Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8663 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O ensino de conteúdos de qualquer área de conhecimento deve incorporar-se à prática de vida do aluno, numa interação constante com a realidade. Nesse contexto, ao selecionar conteúdos para um programa de Dança-Educação, o professor leva em consideração que o aluno deve ser preparado para se expressar corporalmente com temas que oportunizem a

De acordo com os princípios atuais da biomecânica, o estudo das estruturas corporais deve favorecer, entre outros aspectos, a consciência do corpo. Nos procedimentos tradicionais para aquisição e desenvolvimento da técnica da dança, muitos equívocos foram cometidos para que fossem seguidos determinados padrões de movimento. Qual atitude expressa adequadamente essa visão tradicional?

Isadora Duncan, Laban, Mary Wigman, Martha Graham e Doris Humphrey, entre outros, são considerados pioneiros da dança moderna, surgida no final do século XIX e início do século XX, porque promoveram as seguintes contribuições:

A Sociologia é uma disciplina de grande importância no espaço da sala de aula. Ela contribui no currículo escolar para que os alunos possam ampliar sua capacidade crítica, fazer uma análise social de seu convívio com outras pessoas e promover uma reflexão sociológica do cotidiano e da sociedade. Nessa perspectiva, analise as proposições a seguir.

I - Promover experiências educativas de construção coletiva de regras de convívio escolar, de discussão coletiva de situações-problema na classe e na escola, de projetos de intervenção no espaço escolar e extraescolar.

II - Valorizar a capacidade de questionar e propor mudanças, buscando construir situações didáticas que potencializem tal capacidade e possibilitem o aprendizado, de modo a utilizá-lo de forma consequente, responsável e eficaz.

III - Evitar conflitos e confrontos nos espaços de discussão por ser desnecessário criar um ambiente de desarmonia na sala de aula, pois isso em nada contribui para a compreensão dos processos democráticos.

É(São) correta(s) APENAS a(s) proposição(ões)

O filme “Quem quer ser um milionário?” conta a história de Jamil Malik, um jovem favelado da Índia que cresceu nas ruas. A história começa quando o rapaz, prestes a ganhar o prêmio de 20 milhões de rúpias num programa de televisão, é preso por suspeita de trapaça e a última etapa do jogo é adiada. Por ser menino de rua, pobre e favelado, os produtores do programa não acreditam que o rapaz seja capaz de saber todas as respostas.

O trecho do filme narrado acima retrata

Observe as consequências do atual sistema econômico de inspiração neoliberal.

I - Estão ocorrendo modificações nas políticas macro- econômicas dos países da América Latina.

II - A implementação de políticas contracionistas inclui a redução dos gastos do governo.

III - A concentração do capital diminui o abismo entre ricos e pobres.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) consequência(s)

A observação participante é utilizada quando o pesquisador deseja ampliar o nível de apreensão do objeto social, o que permite dizer que

O tópico Meio Ambiente, do currículo de Ciências, foi transformado em tema transversal pelos PCN, devendo estar presente também nas aulas de outras disciplinas. Sendo assim, o tema Meio Ambiente

Para obtermos gasolina e outros produtos a partir do petróleo, é preciso submetê-lo a um processo chamado destilação, conforme ilustrado abaixo.

Imagem 008.jpg

Analisando a figura, conclui-se que o petróleo é uma

A dinâmica apresentada a seguir foi aplicada em uma aula de Ciências na 6º série.

Imagem 007.jpg

A dinâmica apresentada acima evoca um processo metodológico que

A utilização de antibióticos para o combate de infecções bacterianas deve ser criteriosa e acompanhada por um médico, pois o uso constante ou excessivo desses medicamentos pode levar a uma avitaminose, devido

Imagem 003.jpg

A diminuição do fitoplâncton é uma séria ameaça ao equilíbrio ecológico, uma vez que é formado por seres que são

O esquema abaixo representa uma teia alimentar.

Imagem 001.jpg

Segundo esse esquema, dentre os consumidores, aqueles considerados secundários e terciários, simultaneamente, são

Apresentar a poética simbólica presente na Animação e no Graffiti possibilita a reflexão sobre tempo e espaço, percepção e imaginação, além da curiosidade, pesquisa e ludicidade. A partir da apropriação dessas Linguagens Visuais nas práticas em sala de aula, possibilitam-se

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte introduzem um novo marco curricular identificando a área por Arte e reconhecendo seus conteúdos relacionados à cultura artística, com sentido e significações específicas da linguagem artística. Sendo assim, é de fundamental relevância para esse enfoque tratar o ensino de Arte como

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282