Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de produção de capital cultural, com diversos agentes e valores sociais envolvidos nesse processo. As opções a seguir consideram a escola a partir do quadro conceitual oferecido pelo sociólogo, à exceção de uma. Assinale–a.
Para Karl Marx, todo processo de trabalho se realiza sob relações de produção historicamente determinadas e, por isso, varia segundo a complexidade maior ou menor das sociedades. Assinale a opção que identifica corretamente aspectos da divisão do trabalho, segundo Marx.
Leia o texto a seguir, que têm por objetivo divulgar uma rede social na internet, e analise a figura.
Relacione as características da rede social, descritas no texto ou na imagem, aos respectivos conceitos sociológicos.
I. Avatar (personagem virtual em 3D).
II. Conviver com outras pessoas.
III. Festas Virtuais.
( ) Lugar de sociabilidade
( ) Identidade.
( ) Socialização.
Assinale a opção que apresenta a associação correta entre as características dessa rede social e os conceitos sociológicos pertinentes para sua análise, na ordem de cima para baixo.
A produção de eteno a partir da desidratação de etanol oriundo
de cana de açúcar permitiu a entrada no mercado de um
polietileno com menor impacto ambiental, logo apelidado de
“Polietileno Verde”.
Analise as afirmativas a seguir sobre o Polietileno Verde:
I. Apesar das origens diferentes do eteno, a reação de
polimerização do etileno verde é idêntica à reação de
polimerização do etileno convencional, obtido pelas rotas
petroquímicas conhecidas.
II. Por ser originário do etanol ele possui alguns átomos de
oxigênio na sua estrutura, o que facilita sua degradação no
ambiente
III. O descarte do polietileno verde apresenta o mesmo
impacto ambiental do polietileno convencional
Assinale:
Reações de condensação aldólicas são importantes na síntese
de diversos compostos naturais e biológicos, inclusive na
gliconeogênese. Estas reações acoplam dois compostos
orgânicos formando uma nova ligação química. No século XIX, o
químico russo Borodin realizou a condensação do etanal em
presença de hidróxido de sódio diluído, produzindo em
condições adequadas, um aldeído α, β−insaturado.
Considerando apenas etanal e o aldeído α, β−insaturado.
produto final da reação, foram quebradas e formadas ligações
químicas do tipo:
Uma parte relevante do estudo das ligações químicas é a
relação entre o tipo de ligação interatômica e as propriedades
das substâncias. Isso porque as propriedades químicas e físicas
das substâncias estão diretamente associadas ao tipo de ligação
química existente entre os átomos.
A tabela a seguir apresenta algumas observações experimentais
para uma substância hipotética.

O α−pineno tem sido utilizado, na indústria química, para
sintetizar compostos que são matérias primas para a fabricação
de perfumes e polímeros.
Um desses compostos pode ser obtido com cerca de
90% por meio da reação representada a seguir.

A vida das diferentes espécies de peixes é diretamente
influenciada pela acidez do corpo d’água, mas sabe–se que em
concentrações de íons H+ superiores a 10–5 mol.L–1 a maioria
dos peixes não sobrevive. Em um aquário, a 25qC, foram
determinadas as concentrações de alguns íons, entre eles o íon
OH– que apresentou concentração 10–11mol.L–1.
Para essas condições, assinale a alternativa que indica a acidez da
água e a previsão sobre a sobrevivência dos peixes nesse aquário.
O ácido tereftálico é um monômero muito utilizado para a produção de diversos poliésteres importantes. Este ácido é obtido pela oxidação catalítica do p–xileno, utilizando ar como oxidante, de acordo com a reação a seguir.

Analise as imagens a seguir.

Ao trabalhar em sala de aula com imagens de cidades coloniais,
o professor apresenta uma gravura holandesa produzida em
1624, no contexto das invasões em Salvador.
Em meio à baía, estão representadas as naus holandesas,
contra as quais os canhões das fortalezas portuguesas
disparam, envoltos em fumaça.

Em seu discurso de posse transmitido pela “Voz do Brasil”, o
Presidente Jânio Quadros faz referência à conjuntura
internacional e anuncia, em linhas gerais, uma nova postura do
governo brasileiro em termos de sua inserção no mundo:
Palácio da Alvorada, 31 de janeiro de 1961.
[COMUNICADO]
Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 1961
Atravessamos horas das mais conturbadas que a humanidade já
conheceu. O colonialismo agoniza, envergonhado de si mesmo,
incapaz de solver os dramas e as contradições que engendrou. Ao
Brasil cabe estender as mãos a esse mundo jovem,
compreendendo–lhe os excessos ou desvios ocasionais, que
decorrem da secular contenção de aspirações enobrecedoras. (...)
Os nossos portos agasalharão todos os que conosco queiram
comerciar. Somos uma comunhão sem rancores ou temores.
Temos plena consciência da nossa pujança para que nos
arreceemos de tratar com quem quer que seja.
(Apud FRANCO, Alvaro da Costa (org.). Documentos da política externa
independente. Rio de Janeiro: Centro de História e Documentação Diplomática;
Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007. Vol. 1: p. 21–31, p. 30–31.)
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o processo
histórico e o princípio de política externa a que o discurso
presidencial alude.
Desde a segunda metade do século XIX, a tradição das exposições universais e coloniais transforma o mundo não europeu em objeto de museu. A imagem a seguir reproduz um cartaz da Exposição Colonial Internacional e dos Países de Além–Mar, de 1931, realizada em Paris e visitada por oito milhões de pessoas. A legenda do cartaz esclarece: “É com 76.900 homens que a França assegura a paz e os benefícios de sua civilização a seus 60 milhões de indígenas”.

“Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou
explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais
(...). Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma
das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá–los; ao
contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os
diferentes campos do conhecimento.”
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,
1998, p. 26 inhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf.)
Com relação ao ensino a partir de temas transversais ou
geradores, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a
perspectiva dos PCN’s e das novas discussões teórico–
metodológicas e didáticas da História.
I. As questões dos temas transversais devem ser integradas
às áreas convencionais do currículo escolar, de tal forma
que produzam adaptações nas orientações didáticas de
cada área e que assegurem um trabalho pedagógico
voltado à educação de valores em todas as áreas.
II. A questão ambiental é um exemplo de tema que, embora
não seja habitualmente incluído nos conteúdos das aulas de
História, só pode ser plenamente compreendido por meio
da articulação de conhecimentos históricos com as
contribuições de outras disciplinas escolares.
III. A transversalidade do conjunto de temas escolhidos para
integrar o currículo escolar deve resultar na criação de
áreas didaticamente autônomas e estruturadas em torno
de atividades comuns às várias disciplinas, de modo que
incentive e promova a polivalência dos professores de
História.
Assinale:
A elevada concentração populacional e a presença de
atividades industriais nas grandes cidades contribuem para o
aumento dos problemas ambientais que afetam a qualidade de
vida dos seus habitantes.
Com relação aos problemas ambientais urbanos, analise as
afirmativas a seguir.
I. A expansão urbana não controlada pode comprometer a
proteção dos mananciais de água que abastecem as
cidades.
II. A impermeabilização do solo nas grandes cidades pode
contribuir para a ocorrência de inundações.
III. A ocupação urbana em áreas de encosta com alta
declividade aumenta os riscos de deslizamentos.
Assinale: