Acerca de arquivologia, julgue os itens de 109 a 112.
A gestão de documentos, reconhecida inclusive na legislação arquivística brasileira, visa garantir que os arquivos sejam instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e elementos de prova e informação.
Com relação à morte humana, julgue os itens a seguir.
Entre os sinais de morte cerebral está incluída a imobilidade, representada pela ausência de contração das fibras musculares cadavéricas. Em pessoas mortas, a contratilidade muscular pode ocorrer mediante resposta a alguns estímulos especiais, entre eles o elétrico.
A medicina legal é o campo da ciência médica que faz a interface entre a medicina e o direito, razão por que é necessária a observância de protocolos rígidos tanto na realização de perícias quanto na confecção dos respectivos laudos, pois estes são utilizados nas áreas penal, cível, trabalhista, administrativa e securitária, e informalidades poderiam levar o laudo à perda de confiabilidade e serventia. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O fato de o laudo pericial médico-legal dar condição ao operador do direito de definir a causa jurídica da morte é de fundamental importância no campo securitário, porque muitas apólices excluem a premiação no caso de suicídio e a majoram no caso de acidente.
A utilização da análise química da sequência de nucleotídios que compõe o ácido desoxirribonucleico para a identificação humana vem ganhando importância e se popularizando nas últimas décadas. A consagração de sua utilização ocorre na área forense, tanto cível, relacionada à paternidade, quanto na criminal, para a identificação de pessoas ligadas a circunstâncias criminosas. Acerca de genética forense, julgue os próximos itens.
No caso de grandes desastres, o primeiro método de eleição para a identificação de vítimas é o exame de DNA.
A respeito de instrumentos e lesões corporais, julgue os itens seguintes.
A natureza primordial do instrumento causador do esmagamento é cortocontundente.
A respeito de instrumentos e lesões corporais, julgue os itens seguintes.
As lesões punctórias são causadas por instrumentos perfurantes, aqueles cujo contato se faz atuando sob um ponto de pressão; necessariamente, tais instrumentos são cilíndricos ou cônicos, representados por uma ponta. Nesse sentido, se for de base não cilíndrica, o instrumento será classificado como perfurocortante, mesmo que tenha mais de um gume.
Tendo em vista que o médico-legista deve descrever, em seu laudo, as lesões que eventualmente encontrar, e cuja natureza jurídica pode ser leve, grave e gravíssima, ou, ainda, lesão corporal seguida de morte, em conformidade com o art. 129 do Código Penal, julgue os itens que se seguem.
A incapacidade para ocupações habituais por mais de trinta dias, a deformidade permanente e a aceleração de parto caracterizam lesões corporais de natureza grave.
O conceito de asfixia é bastante amplo e controverso, porém, de forma genérica, pode-se conceituar asfixia como um estado de hipoxia e hipercapnia no sangue arterial. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
O soterramento pode ser definido de modo estrito ou genérico. De modo genérico, soterramento corresponde à ocorrência de asfixia por mecanismos como compressão torácica, sufocação direta, confinamento em locais de escombros, sem renovação aérea, onde pode haver lesões por material desmoronado. A asfixia por penetração de substância pulverulenta como terra e areia nas vias respiratórias corresponde a um mecanismo de soterramento estrito.
Com relação à toxicologia forense, julgue os itens seguintes.
Se o resultado do exame de alcoolemia de um indivíduo for positivo, isso significará que, no momento da coleta da amostra para exame, esse indivíduo apresentava a concentração sérica de álcool superior a 0,6 dg/L.
Com relação à pesquisa médico-legal sobre a capacidade do indivíduo para testar e doar bens, julgue os itens a seguir.
Caso o testador apresente incapacidade superveniente, o testamento não será mais válido a partir da data da constatação da incapacidade.
Um empregado de uma empresa de construção civil que
atuou na desmontagem de estruturas metálicas móveis apresentou
fraturas espontâneas em três vértebras dorsais, causadas por
tuberculose óssea. Após alguns meses de afastamento do trabalho,
usufruindo do auxílio-doença, o empregado foi aposentado por
invalidez.
Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
A aposentadoria desse trabalhador deverá ser revista pela perícia médica do INSS a cada dois anos, para que seja avaliada a persistência de sua incapacidade laborativa. Se seis anos após o início do afastamento o empregado for considerado apto para o trabalho, terá direito a continuar recebendo o valor do benefício por um período, independentemente de seu retorno à atividade.
Uma serraria, ao processar mensalmente 100 toras de
eucalipto com umidade máxima e valores médios de 1 m de
diâmetro e 4 m de comprimento e fator de forma igual a 1, produz
157 mUm plantio de Eucalyptus grandis, com sete anos de idade, 50 ha
de área, localizado em terreno plano e espaçamento de 3 m × 3 m
entre plantas está sendo inventariado. Considerando essas hipóteses,
julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento e da
análise do inventário florestal. de peças, como caibros, ripas e tábuas. Os 50 m3 de resíduos
são carbonizados em forno de alvenaria cilíndrico parabólico, que
resultam em 6,25 toneladas de carvão vegetal.
Com base nessa situação hipotética e em aspectos a ela
relacionados, julgue os itens a seguir, considerando 3,14 como
valor aproximado para ∏.
O processamento de toras de coníferas em serraria propicia maior rendimento volumétrico em comparação ao de toras de folhosas, diferença que se justifica pelo fato de aquelas terem troncos mais cilíndricos.

Considerando as fotografias A, B e C mostradas acima, julgue os itens seguintes.
Segundo o código internacional de nomenclatura botânica, as principais categorias sistemáticas, em sucessão ascendente, são as seguintes: espécie, gênero, família, ordem, classe, divisão e reino.
Um trabalho desenvolvido em um trecho florestal na Fazenda Trairá, em Querência – MT, objetivou identificar a composição florística e a estrutura fitossociológica do componente arbóreo dessa área. Foram encontrados 728 indivíduos distribuídos entre 49 espécies. Na tabela a seguir, estão apresentados os dados de três dessas espécies.
Com base nos dados da tabela acima, que apresenta parâmetros fitossociológicos de três espécies estudadas, julgue os itens a seguir.
Com maior dominância relativa entre as três espécies, a Vochysia vismiifolia é a que produz maior biomassa.
O índice de valor de cobertura e o de valor de importância da espécie Vochysia vismiifolia estão entre 11 e 15.