Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7383 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O documento produzido pelo psicólogo, que é fundamentado sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo, e tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto é o:

Na entrevista motivacional com um dependente químico, tão importante quanto entender como a dependência se manifesta nesse indivíduo, é compreender sua motivação para a mudança, já que essa compreensão pode auxiliar no planejamento terapêutico de cuidados a este paciente. Se nesta avaliação for evidenciado que o sujeito percebe um problema em relação ao seu uso de substâncias, mas está ambivalente para promover mudança, com um discurso como: “Talvezfosse melhor para a minha saúde se eu usasse menos, embora eu não ache que use demais”, entende-se que se encontra no estágio de prontidão para a mudança conhecido como:

O funcionamento normal e patológico do psiquismo humano é uma questão constantemente debatida por profissionais da área da saúde mental, sendo que a posição mais aceita atualmente na literatura específica da área a respeito do conceito de normalidade é que:

Desde a consolidação da psicologia como ciência, diversos autores propuseram conceitos próprios, criando diferentes escolas e tendências teóricas. Assinale a alternativa que associa corretamente o autor com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

Num grupo, seja ele composto por um sistema familiar, social, institucional, ou ainda um grupo terapêutico, observa-se uma estrutura na qual há uma distribuição complementar de papéis e posições, que condensam as expectativas, necessidades e crenças de cada um de seus membros. Dessa forma, ao longo da evolução de um grupo, alguns papéis são assumidos pelos seus membros como: A.Bode expiatório. B.Sabotador. C.Instigador. I.O participante que desempenha tal papel, através de inúmeros recursos resistenciais, procura obstaculizar o andamento exitoso da tarefa grupai. Em geral, o papel é assumido pelo indivíduo que seja portador de uma excessiva inveja e defesas narcísicas. II.Toda a “maldade” do grupo fica depositada nesse indivíduo que, se tiver uma tendência prévia, servirá como depositário, até poder vir a ser expulso. Nesses casos, o grupo sairá em busca de um novo membro que ocupe tal papel. III.Consiste na função do indivíduo em provocar uma perturbação no campo grupai, através de um jogo de intrigas por exemplo, assim mobilizando papéis nos outros. Tal indivíduo consegue dramatizar no mundo exterior a reprodução da mesma configuração que tem o seu grupo interior, bem como a dos demais que aderiram a esse jogo. A associação correta entre os papéis e sua definição é:

Após ser submetido ao bloqueio regional do nervo alveolar inferior do lado esquerdo, o paciente relatou sentir um peso na face, sendo observada ptose palpebral e do lábio inferior no lado esquerdo. Com base no exposto, pode-se suspeitar que o anestésico se difundiu e alcançou os ramos do nervo:

“A ______________ é um anestésico local do grupo amida, que pode provocar ou exacerbar a metemoglobinemia.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

O tecido epitelial da gengiva é considerado uma barreira mecânica e fisiológica atuante na defesa do periodonto. O tipo de epitélio gengival que está em íntimo contato com o dente, localizado na região entre a base do sulco gengival e a junção cemento-esmalte (JCE ) é denominado de:

A conduta clínica mais adequada para o atendimento de urgência desta situação está descrita na alternativa:

Uma das etapas de enriquecimento do urânio consiste

na separação do hexafluoreto de urânio, contendo U-235

do U-238, analise o esquema representado a seguir:

I.Ocorre redução da pressão do sistema naturalmente,

pois na linha de entrada da mistura de gases, ocorre

uma expansão na chegada a câmara de difusão em

membrana.

II.A introdução de um sistema de vácuo na linha do U -235

enriquecido favorece a maior velocidade da separação

dos componentes do sistema.

III.A difusão do composto contendo U-238 pela membrana

é mais intensa, por isso é necessário reduzir a pressão

do sistema garantindo assim a maior passagem pela

membrana do composto contendo U – 235.

São verdadeiras as afirmações contidas na alternativa:

Provas: IBFC - 2016 - SES-PR - Químico
Disciplina:

Química

- Assuntos: Cromatografia

O espinafre é uma planta de interesse nutricional

constituída principalmente de dois grupos de

moléculas os carotenóides e as clorofilas. A técnica da

cromatografia em coluna é importante no processo de

isolamento dessas substâncias. Após uma preparação

conveniente, o extrato do espinafre é adicionado

à coluna cromatográfica, onde uma das moléculas

têm mais afinidade ao sulfato de cálcio (CaSO4) que

constitui a coluna. É adicionado hexano que arrasta a

primeira banda. Ao se mudar a fase móvel para acetona,

retira-se as moléculas que mais interagiram com a fase

estacionária, formando a segunda banda. Abaixo se

encontram as fórmulas estruturais das duas moléculas

principais que constituem o extrato de espinafre e que

podem ser retiradas pelo procedimento descrito:

Com base nos seus conhecimentos sobre LC, no texto

e nas estruturas das moléculas assinale o que está

correto:

A figura a seguir apresenta duas curvas quase

que sobrepostas, correspondentes ao mesmo

procedimento: a curva de titulação entre um fármaco

ácido e NaOH e a curva obtida quando se tira a 1ª

derivada da curva de titulação. Analise as afirmações e

escreva V para verdadeiro ou F para falso:

( ) A titulação envolve ácido fraco e base forte, se não fosse potenciométrica a utilização de fenolftaleína como indicador, teria

preferência a utilização de alaranjado de metila.

( ) O p.e. (ponto de equivalência) será em pH igual 7.

( ) o pKa do titulado é próximo a 5.

( ) A derivada da curva tem por finalidade indicar o volume

gasto até o p.e. para a neutralização.

( ) O sitema atua como um tampão na faixa 4

Um estudante pretende preparar uma solução 2,0 mol L-1 a partir do ácido clorídrico concentrado. Ao abrir um manual elaborado por estudantes do Ensino Médio se deparou com as seguintes afirmações: I.“Realizem o procedimento na bancada do laboratório, utilizando avental, óculos de segurança e luvas.” II.“Retirem uma alíquota do ácido clorídrico concentrado vertendo-a em um béquer, pipetem o volume necessário a partir do béquer e transfira o volume para o balão volumétrico e adicionem água até o menisco e agitem.” III.“Despejem cuidadosamente o volume pipetado de ácido clorídrico concentrado na água.” IV.“Evite o contato dos vapores do ácido clorídrico com olhos e mucosas, lavando a mão com água ao término do procedimento.” É correto apenas o que se afirma em:

Assinale a alternativa que contenha os significados correto das descrições abaixo, respectivamente. 1) Presença contínua, ou prevalência habitual, de uma doença ou agente infeccioso na população animal de uma área geográfica. 2) Conceito utilizado em veterinária e ecologia das populações para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo e na mesma região e que se propaga com rapidez. 3) Considerado um surto de uma doença infecciosa animal que se espalhe por uma vasta região geográfica ou à escala global. As definições 1, 2 e 3 acima correspondem respectivamente a:

Segundo o RIISPOA, o pescado em natureza pode ser apresentado ao consumidor de três maneiras: fresco, resfriado e congelado. Assinale a alternativa que descreve corretamente o que se entende por pescado RESFRIADO.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282