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Os cursos de magistério, pedagogia e licenciatura devem propiciar uma compreensão sistematizada da educação, a fim de que o trabalho pedagógico se desenvolva para além do senso comum e se torne realmente uma atividade intencional. Diante desta afirmativa, destaca-se como aspecto relevante na formação do professor:

As organizações e os administradores são necessários porque servem a sociedade, realizam objetivos, preservam o conhecimento e proporcionam carreira. (STONER, 2000, p.04). Neste sentido, por organizações entende–se:

Qualquer forma associativa que articulem trabalhadores nos locais de trabalho frente a objetivos comuns, variando quanto a forma e objetivos, podem ser consideradas organizações dos trabalhadores nos locais de trabalho – OLT.(CATTANI, 2002, p.231) Cita–se como exemplo de experiências organizativas deste tipo:

Estratégia empresarial é a denominação dada à forma de agir das empresas, dentro de uma perspectiva temporal e em decorrência de análise de uma determinada conjuntura. (SANDRONI, 1996, p.15). As estratégias adotadas podem ter várias classificações, entre as quais se destacam:

Uma estrutura organizacional define como são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas as tarefas e cargos. (ROBBINS, 2000, p.171) A estrutura é representada por um gráfico denominado:

Departamentalização é o agrupamento dos cargos de forma que as tarefas comuns possam ser coordenadas. Historicamente, um dos modos mais difundidos de agrupar atividades é pela função desempenhada. (ROBBINS, 2000,173) Sobre departamentalização é correto afirmar que:

Autoridade formal ou burocrática também pode ser definida, entre outras, como autoridade de assessoria. Esta autoridade difere da autoridade de linha e da autoridade funcional. (MAXIMIANO, 2000, p.275). Assim autoridade de assessoria baseia–se:

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