudanças se devem:
Segundo a historiadora Maria Helena Rolim Capelato (2014), a possibilitaram uma revisão interpretativa sobre aquele período histórico.
Considerando esse processo, analise os itens seguintes, numerados de | a IV, e em seguida assinale a alternativa correta.
|- Pesquisas realizadas na década de 1980 recusaram as teses que privilegiavam o Estado como sujeito do processo histórico e apontavam para uma suposta fragilidade e inconsciência da classe trabalhadora e da classe burguesa.
ll- As revisões interpretativas do Estado Novo nas últimas décadas incorporaram em suas pesquisas materiais pouco explorados pela historiografia até os anos 1980, como fotos, objetos, músicas, livros escolares, filmes, cartazes, panfletos, obras arquitetônicas e outros produtos culturais ou de comunicação.
IIl- Os estudos históricos mais recentes sobre o Estado Novo foram especialmente motivados pelo desenvolvimento de uma “história do tempo presente”, que refutou a concepção segundo a qual o distanciamento no tempo era indispensável à boa
IV- De acordo com os novos estudos sobre o período estadonovista, o conceito de totalitarismo é inadequado à sua caracterização, pois a existência de perspectivas distintas em relação à radiodifusão e interesses divergentes na área cinematográfica, reveladas pelas fontes, demonstram que não houve um enquadramento total dos veículos de comunicação nos moldes ideológicos do Estado Novo.