
Considerando o heredograma apresentado acima, julgue os itens
seguintes.
A chance de o homem com fenótipo desconhecido ser afetado pela doença é de 50%.
Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N
é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a
produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir
antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os
tipos de antígeno.
Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de
Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja,
respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue os itens que se seguem.
Na hipótese de ocorrência de um novo alelo LX na população, o princípio de Hardy-Weinberg não poderia mais ser aplicado, devido à quantidade de possíveis genótipos resultantes.
Acerca dos aspectos históricos da odontologia legal e da regulamentação de seu exercício no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Na realização de exames especializados em cadáver, o cirurgião-dentista requisitado para a função de perito-odontólogo poderá utilizar a técnica de Luntz para a retirada dos arcos maxilar e mandibular, o que facilita o manuseio e a obtenção da informação dental.
Acerca de aspectos técnicos relacionados a marcas de mordidas e às perícias odontológicas desse tipo de marca, julgue os itens a seguir.
Conforme a legislação vigente, compete exclusivamente ao cirurgião-dentista executar todos os atos periciais administrativos relativos ao atestado odontológico, assim como os referentes à concessão de licença para tratamento de saúde concedida a trabalhadores, inclusive servidores públicos estatutários, se o motivo da licença for odontológico.
Sabendo que os elementos dentários são as estruturas orgânicas que fornecem os melhores subsídios para a estimativa da idade humana, julgue os itens subsequentes.
A comparação das relações espaciais das raízes e das estruturas de suporte dos dentes em imagens ante mortem e post mortem pode ser realizada digitalizando-se imagens radiográficas, por meio de técnicas adequadas, e, em seguida, manipulando-se as imagens digitalizadas, com o auxílio de softwares específicos.
Acerca da aplicação da odontologia forense na identificação de vítimas em casos em que não é possível a utilização de métodos tradicionais ou o reconhecimento visual, julgue os próximos itens.
A abordagem fotogramétrica em três dimensões permite, mediante modelos de gesso das arcadas dentárias dos suspeitos e das lesões da vítima, a análise da lesão causada por mordida, gerando-se, a partir desses modelos, um modelo gráfico do volume, em espaço virtual, e sobrepondo-se esse gráfico a uma fotografia da mordida, o que permite a avaliação das marcas de mordida quanto a forma de correspondência, ângulos e dimensões.
Acerca da aplicação da odontologia forense na identificação de vítimas em casos em que não é possível a utilização de métodos tradicionais ou o reconhecimento visual, julgue os próximos itens.
Para a perícia de mordida que provoque lesões cortocontusas ou lacerações na superfície cutânea, está indicada a moldagem das lesões com auxílio de materiais de moldagem de alta precisão, como o polivinilsiloxano.
Com relação às características e peculiaridades das lesões e dos estados patológicos resultantes de ações sobre o corpo humano, produzidas pelos diversos instrumentos e meios vulnerantes, julgue os itens seguintes.
Estando os corpos fragmentados, de modo que não seja possível a análise do sexo de cada indivíduo por meio da utilização de informações pélvicas ou cranianas, o sexo pode ser determinado analisando-se os tecidos moles da polpa dos dentes.
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos princípios e métodos empregados na identificação humana.
Ao tratar das lesões corporais, o Código Penal refere-se expressamente aos danos do complexo bucomaxilofacial, sendo, portanto, padronizada a classificação das lesões dentárias.
Acerca da tanatologia, segmento da medicina legal que estuda a morte, julgue os itens a seguir.
O aspecto de câmara de mina de Hoffmann de uma ferida de entrada de projétil de arma de fogo com o cano da arma encostado no corpo da vítima ocorre quando a lesão localiza-se em uma área do corpo onde, abaixo da pele, existam grandes grupos musculares, como nádegas ou coxas.
A respeito dos crimes contra a liberdade sexual e de aspectos a eles associados, julgue os itens que se seguem.
A identificação de um cadáver baseada no reconhecimento efetuado por parentes do falecido é um método seguro e suficiente para que se realize sua identificação.
Acerca da tanatologia, segmento da medicina legal que estuda a morte, julgue os itens a seguir.
A prova de Verderau, realizada por meio de visualização microscópica, embasada no afluxo leucocitário para o local de uma lesão, não serve para distinguir se a lesão foi produzida após a morte ou nos minutos finais que a antecederam.
Tendo em vista que a antropologia forense utiliza recursos da antropologia física para a realização da identificação humana, e que faz parte dessa área o estudo das exumações, julgue os próximos itens.
Para se realizar a distinção sexual a partir do estudo da pelve, considera-se que a largura do acetábulo é maior no homem que na mulher, enquanto o ângulo subpubiano é maior na mulher que no homem.
Tendo em vista que a antropologia forense utiliza recursos da antropologia física para a realização da identificação humana, e que faz parte dessa área o estudo das exumações, julgue os próximos itens.
O osso humano, ao ser comparado a um osso de um animal mamífero não humano, é proporcionalmente mais pesado, mais denso e, ao ser golpeado suavemente por outro osso humano, produz um timbre quase metálico.
Os dentes resistem melhor que qualquer outro tecido
humano às variações de pressão e temperatura e à degradação
post mortem, o que possibilita a preservação da identidade genética
individual. Mesmo se o dente estiver fragmentado, será possível
fazer a coleta e análise do DNA.
(EMSZFC Silveira. Odontologia legal: a importância do DNA para as perícias e peritos. Saúde, Éstica& Justiça.. 2006; 11 (1/2); 12 - 8 (com adaptações)).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subsequentes, relativos à genética forense.
A quantidade de DNA que pode ser obtida de um dente é similar à que pode ser obtida em músculo ou sangue venoso, o que faz com que o dente seja o material preferido para a obtenção de DNA na maior parte dos casos.