
A partir do texto, afirma-se que o homem é único animal que trabalha porque
A chamada querela dos universais foi, nos últimos séculos da Idade Média, uma das principais e mais determinantes discussões filosóficas para o advento do pensamento moderno. Segundo a posição nominalista de Guilherme de Ockam, no século XIV, os universais são
No contexto da escola, trabalhar com o ensino do movimento humano que remete à cópia e à imitação do movimento é
Arcos, bolas, cordas, bancos e equipamento de som são alguns recursos que garantem uma aula de Educação Física. Dada a peculiaridade da Educação Física, os materiais citados são
Analise as afirmações a seguir
O movimento corporal presente na Educação Física se reestrutura a cada instante em função de dois aspectos: o Homem e o Mundo.
PORQUE
Ele trabalha o Homem em sua totalidade, onde os seus movimentos corporais são relações estabelecidas entre o sujeito, o espaço e os outros.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
No ensino dos conteúdos, durante as aulas de Educação Física, há sempre valores morais em jogo, tais como: a justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito, dentre outros. Portanto, ensinar um determinado movimento, habilidade ou fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino, é, antes de tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento:
As apresentações de composições coreográficas dentro e fora do espaço das escolas colaboram na construção da autoestima dos alunos.
PORQUE
As apresentações são resultado da capacidade técnica e criativa do professor para elaborar coreografias.
Considerando as afirmações acima, conclui-se que

Essa afirmação sobre a dança tornou-se uma grande referência para os bailarinos no início do século XX e trouxe novas funções sociais para a dança e também para a Educação. A partir da citação, qual aspecto, dentre os apresentados abaixo, NÃO relaciona a dança ao contexto atual da Educação?
A incorporação de novas metodologias de ensino para tornar o ensino de Dança coerente com os princípios de Educação exige do professor a assimilação de novas posturas e a aquisição de novas competências. Dentre os procedimentos adotados por um professor de Dança- -Educação NÃO se inclui
Os diferentes conhecimentos sobre o corpo humano a serem desenvolvidos num programa de Dança podem vir a desencadear uma série de experiências e inter-relações no espaço escolar. Observe abaixo as inter-relações que um professor, ao elaborar um planejamento de ensino, deve estabelecer.
I - O conhecimento sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o desenvolvimento da criatividade, da emoção, da sensibilidade e da expressão.
II - Noções fundamentadas sobre as estruturas e as funções do corpo humano e a criação de um projeto interdisciplinar com outras matérias, tais como: Ciências, Matemática, Português, etc.
III - O saber a respeito das estruturas e das funções do corpo humano e a elaboração de composições coreográficas abstratas e figurativas.
IV - Informações consistentes sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o destaque a alunos com melhores condições mecânico-motoras.
Está correto o que se afirma em
A análise dos elementos das obras de dança (temas, estudos de movimentos, acompanhamentos, organização dos componentes do grupo, utilização do espaço, figurinos, objetos cênicos, construção de personagens, etc.) é um ponto importante na elaboração dos conteúdos para a dança. Com base nessa proposição, é ELIMINADO da elaboração de um roteiro para análise coreográfica para a Dança-Educação o(a)
O gráfico abaixo faz parte de uma pesquisa realizada pela Profª . Drª . Inaiá Carvalho (CRH UFBA/ UCSAL), que teve por finalidade obter, a partir da série histórica de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e do Censo do IBGE, informações sobre a dimensão do trabalho infantil na Bahia.
A partir da análise da tabela, considere as afirmativas a seguir.
I - O trabalho de crianças e adolescentes vem diminuindo de 1992 a 2008, com redução do total de ocupados tanto na Bahia como no Brasil.
II - A proporção de ocupados na Bahia é sempre superior à média nacional, em todos os grupos etários e períodos analisados.
III - No Brasil como um todo, existe um maior contingente de crianças e adolescentes ocupados em atividades agrícolas.
IV - Quanto mais elevada a idade dos adolescentes, maior o índice de ocupados.
V - As jornadas de trabalho dos ocupados são elevadas e se concentram por volta das 25 horas semanais.
Estão corretas APENAS as afirmativas.
A América Latina apresenta, em suas metrópoles continentais, estigmas que estão situados na base do sistema hierárquico relativos à habitação em áreas periféricas. Considerando que o índice de desintegração social nessas áreas é elevado, as pesquisas realizadas mostram que
A vida no lixão, a falta de saneamento básico e de moradia e a fome são dados de realidade relacionados à pobreza e à desigualdade social no Brasil.
Na segunda metade do século XX, aliando-se a essas questões, ganha ênfase a temática da desigualdade racial. Ela mobilizou os grupos atingidos a buscar ações denominadas políticas públicas de afirmação.
Como consequência dessa política, está a conquista dos afrodescendentes, representada pela(o)
Observe o gráfico abaixo.
Distribuição da população de 10 anos ou mais de idade, ocupadas, segundo as classes de rendimento mensal de todos os trabalhos, em salários-mínimos - Brasil - 200
A partir da leitura do gráfico apresentado, conclui-se que