Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue os itens subsequentes.
Para Piaget, a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento da criança, enfatizando a ideia de que só é possível aprender quando há um nível de amadurecimento das funções cognitivas compatível com o nível da aprendizagem requerido.
O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal objetivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Indagações sobre currículo, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007
Considerando o texto acima como referência, julgue os itens a seguir, com relação ao currículo.
A forma de conceber a organização curricular em detrimento às necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.
O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal objetivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Indagações sobre currículo, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007
Considerando o texto acima como referência, julgue os itens a seguir, com relação ao currículo.
Elaborar currículos culturalmente orientados implica determinar a cultura a ser privilegiada no espaço escolar.
A questão do conhecimento necessário à inclusão democrática e cidadã no mundo globalizado e, em consequência, no mercado de trabalho cada vez mais exigente e excludente, nos últimos anos, esteve mais presente na mobilização das escolas para a construção de projetos político-pedagógicos. Porém, como na sua essencialidade um projeto político-pedagógico opera com relações de conhecimento e de poder, são as discussões em torno de uma mudança paradigmática que centralizam as preocupações dos educadores no processo de reestruturação curricular demandado pela exigência do próprio projeto em construção e pelas atuais políticas educacionais.
Santiago. Projeto político-pedagógico e organização curricular: desafios de um novo paradigma. In: 1. Veiga. (Orgs ) As dimensões do projeto político-pedagógico Campinas, SP, Papirus, 2001, p 142 (com adaptações).
No que concerne a currículo, julgue os itens que se seguem, tendo como referência o texto acima.
O currículo, como eixo da proposta pedagógica, é entendido como espaço de transmissão de conhecimentos.
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC1SEESP 2007.
Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116
A política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, prevê um único atendimento educacional especializado em clínicas e instituições especializadas àqueles alunos que apresentarem algum diagnóstico.
Com base na LDBEN, julgue os itens a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.
É importante recuperar o papel fundamental do ensino médio de estabelecer a relação entre o conhecimento e a prática de trabalho. Trata-se de explicitar como a ciência se converte em potência material no processo de produção. Sem a estreita ligação à educação básica, a educação profissional corre o risco de se tornar mero fragmento de treinamento em benefício exclusivamente do mercado e dos interesses isolados dos segmentos produtivos.
Com base na LDBEN, julgue os itens a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.
O propósito norteador da educação profissional e tecnológica está vinculado ao ensino médio, com vistas a propiciar apenas o domínio das técnicas produtivas.
No plano, o produto escalar de dois vetores será igual à metade
do produto dos módulos desses vetores, somente se o ângulo
formado entre eles for .π / 2.
Julgue os itens seguintes, relativos à análise matemática.
É correto afirmar que 
Julgue os itens seguintes, relativos à análise matemática.
No plano cartesiano xOy, a área da região finita entre os gráficos das parábolas y = x² e y = 2x - x² é inferior a 1 unidade de área.
Julgue os itens a seguir, referentes a métodos numéricos.
Considere os valores e uma função 
não decrescente e contínua no intervalo
Com base nessas informações, é correto afirmar que 
Ainda a respeito de controle estatístico de qualidade, julgue o próximo item.
Considere que, em processos de produção em que os itens
sejam avaliados como defeituosos/não defeituosos,
empreguem-se dois gráficos de controle distintos: o gráfico de
controle para a proporção de defeitos, cujos limites de
controles calculam-se como
para avaliar o processo em relação à proporção de defeituosos; e o gráfico de
controle para contagem de não conformidades, cujos limites de
controles calculam-se como
para avaliar o processo
em relação à contagem de defeitos. Em face dessa situação, é
correto afirmar que o gráfico de controle para a proporção de
defeitos assume que o número de defeitos em um lote de
tamanho fixo deve seguir uma distribuição binomial com
parâmetro p, enquanto o gráfico de controle para contagem de
não conformidades assume que a contagem dos defeitos deve
seguir uma distribuição binomial negativa com parâmetro c
A respeito de análise multivariada, julgue os itens seguintes.
Considere que a decomposição espectral de uma matriz de
correlação seja dada por

são os autovetores dessa matriz. Nessa situação, a matriz de
variância específica de análise fatorial com 2 fatores será
definida por 
A respeito de análise multivariada, julgue os itens seguintes.
Considere que a matriz de distância entre cinco objetos A, B, C,
D e E seja dada por

Nessa situação, a aplicação do método de ligação única,
considerando a menor distância, resultará nos clusters
{(A,C,E),(B,D)}.
Considerando que {zt } representa uma série temporal e que {at} representa uma sequência de choques aleatórios (ruído branco), julgue os itens de 113 a 117, referentes à análise de séries temporais.
As figuras abaixo apresentam padrões característicos de
processos MA(1 ) para a série (a ) e AR( 1) para a série (b )
