Nas obras primas dos mestres, tudo nos instrui (...). Acontece, porém, que essas obras primas que nos enriquecem<> são, por sua vez, enriquecidas por nós. Cada geração descobre nelas um sentido antes despercebido.
(Émile Mâle apud COLI, Jorge. O que é a arte. SP: Brasiliense, 1995, p. 48.)
Com base no trecho citado, a respeito da relação entre arte e cultura, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Entre os objetos artísticos, as obras primas são as que comunicam ao espectador a beleza objetiva e a qualidade constitutiva que contêm, nos enriquecendo culturalmente.
( ) Os objetos artísticos estão associados a contextos histórico culturais, com os quais mantêm uma dupla relação, na medida em que alimentam a cultura e são nutridos por ela.
( ) Os objetos artísticos se diferenciam dos artefatos cotidianos, pois são eternos, sendo admirados pelos espectadores mais sensíveis, em todas as gerações.
As afirmativas são, respectivamente,
Jean Jacques Rousseau escolheu a imagem a seguir para o frontispício da edição de 1801 de seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Ela representa um nativo do sudoeste da África, um hotentote, retornando “ para os seus iguais” , como informa a legenda que acompanha a figura.
Imagem e legenda se referem a uma anedota então conhecida: um jovem hotentote fora trazido para a Europa e demonstrara grande aptidão em se adaptar e assimilar outra cultura. Mas, após uma visita aos seus parentes, decidiu voltar para os seus.

Rousseau, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a
falsa.
( ) Para Rousseau, a origem da desigualdade entre os homens se relaciona à dicotomia entre natural e artificial, expressa visualmente na distinção entre o selvagem e o homem civilizado.
( ) Para o filósofo, a maneira de viver dos europeus não tem valor universal, como ilustra o ato do hotentote de se despir e voltar “ para os seus iguais” .
( ) A imagem ilustra o regresso do hotentote ao estado natural, exemplificando a teoria de Rousseau sobre a gênese histórica das culturas e das sociedades civis e a consequente corrupção do homem natural.
As afirmativas são, respectivamente,
(...) Sob o signo da tecnologia, a ética tem a ver com ações de um alcance causal que carece de precedentes (...). Tudo isso coloca a responsabilidade no centro da ética. (...) A ética ora exigida não pode permanecer no desrespeitoso antropocentrismo que caracteriza a ética tradicional, particularmente a ética ocidental helênico judaico cristã. As possibilidades apocalípticas radicadas na moderna tecnologia nos têm ensinado que o exclusivismo antropocêntrico poderia ser um prejuízo e que necessita, ao menos, de uma revisão.
Diante destas constatações, Hans Jonas formula um novo imperativo, relacionado a um novo tipo de ação humana: “ Age de tal forma que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida autenticamente humana sobre a terra” . (JONAS, Hans. El principio del responsabilidad: ensayo de una ética para
la civilización tecnológica. Barcelona: Herder, 1995, pp. 16 17, 40, 99.)
As afirmativas a seguir formulam coerentemente o novo imperativo da ética para uma civilização tecnológica, segundo Hans Jonas, à exceção de uma. Assinale a.
São estratégias usadas para transformar os docentes de arte em mediadores culturais, à exceção de uma. Assinale a.
“As mãos falam”
Determinados gestos, como o de manter a mão direita levantada, dobrando os dedos anular e mindinho junto com o polegar, codificam valores e atitudes em diversas sociedades. Um exemplo da “mão que fala” é o gesto da benção cristã, exemplificada no Salvator mundi (1499), de Leonardo da Vinci. Reis e imperadores se apropriaram desse gesto simbólico e de seu significado, como é o caso de Napoleão, que se faz retratar segurando a “mão dda justiça”, tela de Jean Augi ste Dominique Ingres, Napoleão em seu trono imperial (1806).

A Semana de Arte Moderna de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, foi revolucionária ao propagar os conceitos do movimento modernista, questionando os valores artísticos e estéticos nacionais não apenas nos campos da Literatura e das Artes Plásticas, mas também no da Música. Do grupo de expoentes intelectuais e artistas que produziram aquele evento, houve apenas um único representante da área musical. Assinale a alternativa que indica o nome desse representante.
No início do século XX, os mestres do balé eram franceses e italianos e o público já clamava por algo mais novo e original o que anunciava a dança moderna.
A respeito da evolução da dança moderna, analise as afirmativas a seguir.
I. A dança moderna reencontra os ritmos dos movimentos inatos do homem, tendo como inspiração os movimentos da natureza.
II. A dança moderna tem essência na emoção porque a dança não precisa de história. Ela é o próprio enredo. III. A dança moderna começa a ter um propósito político e de denúncia da sociedade.
Assinale:
A educação na escola muitas vezes é artificial com relação à liberdade e à formação de corpos “não dóceis ”. Com isso, o corpo vai se tornando um produto da sociedade.
A respeito da educação corporal na escola, assinale a afirmativa correta.
A dança, como fator cultural, permite que o aluno tome conhecimento dos vários ritmos de danças populares e folclóricas, tais como a lambada, o forró, o break, o Rap, a capoeira, a dança do Boi.Bumbá, entre outras.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O ato criativo de troca de vocabulário é importante para conhecer, produzir, analisar e ampliar o repertório de danças já estabelecido.
II. O tratamento da dança popular como mercadoria cria uma possibilidade de acomodação em um universo de resistência ao folclorismo.
III. A dança, como um dos lugares de memória, encontra em cada gesto esquecido outras lembranças a serem procuradas provocando uma mudança de valores e uma reinvenção de lugares.
Assinale:
Segundo Flavio Desgranges, o teatro infantil costuma ser alvo de críticas: há muitos espetáculos, mas poucos são de boa qualidade. Inúmeros são os fatores para essa má reputação.
As afirmativas a seguir referem.se a esses fatores, à exceção de uma. Assinale.a
Sobre uma partícula animada por um movimento harmônico simples, são dados três gráficos cartesianos:
Eles representam (durante um período) como variam, em função do tempo, a elongação x (gráfico x.t), a velocidade escalar (gráfico v.t) e a aceleração escalar (gráfico a.t), não necessariamente nessa ordem. Os gráficos, x.t, v.t e a.t são, respectivamente,
A figura representa, em um gráfico p – V, um processo através do qual determinada massa de um gás ideal evolui entre dois estados de equilíbrio termodinâmico A e B.

Durante esse processo, o gás recebeu, sob a forma de calor,
Elementos radioativos são muito utilizados em medicina nuclear, tanto no diagnóstico quanto no tratamento de diversas doenças. O tecnécio, primeiro elemento a ser sintetizado artificialmente pelo homem, é utilizado, por exemplo, em exames de cintilografia do miocárdio. Considere nesta questão, um certo isótopo do tecnécio que tem meia vida de 6 horas. Suponha que, em um dado instante t0, uma certa amostra contenha N0 núcleos radioativos desse elemento. Assinale a alternativa que indica o tempo necessário, a contar do instante t 0, para que o número de núcleos radioativos na amostra tenha diminuído para apenas 12,5% do valor existente em t 0.
Com a finalidade de ter um “visual” do campo elétrico existente em uma região, o físico inglês Michael Faraday propôs, no século XIX, que se desenhassem linhas imaginárias orientadas, denominadas “linhas de força”, por meio das quais fossem indicados a direção e o sentido do campo elétrico em cada ponto, além de permitir avaliar sua intensidade.
Considere a linha de força de um campo eletrostático desenhada na figura a seguir.

( ) O potencial eletrostático no ponto A é maior que o potencial eletrostático no ponto B.
( ) Uma carga pontual positiva, abandonada no ponto A, sob a ação exclusiva desse campo, se deslocaria até o ponto B ao longo dessa linha de força.
( ) A variação de energia potencial eletrostática de uma carga pontual negativa, ao se deslocar do ponto A até o ponto B, é positiva.
As afirmativas são, respectivamente,
Um garoto de 20kg, de pé em uma prancha, desliza ao longo da reta de maior declive descendo a rampa inclinada representada na figura com uma aceleração constante e de módulo igual a 5,5m/s2. Tenha em conta as dimensões da rampa indicadas na figura e considere g = 10m/s2
. O módulo da força exercida pela rampa sobre a prancha, durante a descida, é de
