“Nas comunidades tradicionais de pescadores, percebeu-se um distanciamento da prática escolar da realidade local, bem como a ausência de material didático-pedagógico que contribua com a formação escolar e com a formação da pesca aprendida ainda na infância por meio da convivência com os pescadores e as pescadoras mais velhos/as. Alicerçado na referida discussão e cenário de estudo, percebeu-se que um material didático, abrangendo os conhecimentos ecológicos locais, possibilitaria aproximar, de certa forma, a vivência local dos pescadores artesanais, seja com o mangue ou com o mar, no ensino de Ciências, Biologia, Geografia e outras disciplinas do currículo escolar."
(VIEIRA, N. C. e NEVES, J. V. “Da pesca à escola: uma experiência de construção coletiva de saberes em comunidades tradicionais pesqueiras na Amazônia paraense")
Sobre a situação narrada na pesquisa acima, o Programa Nacional de Direitos Humanos:
A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e descontextualizado do esporte nas aulas de Educação Física. Para uma das abordagens pedagógicas, não se trata de propor o abandono do esporte enquanto conteúdo, mas sim de redimensioná-lo a fim de que possa também contribuir para a formação de um cidadão mais crítico, ciente de sua possível participação no processo de transformação social. Essa ideia é notável nas propostas do(a):
O( A ) professor(a) de Educação Física que trabalha com a dança precisa levar em conta as características próprias da faixa etária do(a)s aluno(a)s. A atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental deve privilegiar:
As atividades circenses integram o amplo leque da cultura corporal de movimento e podem ser utilizadas pelo(a) professor(a) nas aulas de Educação Física. Levando-se em conta suas particularidades, inclusive no que tange às questões de segurança no espaço escolar, esse conteúdo deve ser trabalhado como:
Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, são muito utilizados na Educação Física jogos de naturezas diversas. Entre esses, os jogos de estafeta/revezamento são potencialmente motivantes. Todavia, podem ter um problema que o(a) professor(a) deve levar em conta:
Ao participar de uma atividade física na piscina, um(a) aluno(a) sofreu afogamento, sendo prontamente socorrido(a) pelo(a) educador(a) físico(a) responsável. A criança estava responsiva, com pulso palpável e pouca espuma na boca e no nariz. Enquanto aguardava o socorro especializado, a vítima foi colocada na posição de segurança/recuperação, que consiste em deitá-la:
O sistema operacional Windows 10 inclui um framework para automação de tarefas e gerenciamento de configurações usando uma linguagem de script.
O nome deste framework é
Na representação de esquemas para bancos de dados relacionais por meio da notação IDEF1X, os relacionamentos podem ser identificadores ou não identificadores.
Sobre a consequência do uso de relacionamentos identificadores, assinale a afirmativa correta.
Considere o seguinte comando SQL numa instalação MS SQL Server.

Assinale a cláusula order by que seria inválida nesse comando.
Considere o comando SHOW FULL TABLES no âmbito do MySQL 5.5.
Assinale os componentes do banco de dados que são exibidos na execução do referido comando.
Analise os comandos SQL a seguir, todos sintaticamente corretos no MS SQL Server.

De acordo com as regras sintáticas do Oracle 11g, está correto o que se afirma em
Considere que é preciso fazer uma alteração nos dados da referida tabela: todas as ocorrências do nome Natalia devem ser substituídas pelo nome Joana.
Assinale o comando que provoca essa alteração, como requisitada.
No contexto de linguagens de programação, considere o trecho a seguir.

Assinale o que é tipicamente definido dessa forma.
Analise o código jQuery a seguir.

Assinale a opção que indica o efeito observado, quando o botão referido no código é clicado.
No âmbito da teoria de projeto de bancos de dados relacionais, considere as seguintes dependências funcionais para os atributos A, B, C, D.
A → B
B → C
C → D
Nesse caso, a dependência A → C poderia ser deduzida pelo axioma da