De acuerdo con Baralo (1999:55),”Una teoría general de la adquisición de lenguas
extranjeras tiene que ser capaz de explicar el proceso de adquisición de todas los
aprendientes, con sus variantes personales en una variedad de contextos.”
BARALO, M. (1999). La adquisición del español como lengua extranjera – Cuadernos de Didáctica del
Español/LE. Madrid: Arco Libros, S.L.
Dentro de esa perspectiva, la autora presenta dos enfoques para postular una teoría del
aprendizaje: el enfoque deductivo y el enfoque inductivo.
Analice las afirmativas sobre cómo se desarrolla el enfoque inductivo y señale la
INCORRECTA.
Segundo as Orientações curriculares, devido à existência de conflitos de objetivos no que
se refere ao ensino de língua estrangeira nos cursos regulares no Brasil, faz–se
necessária uma discussão sobre os mesmos.
Com base no documento citado anteriormente, analise as afirmativas sobre os objetivos
do ensino de língua estrangeira no Brasil e marque V para as verdadeiras e F para as
falsas.
( ) Enforcar o conteúdo e enfatizar os objetivos linguísticos e instrumentais da língua,
tendo como fim a comunicação.
( ) Fomentar o conhecimento de formas heterogêneas de linguagens para além
daquelas oriundas da comunidade linguística de origem.
( ) Demonstrar a existência de múltiplas formas de organização, categorização e
expressão da experiência humana através da linguagem.
( ) Reforçar os conteúdos aprendidos pelos estudantes em cursos de livres como
forma de motivar o aprendizado.
( ) Fazer com que aluno tenha sensibilidade lingüística para refletir sobre as
características da língua estrangeira em relação à sua língua materna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Leia atentamente o texto abaixo:
“Contra o mundo reversível e as ideias objetivadas. Cadaverizadas. O stop do
pensamento que é dinâmico. O indivíduo vítima do sistema. Fonte das injustiças clássicas.
Das injustiças românticas. E o esquecimento das conquistas interiores.
Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros.
O instinto Caraíba.
Morte e vida das hipóteses. Da equação eu parte do Cosmos ao axioma Cosmos parte do
eu. Subsistência. Conhecimento. Antropofagia.
Contra as elites vegetais. Em comunicação com o solo.”
ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropófago. Revista de Antropofagia, número 01, maio de 1928
Disponível em: Disponível em http://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf. Acesso em 14/03/14
O trecho acima foi retirado do Manifesto Antropófago, feito por Oswald de Andrade para
marcar a posição dos artistas modernistas em relação aos procedimentos até então
adotados pelos artistas no Brasil.
A partir da leitura do trecho e considerando os conhecimentos em Literatura Brasileira é
CORRETO afirmar que
Em meados do século XIX, Fustel de Coulanges lança o livro A Cidade Antiga, o qual se
tornaria, desde então, um clássico.
Sobre a tese central defendida nessa obra, é CORRETO afirmar que
Sobre o Sistema Colonial da época moderna, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a correlação existente entre o desenvolvimento da atividade mineradora e a expansão da pecuária, é CORRETO afirmar que
Sobre o processo e a emancipação política do Brasil, iniciados na primeira década do século XIX, é CORRETO afirmar que
Sobre a estruturação da economia cafeeira no Brasil, é CORRETO afirmar que
São formas de trabalho livre aplicadas na agricultura brasileira do século XIX
Sobre o primeiro governo Vargas, é CORRETO afirmar que
Sobre a Revolução Russa de 1917, é CORRETO afirmar que
Assinale a alternativa em que apresenta CORRETAMENTE a tradução da expressão Terceiro Mundo.
A expressão "Consenso de Washington", bastante popular há alguns anos, designava
uma visão neo-liberal hegemônica a ser "sugerida" pelos EUA a seus países "associados".
Entre os principais instrumentos a serem utilizados nesse processo de convencimento, é
CORRETO citar
Assinale a alternativa onde se encontra a definição CORRETA do neoliberalismo.