Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4936 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Nas comunidades tradicionais de pescadores, percebeu-se um distanciamento da prática escolar da realidade local, bem como a ausência de material didático-pedagógico que contribua com a formação escolar e com a formação da pesca aprendida ainda na infância por meio da convivência com os pescadores e as pescadoras mais velhos/as. Alicerçado na referida discussão e cenário de estudo, percebeu-se que um material didático, abrangendo os conhecimentos ecológicos locais, possibilitaria aproximar, de certa forma, a vivência local dos pescadores artesanais, seja com o mangue ou com o mar, no ensino de Ciências, Biologia, Geografia e outras disciplinas do currículo escolar."

(VIEIRA, N. C. e NEVES, J. V. “Da pesca à escola: uma experiência de construção coletiva de saberes em comunidades tradicionais pesqueiras na Amazônia paraense")

Sobre a situação narrada na pesquisa acima, o Programa Nacional de Direitos Humanos:

A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e descontextualizado do esporte nas aulas de Educação Física. Para uma das abordagens pedagógicas, não se trata de propor o abandono do esporte enquanto conteúdo, mas sim de redimensioná-lo a fim de que possa também contribuir para a formação de um cidadão mais crítico, ciente de sua possível participação no processo de transformação social. Essa ideia é notável nas propostas do(a):

O( A ) professor(a) de Educação Física que trabalha com a dança precisa levar em conta as características próprias da faixa etária do(a)s aluno(a)s. A atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental deve privilegiar:

As atividades circenses integram o amplo leque da cultura corporal de movimento e podem ser utilizadas pelo(a) professor(a) nas aulas de Educação Física. Levando-se em conta suas particularidades, inclusive no que tange às questões de segurança no espaço escolar, esse conteúdo deve ser trabalhado como:

Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, são muito utilizados na Educação Física jogos de naturezas diversas. Entre esses, os jogos de estafeta/revezamento são potencialmente motivantes. Todavia, podem ter um problema que o(a) professor(a) deve levar em conta:

Ao participar de uma atividade física na piscina, um(a) aluno(a) sofreu afogamento, sendo prontamente socorrido(a) pelo(a) educador(a) físico(a) responsável. A criança estava responsiva, com pulso palpável e pouca espuma na boca e no nariz. Enquanto aguardava o socorro especializado, a vítima foi colocada na posição de segurança/recuperação, que consiste em deitá-la:

O sistema operacional Windows 10 inclui um framework para automação de tarefas e gerenciamento de configurações usando uma linguagem de script.

O nome deste framework é

Na representação de esquemas para bancos de dados relacionais por meio da notação IDEF1X, os relacionamentos podem ser identificadores ou não identificadores.

Sobre a consequência do uso de relacionamentos identificadores, assinale a afirmativa correta.

Considere o seguinte comando SQL numa instalação MS SQL Server.

Assinale a cláusula order by que seria inválida nesse comando.

Considere o comando SHOW FULL TABLES no âmbito do MySQL 5.5.

Assinale os componentes do banco de dados que são exibidos na execução do referido comando.

Analise os comandos SQL a seguir, todos sintaticamente corretos no MS SQL Server.

De acordo com as regras sintáticas do Oracle 11g, está correto o que se afirma em

Considere que é preciso fazer uma alteração nos dados da referida tabela: todas as ocorrências do nome Natalia devem ser substituídas pelo nome Joana.

Assinale o comando que provoca essa alteração, como requisitada.

No contexto de linguagens de programação, considere o trecho a seguir.

Assinale o que é tipicamente definido dessa forma.

Analise o código jQuery a seguir.

Assinale a opção que indica o efeito observado, quando o botão referido no código é clicado.

No âmbito da teoria de projeto de bancos de dados relacionais, considere as seguintes dependências funcionais para os atributos A, B, C, D.

A → B

B → C

C → D

Nesse caso, a dependência A → C poderia ser deduzida pelo axioma da

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282