Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 58536 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue o item a seguir, a respeito das construções rurais e da valorização dos imóveis rurais.

No regime de sistema intensivo ou de estabulação de bovinos, pode haver o boxe individual para deitar ou o boxe individual para deitar e alimentar e, ainda, a movimentação livre sem boxe. Nos dois primeiros casos, o piso deve ser de saibro duro ou concreto; e, no último caso, o piso pode ser de solo-cimento, concreto ou até mesmo, em uma construção simples e barata, sem revestimento.

Com relação a aspectos pertinentes à química, à física e à fertilidade do solo, julgue o item a seguir.

As reações físicas e químicas nos solos ocorrem principalmente na superfície das partículas que os constituem, daí a maior importância agronômica das partículas menores que 2 mm, como areia, silte e argila, que têm proporcionalmente uma superfície menor que a de partículas como os seixos.

Julgue o próximo item, relativos à hidráulica agrícola e à irrigação.

Se o diâmetro, o comprimento e a rugosidade da tubulação de sucção forem os mesmos, a função que define o parâmetro NPSH (net positive suction head) disponível é crescente com a vazão, enquanto a função que define o parâmetro NPSH requerido é decrescente com a vazão.

Com relação às propriedades físicas do berilo e às características gemológicas desse grupo de cristais, julgue o item a seguir.

Esmeralda é uma variedade de berilo que apresenta cor verde devido à presença de traços do elemento cromo na sua estrutura.

Tendo em vista que as características de minerais e grupos minerais podem ser estudadas e identificadas por meio de métodos simples não destrutivos ou por meio de técnicas analíticas avançadas, e considerando a classificação de Dana, julgue o item que se segue, relativo ao grupo olivina, que é formado por minerais ortorrômbicos e monoclínicos ricos em Fe e Mg.

A forsterita pode ser facilmente identificada em um espectro de radiação infravermelha pela diferença de intensidade de picos de energia das ligações de SiO4 e FeO6.

Tendo em vista que aproximadamente 60% do território brasileiro é coberto por bacias sedimentares, enquanto os restantes 40% correspondem a escudos cristalinos, julgue o item que se segue, acerca da geologia do Brasil.

A formação Serra Geral está relacionada com derrames basálticos da Bacia Sedimentar do Paraná, cuja intensidade máxima ocorreu no período Cretáceo.

Tendo em vista que o solo é uma mistura complexa de minerais de silicatos e óxidos, matéria orgânica, microrganismos e outros compostos, e que, devido a essa complexidade, há uma variedade extremamente grande de tipos de solo, julgue o item a seguir, relativo às propriedades químicas e físicas dos diversos tipos de solos.

As técnicas de microscopia eletrônica de transmissão (MET) e de microscopia eletrônica de varredura (MEV) são eficientes na análise de componentes orgânicos de solos, como esporos, pólens e diatomáceas, entre outros.

Julgue o seguinte item, acerca de análise da contaminação do solo e de geofísica aplicada a estudos ambientais.

A adsorção de contaminantes de hidrocarbonetos em meios porosos aumenta com o acréscimo de matéria orgânica no ambiente.

Com relação a aspectos diversos pertinentes a geofísica aplicada, julgue o próximo item.

Na busca por materiais metálicos e condutivos presentes no solo, os detectores de metais e os condutivímetros apresentam respostas diretamente proporcionais à sua proximidade com o material condutivo; entretanto, se a condutividade desse material for muito alta, os sensores eletromagnéticos do equipamento apresentarão resposta negativa devido à alta magnetização do meio, a qual, por sua vez, anulará o campo magnético secundário.

A respeito das etapas de levantamento, amostragem e preparação de materiais geológicos para fins geoquímicos, julgue o item subsequente.

Em análises geoquímicas destinadas à exploração geoquímica, podem ser utilizados como meio amostral, entre outros materiais, rochas, minerais, sedimentos de corrente, sedimentos de fundo, água e gases.

A respeito das etapas de levantamento, amostragem e preparação de materiais geológicos para fins geoquímicos, julgue o item subsequente.

A amostragem de sedimentos de corrente é o método mais utilizado e eficaz entre as técnicas empregadas na exploração mineral e consiste no estudo do material de granulometria fina, entre as frações silte e areia fina (fração inferior a 80 mesh).

Acerca de estudos geoquímicos, julgue o item que se segue.

Durante os processos de fusão parcial e de cristalização, o zircônio tende a concentrar-se no líquido durante a fusão parcial do manto e na estrutura do zircão durante a cristalização de magmas graníticos, apresentando afinidade geoquímica de elemento incompatível em ambos os casos.

Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 e nas resoluções do CONAMA pertinentes a licenciamento ambiental, julgue o item subsequente.

O aproveitamento dos recursos minerais localizados em terras indígenas só pode ser efetivado com autorização da Agência Nacional de Mineração, ouvidas as comunidades afetadas, inclusive no que tange à sua participação nos resultados da lavra, na forma da lei.

Julgue o próximo item à luz do que dispõem as Leis n.º 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC); n.º 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente; e n.º 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

É proibida por lei a disposição de resíduos sólidos ou rejeitos in natura a céu aberto como forma de destinação final, incluindo-se os resíduos de mineração.

Considerando os dados da figura precedente, que mostra a curva de refletância típica de uma vegetação sadia, julgue o item subsequente.


Em uma composição colorida RGB (R = canal vermelho; G = canal verde; B = canal azul) associada às bandas espectrais obtidas nas faixas B, A e C, respectivamente, a vegetação verde aparecerá com coloração predominantemente avermelhada.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282