Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8663 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Imagem 003.jpg

A partir do texto, afirma-se que o homem é único animal que trabalha porque

A chamada “querela dos universais” foi, nos últimos séculos da Idade Média, uma das principais e mais determinantes discussões filosóficas para o advento do pensamento moderno. Segundo a posição nominalista de Guilherme de Ockam, no século XIV, os universais são

No contexto da escola, trabalhar com o ensino do movimento humano que remete à cópia e à imitação do movimento é

Arcos, bolas, cordas, bancos e equipamento de som são alguns recursos que garantem uma aula de Educação Física. Dada a peculiaridade da Educação Física, os materiais citados são

Analise as afirmações a seguir

O movimento corporal presente na Educação Física se reestrutura a cada instante em função de dois aspectos: o Homem e o Mundo.

PORQUE

Ele trabalha o Homem em sua totalidade, onde os seus movimentos corporais são relações estabelecidas entre o sujeito, o espaço e os outros.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

No ensino dos conteúdos, durante as aulas de Educação Física, há sempre valores morais em jogo, tais como: a justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito, dentre outros. Portanto, ensinar um determinado movimento, habilidade ou fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino, é, antes de tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento:

As apresentações de composições coreográficas dentro e fora do espaço das escolas colaboram na construção da autoestima dos alunos.

PORQUE

As apresentações são resultado da capacidade técnica e criativa do professor para elaborar coreografias.

Considerando as afirmações acima, conclui-se que

Imagem 001.jpg

Essa afirmação sobre a dança tornou-se uma grande referência para os bailarinos no início do século XX e trouxe novas funções sociais para a dança e também para a Educação. A partir da citação, qual aspecto, dentre os apresentados abaixo, NÃO relaciona a dança ao contexto atual da Educação?

A incorporação de novas metodologias de ensino para tornar o ensino de Dança coerente com os princípios de Educação exige do professor a assimilação de novas posturas e a aquisição de novas competências. Dentre os procedimentos adotados por um professor de Dança- -Educação NÃO se inclui

Os diferentes conhecimentos sobre o corpo humano a serem desenvolvidos num programa de Dança podem vir a desencadear uma série de experiências e inter-relações no espaço escolar. Observe abaixo as inter-relações que um professor, ao elaborar um planejamento de ensino, deve estabelecer.

I - O conhecimento sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o desenvolvimento da criatividade, da emoção, da sensibilidade e da expressão.

II - Noções fundamentadas sobre as estruturas e as funções do corpo humano e a criação de um projeto interdisciplinar com outras matérias, tais como: Ciências, Matemática, Português, etc.

III - O saber a respeito das estruturas e das funções do corpo humano e a elaboração de composições coreográficas abstratas e figurativas.

IV - Informações consistentes sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o destaque a alunos com melhores condições mecânico-motoras.

Está correto o que se afirma em

A análise dos elementos das obras de dança (temas, estudos de movimentos, acompanhamentos, organização dos componentes do grupo, utilização do espaço, figurinos, objetos cênicos, construção de personagens, etc.) é um ponto importante na elaboração dos conteúdos para a dança. Com base nessa proposição, é ELIMINADO da elaboração de um roteiro para análise coreográfica para a Dança-Educação o(a)

O gráfico abaixo faz parte de uma pesquisa realizada pela Profª . Drª . Inaiá Carvalho (CRH – UFBA/ UCSAL), que teve por finalidade obter, a partir da série histórica de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e do Censo do IBGE, informações sobre a dimensão do trabalho infantil na Bahia.

Imagem 004.jpg

A partir da análise da tabela, considere as afirmativas a seguir.

I - O trabalho de crianças e adolescentes vem diminuindo de 1992 a 2008, com redução do total de ocupados tanto na Bahia como no Brasil.

II - A proporção de ocupados na Bahia é sempre superior à média nacional, em todos os grupos etários e períodos analisados.

III - No Brasil como um todo, existe um maior contingente de crianças e adolescentes ocupados em atividades agrícolas.

IV - Quanto mais elevada a idade dos adolescentes, maior o índice de ocupados.

V - As jornadas de trabalho dos ocupados são elevadas e se concentram por volta das 25 horas semanais.

Estão corretas APENAS as afirmativas.

A América Latina apresenta, em suas metrópoles continentais, estigmas que estão situados na base do sistema hierárquico relativos à habitação em áreas periféricas. Considerando que o índice de desintegração social nessas áreas é elevado, as pesquisas realizadas mostram que

A vida no lixão, a falta de saneamento básico e de moradia e a fome são dados de realidade relacionados à pobreza e à desigualdade social no Brasil.
Na segunda metade do século XX, aliando-se a essas questões, ganha ênfase a temática da desigualdade racial. Ela mobilizou os grupos atingidos a buscar ações denominadas políticas públicas de afirmação.
Como consequência dessa política, está a conquista dos afrodescendentes, representada pela(o)

Observe o gráfico abaixo.

Distribuição da população de 10 anos ou mais de idade, ocupadas, segundo as classes de rendimento mensal de todos os trabalhos, em salários-mínimos - Brasil - 200

Imagem 002.jpg

A partir da leitura do gráfico apresentado, conclui-se que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282