Considerando o número 31, em base decimal, assinale a alternativa que indica o valor que representa este número nas bases Hexadecimal e Octal, respectivamente.
Os computadores de uma rede TCP/IP local podem ter seu número IP atribuído de duas diferentes formas: estática e dinâmica. Quando atribuídos de forma estática, o número IP é definido de forma manual para cada computador. Quando desejamos realizar atribuição de IPs de forma automática e segura, evitando, por exemplo, a atribuição de números IP repetidos, é necessário fazermos uso de um protocolo criado especificamente para atender esta necessidade. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome deste protocolo.
Os serviços de webmail se popularizaram ao longo do tempo e sua principal vantagem é o fato de não exigir a instalação de software específico, pois podem ser acessados diretamente através de navegadores, como, por exemplo, o Firefox, o Chrome ou o Microsoft Edge. Entretanto, alguns usuários preferem continuar utilizado softwares clientes para gerenciamento de e-mails, como é o caso do Outlook, da Microsoft. Assinale a alternativa que indica de forma correta o nome do cliente de e-mail desenvolvido pela Mozilla, mesma empresa criadora do navegador Firefox, e que é muito conhecido e utilizado em sistemas operacionais Linux.
A Internet é baseada no protocolo TCP/IP e o grande crescimento da rede mundial de computadores trouxe um sério problema relacionado à escassez de números IP. Para contornar a limitação de quantidade de números IP, foi criada uma nova versão para o protocolo IP capaz de fornecer uma quantidade de números muito maior. A respeito do protocolo IP e suas versões, analise as afirmativas abaixo.
Assinale
Com base na FIGURA A, para uma carga Z com características puramente resistiva com um valor de resistência igual a Rcarga = 100Ω e uma tensão de entrada alternada e senoidal de 220V na frequência de 60Hz.
Calcule
O Valor eficaz aproximado de tensão na carga.
Adolescência é uma fase da vida do ser humano onde acontece a transição entre a infância e a idade adulta. Esta fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis. É um processo de transformação e distanciamento entre formas de comportamento e de aquisição de características e competências que conduzem o ser humano a assumir os deveres e papéis de adulto. Essas alterações acontecem nos níveis
Existem muitos estudos sobre a autonomia. A temática autonomia ganha em Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, um sentido sócio-políticopedagógico, onde é vista como
A respeito de “Fluxograma” e “Organograma”, associe seus significados e características, conforme abaixo:
(1) Fluxograma
(2) Organograma
( ) tipo de diagrama definido como uma representação esquemática de um processo.
( ) desenvolvido por meio de gráficos que mostram de forma objetiva a transição de informações contidas num processo.
( ) representação da estrutura funcional de uma instituição.
( ) tem o objetivo de representar algo essencialmente dinâmico.
A partir da associação realizada, assinale a sequência correta, no sentido de cima para baixo.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para orientação sexual, a escola deve tratar do tema sexualidade como
A construção da História enquanto ciência pelos positivistas durante o século XIX baseava-se na compreensão da narrativa histórica como
Considerados os povos mais antigos do continente africano, viviam de forma nômade, com a economia baseada no comércio, principalmente de tecidos, alimentos, sal, artesanato e joias. Usavam muito o camelo como meio de transporte de mercadorias, graças a resistência deste animal e de sua adaptação à vida no deserto. Durante as viagens, levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte da África.
O texto acima descreve as características culturais de qual dos seguintes povos africanos no mundo antigo?
“Antes do século XV, de acordo com o geógrafo grego Ptolomeu, o mundo consistia em Mediterrâneo oriental, parte da Europa meridional e segmentos do litoral da África do norte, ao sul do qual jazia um abismo sem fim, um inferno que ninguém ousava penetrar. Esse limitado conceito descritivo do mundo e de seu inferno adjacente, semelhante aquele exposto na Bíblia, viria a se tornar a imagem convencional da África. Entretanto, seria impossível negar que existiam diversas civilizações que o
mundo pretensamente consciente, isto é, a Europa ocidental, ignorava absolutamente.”
HAMENOO, Michael. A África na ordem mundial. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008. p. 109-110
Assim, entre os antigos povos, impérios ou civilizações africanas que os europeus desconheciam completamente até o século XV, encontra-se
“Aquele grande processo histórico-religioso do desencantamento do mundo que teve início com as profecias do judaísmo antigo e, em conjunto com o pensamento científico helênico, repudiava como superstição e sacrilégio todos os meios mágicos de busca de salvação, encontrou aqui sua conclusão.”
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
A qual dos seguintes aspectos característicos da Idade Moderna europeia Max Weber se refere ao tratar desse processo de “desencantamento do mundo”?
“A América, de fato, foi inventada sob a espécie física de “continente” e sob a espécie histórica de “novo mundo”. Surgiu, pois, como um ente físico dado, já feito e inalterável, e como um ente moral dotado da possibilidade de realizar-se na ordem do ser histórico. Estamos na presença de uma estrutura ontológica
que, como a humana, pressupõe um suporte corporal de uma realidade espiritual.”
O’GORMAN, Edmundo. A Invenção da América. SP: UNESP, 1992. p. 199.
Em relação às consequências que a “descoberta” da América acarretou para a mentalidade europeia a partir do século XV, é correto afirmar que esta
“No aluir das paredes, no ruir das pedras, no esfarelar do barro, havia um longo gemido. Era o gemido lamentoso do Passado, do Atraso, do Opróbrio. A cidade colonial, imunda, retrógrada, emperrada nas suas velhas tradições, estava soluçando no soluçar daqueles apodrecidos materiais que desabavam. Mas o
hino claro das picaretas abafava esse protesto impotente. Com que alegria cantavam elas — as picaretas regeneradoras! E como as almas dos que ali estavam compreendiam bem o que elas diziam, no seu clamor incessante e rítmico, celebrando a vitória da higiene, do bom gosto e da arte!”
BILAC, Olavo. Crônica. Revista Kosmos, Rio de Janeiro, mar.1904.
“De uma hora pra outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutação de teatro. Havia mesmo na cousa muito de cenografia.”
BARRETO, Afonso Henriques de Lima. Os Bruzundangas. São Paulo: Brasiliense, 1956.
Observadores de sua época e partícipes do novo jornalismo que se levantava com toda a força no início do século XX, os cronistas Olavo Bilac e Lima Barreto comentavam a nova era de metamorfoseamento material e imaterial pela qual passava o Rio de Janeiro com posições diametralmente opostas.
Quanto as perspectivas adotadas por estes autores, é correto afirmar que