Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24653 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de produção de capital cultural, com diversos agentes e valores sociais envolvidos nesse processo. As opções a seguir consideram a escola a partir do quadro conceitual oferecido pelo sociólogo, à exceção de uma. Assinale–a.

Para Karl Marx, todo processo de trabalho se realiza sob relações de produção historicamente determinadas e, por isso, varia segundo a complexidade maior ou menor das sociedades. Assinale a opção que identifica corretamente aspectos da divisão do trabalho, segundo Marx.

Leia o texto a seguir, que têm por objetivo divulgar uma rede social na internet, e analise a figura.

Relacione as características da rede social, descritas no texto ou na imagem, aos respectivos conceitos sociológicos.
I. Avatar (personagem virtual em 3D).
II. Conviver com outras pessoas.
III. Festas Virtuais. ( ) Lugar de sociabilidade
( ) Identidade.
( ) Socialização.
Assinale a opção que apresenta a associação correta entre as características dessa rede social e os conceitos sociológicos pertinentes para sua análise, na ordem de cima para baixo.

A produção de eteno a partir da desidratação de etanol oriundo de cana de açúcar permitiu a entrada no mercado de um polietileno com menor impacto ambiental, logo apelidado de “Polietileno Verde”.
Analise as afirmativas a seguir sobre o Polietileno Verde: I. Apesar das origens diferentes do eteno, a reação de polimerização do etileno verde é idêntica à reação de polimerização do etileno convencional, obtido pelas rotas petroquímicas conhecidas.
II. Por ser originário do etanol ele possui alguns átomos de oxigênio na sua estrutura, o que facilita sua degradação no ambiente
III. O descarte do polietileno verde apresenta o mesmo impacto ambiental do polietileno convencional
Assinale:

Reações de condensação aldólicas são importantes na síntese de diversos compostos naturais e biológicos, inclusive na gliconeogênese. Estas reações acoplam dois compostos orgânicos formando uma nova ligação química. No século XIX, o químico russo Borodin realizou a condensação do etanal em presença de hidróxido de sódio diluído, produzindo em condições adequadas, um aldeído α, β−insaturado.
Considerando apenas etanal e o aldeído α, β−insaturado. produto final da reação, foram quebradas e formadas ligações químicas do tipo:

Uma parte relevante do estudo das ligações químicas é a relação entre o tipo de ligação interatômica e as propriedades das substâncias. Isso porque as propriedades químicas e físicas das substâncias estão diretamente associadas ao tipo de ligação química existente entre os átomos.
A tabela a seguir apresenta algumas observações experimentais para uma substância hipotética.



A substância que possui propriedades químicas e físicas semelhantes às da tabela pode ser representado pela seguinte fórmula:

O α−pineno tem sido utilizado, na indústria química, para sintetizar compostos que são matérias primas para a fabricação de perfumes e polímeros.
Um desses compostos pode ser obtido com cerca de 90% por meio da reação representada a seguir.



O hidrocarboneto produzido na reação é denominado

A vida das diferentes espécies de peixes é diretamente influenciada pela acidez do corpo d’água, mas sabe–se que em concentrações de íons H+ superiores a 105 mol.L–1 a maioria dos peixes não sobrevive. Em um aquário, a 25qC, foram determinadas as concentrações de alguns íons, entre eles o íon OH– que apresentou concentração 10–11mol.L–1.
Para essas condições, assinale a alternativa que indica a acidez da água e a previsão sobre a sobrevivência dos peixes nesse aquário.

O ácido tereftálico é um monômero muito utilizado para a produção de diversos poliésteres importantes. Este ácido é obtido pela oxidação catalítica do p–xileno, utilizando ar como oxidante, de acordo com a reação a seguir.



Esta reação deve ser conduzida com um rigoroso controle de temperatura, pois há o risco de ocorrer a combustão de parte do reagente.
Numa fábrica de ácido tereftálico houve falha no sistema de refrigeração do reator principal, levando ao descontrole da reação e causando uma queda de 50 % no rendimento teórico da reação em relação ao ácido tereftálico. Uma análise dos produtos revelou que foram formados apenas ácido tereftálico, água e CO2.
Nessas condições, para uma carga inicial de 530 quilos de p–xileno no reator, e considerando que este foi totalmente consumido, é correto calcular que, nestas condições, foram produzidos
Dados: massa molar p–xileno= 106 g.mol–1; ácido tereftálico = 166 g.mol–1; CO2= 44 g.mol–1

Analise as imagens a seguir.



Com base na análise das imagens, assinale a alternativa que caracteriza corretamente as atitudes dos homens em relação à morte, na Baixa Idade Média.

Ao trabalhar em sala de aula com imagens de cidades coloniais, o professor apresenta uma gravura holandesa produzida em 1624, no contexto das invasões em Salvador.
Em meio à baía, estão representadas as naus holandesas, contra as quais os canhões das fortalezas portuguesas disparam, envoltos em fumaça.



Em relação aos processos de ocupação, uso e apropriação do espaço urbano na América Portuguesa, representados na fonte iconográfica acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A gravura mostra algumas das funções atribuídas ao espaço urbano durante o período colonial, tais como a função comercial e militar.
II. A gravura identifica, para os conquistadores holandeses, os pontos estratégicos de Salvador, como as estruturas de defesa e a topografia do terreno.
III. A gravura retrata as fortificações, característica da ocupação territorial litorânea, construídas para assegurar a exploração de produtos extrativos.
Assinale:

Em seu discurso de posse transmitido pela “Voz do Brasil”, o Presidente Jânio Quadros faz referência à conjuntura internacional e anuncia, em linhas gerais, uma nova postura do governo brasileiro em termos de sua inserção no mundo: Palácio da Alvorada, 31 de janeiro de 1961.
[COMUNICADO]
Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 1961
Atravessamos horas das mais conturbadas que a humanidade já conheceu. O colonialismo agoniza, envergonhado de si mesmo, incapaz de solver os dramas e as contradições que engendrou. Ao Brasil cabe estender as mãos a esse mundo jovem, compreendendo–lhe os excessos ou desvios ocasionais, que decorrem da secular contenção de aspirações enobrecedoras. (...) Os nossos portos agasalharão todos os que conosco queiram comerciar. Somos uma comunhão sem rancores ou temores. Temos plena consciência da nossa pujança para que nos arreceemos de tratar com quem quer que seja.
(Apud FRANCO, Alvaro da Costa (org.). Documentos da política externa independente. Rio de Janeiro: Centro de História e Documentação Diplomática; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007. Vol. 1: p. 21–31, p. 30–31.)

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o processo histórico e o princípio de política externa a que o discurso presidencial alude.

Desde a segunda metade do século XIX, a tradição das exposições universais e coloniais transforma o mundo não europeu em objeto de museu. A imagem a seguir reproduz um cartaz da Exposição Colonial Internacional e dos Países de Além–Mar, de 1931, realizada em Paris e visitada por oito milhões de pessoas. A legenda do cartaz esclarece: “É com 76.900 homens que a França assegura a paz e os benefícios de sua civilização a seus 60 milhões de indígenas”.



Em sala de aula, o docente usa esta fonte com o objetivo de identificar características do discurso colonial europeu do período entreguerras. As alternativas a seguir identificam corretamente as características deduzidas da análise histórico– iconográfica, à exceção de uma. Assinale–a.

“Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais (...). Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá–los; ao contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento.”
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 26 inhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf.)
Com relação ao ensino a partir de temas transversais ou geradores, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a perspectiva dos PCN’s e das novas discussões teórico– metodológicas e didáticas da História.
I. As questões dos temas transversais devem ser integradas às áreas convencionais do currículo escolar, de tal forma que produzam adaptações nas orientações didáticas de cada área e que assegurem um trabalho pedagógico voltado à educação de valores em todas as áreas.
II. A questão ambiental é um exemplo de tema que, embora não seja habitualmente incluído nos conteúdos das aulas de História, só pode ser plenamente compreendido por meio da articulação de conhecimentos históricos com as contribuições de outras disciplinas escolares.
III. A transversalidade do conjunto de temas escolhidos para integrar o currículo escolar deve resultar na criação de áreas didaticamente autônomas e estruturadas em torno de atividades comuns às várias disciplinas, de modo que incentive e promova a polivalência dos professores de História.
Assinale:

A elevada concentração populacional e a presença de atividades industriais nas grandes cidades contribuem para o aumento dos problemas ambientais que afetam a qualidade de vida dos seus habitantes.
Com relação aos problemas ambientais urbanos, analise as afirmativas a seguir.
I. A expansão urbana não controlada pode comprometer a proteção dos mananciais de água que abastecem as cidades.
II. A impermeabilização do solo nas grandes cidades pode contribuir para a ocorrência de inundações.
III. A ocupação urbana em áreas de encosta com alta declividade aumenta os riscos de deslizamentos.
Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282