Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4535 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A existência de Periodicidade de Propriedades dos Elementos Químicos se deve às características de distribuição eletrônica de cada elemento em seu “estado fundamental” de energia. Sobre as Propriedades periódicas dos elementos, é correto afirmar que

O pleno entendimento das propriedades periódicas implica saber que a Tabela Periódica é composta por grupos ou famílias (colunas) e períodos ou camadas eletrônicas (linhas), de maneira que todos os elementos de um mesmo grupo possuem o mesmo número de elétrons na última camada enquanto que, em um mesmo período, todos os elementos possuem o mesmo número de camadas eletrônicas. A figura a seguir apresenta a Tabela Periódica de elementos químicos. Baseado na observação da Tabela e no estudo das propriedades periódicas dos elementos, pode-se afirmar que

Conforme a NR-10, assinale a alternativa correta sobre a medida de proteção coletiva prioritária.

A NR – 17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A organização do trabalho, para efeito dessa NR, deve levar em consideração, no mínimo: I. As normas de produção. II. O modo operatório. III. A exigência de tempo. IV. Levantamento de horas extras trabalhadas. V. A determinação do conteúdo de tempo. VI. O ritmo de trabalho. VII. O conteúdo das tarefas. De acordo com as afirmações acima, assinale

Sobre a NR-09, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, faça a associação correta abaixo.

I. Riscos Físicos

II. Riscos Químicos

III. Riscos Biológicos

M - Gases, vapores

N - Ultrassons, Radiações ionizantes

O - Ruído, Frio

P - Vírus, bacilos

Q - Poeiras, fumos

De acordo com a NR – 9, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, devendo incluir as seguintes etapas, exceto:

De acordo com a NR-23, Norma Regulamentadora 23, Proteção contra Incêndio, analise as afirmações abaixo:

I. Os extintores deverão ser colocados em locais: de fácil visualização; de fácil acesso; onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.

II. Os extintores não deverão ter sua parte superior a mais de 1,50m (um metro e cinquenta centímetros) acima do piso.

III. Independentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento.

IV. O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.

Assinale

De acordo com a NR – 6, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Quanto ao EPI, é correto afirmar:

Henry Fayol defende a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, fazendo uma síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo. Para o autor, toda empresa desempenha seis funções básicas:

A estratégia organizacional é o meio de a organização atingir a capacidade de manobra diante de um mercado mutável. Ela constitui um padrão de comportamento, uma posição desejada ou uma perspectiva futura e se volta à realidade dos negócios, porém cada hipótese de trabalho varia de acordo com cada estrategista. Mintzberg, Ahlstrand e Lampel apresentam uma classificação de dez escolas administrativas voltadas à estratégia empresarial. É estratégia da Escola do Planejamento

Quando um empreendedor está inspirado pela ideia de um novo negócio, o planejamento torna-se crucial. O plano de negócios é um documento que especifica os detalhes do empreendimento. Os detalhes de um plano de negócios podem variar, mas a maioria contém os seguintes itens:

I. Missão ou visão da empresa.

II. Informações sobre o setor e o mercado.

III. Informações sobre os fornecedores.

IV. Informações sobre o número e o tipo de recursos humanos necessários.

V. Plano de racionalização do trabalho e do tempo disponível do administrador.

VI. Informações financeiras, com as fontes e os usos dos recursos para o início e os fundos operacionais.

Em relação ao plano de negócios, assinale

O governo federal formaliza, através da Lei 11.326, de 2006, o conceito de agricultura familiar diante das diferentes forças organizativas que procuravam demonstrar a importância deste grupo social no contexto da agricultura familiar. O art. 4o desta lei traz, dentre outros, como princípios da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais:

I. Descentralização.

II. Sustentabilidade ambiental, social e econômica.

III. Equidade na aplicação das políticas, respeitando os aspectos de gênero, geração e etnia.

IV. Participação dos agricultores familiares na formulação e implementação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

V. Crédito e fundo de aval.

VI. Legislação sanitária, previdenciária, comercial e tributária.

Em relação aos princípios da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, assinale

Um dos maiores problemas, não só da economia, mas da sociedade brasileira, é o desperdício. Combinado com a injusta concentração de renda, o desperdício coloca o Brasil a anos-luz de um projeto de desenvolvimento sustentável. O combate ao desperdício é uma tarefa da administração, que deve atuar no sentido de:

I. Eliminar defeitos na produção.

II. Produzir só o necessário, quando for preciso, sem exagero.

III. Manter o estoque no menor nível possível.

IV. Evitar a espera desnecessária.

V. Fazer o transporte adequado de insumos.

VI. Organizar o ambiente de trabalho.

VII. Acabar com desperdícios de processamento.

VIII. Fazer estoque e movimentação.

Em relação ao combate ao desperdiço, assinale

A Lei nº 5.764/71 estabelece classificações para as sociedades cooperativas. O art. 6º apresenta três tipologias de sociedades cooperativas: singulares, cooperativas centrais ou federações e confederações de cooperativas. As cooperativas singulares são

Segundo a reforma curricular do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes de Base Nacional (Lei 9.394/1996), quanto à obrigatoriedade do ensino da arte, analise as afirmativas abaixo:

I. Deve ser contemplado em todos ou em parte dos anos do ensino médio a critério dos sistemas de ensino.

II. Compete somente ao itinerário formativo podendo ser escolhida pelo aluno de acordo com seus interesses profissionais.

III. Compõe a área do conhecimento de linguagens e suas tecnologias, que junto às demais áreas da formação geral básica deve ter uma carga horária máxima de 1800 (mil e oitocentas) horas.

IV. Deve considerar o contexto e a interdisciplinaridade, podendo ser desenvolvido por projetos, oficinas, laboratórios entre outras estratégias de ensino-aprendizagem que rompam com o trabalho isolado apenas em disciplinas.

V. Abrange a cultura afro-brasileira e indígena, bem como as expressões regionais desenvolvendo as linguagens da dança, da música e do teatro.

Assinale

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282