Com referência ao Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000), analise as afirmativas a seguir. I. Desde 25 de fevereiro de 2015, o SIRGAS2000 tem sido utilizado oficialmente no Brasil, admitindo-se também o uso oficial dos referenciais SAD 69 (South American Datum, 1969) e Córrego Alegre (CA). II. A definição/orientação do SIRGAS2000 é geocêntrica, ao passo que as do SAD69 e as do CA são topocêntricas. III. Ao migrar do sistema SAD 69 para o SIRGAS2000, as coordenadas que representam a posição dos objetos sofrem alterações, que em média são da ordem de 65m. Está correto o que se afirma em
Em todos os segmentos a seguir, retirados do texto, há dois elementos unidos pela conjunção e; assinale a opção que indica o segmento em que a ordem desses dois elementos não pode ser trocada.
“... ela já devia pressentir que Papai Noel era um mito que nós fazíamos força para manter em nós mesmos."
Se trocássemos a forma da oração reduzida sublinhada por uma oração desenvolvida, a forma adequada seria:
Compressores são máquinas que captam o ar, na pressão atmosférica local, comprimindo-o até atingir a pressão adequada de trabalho. Na indústria existem, basicamente, dois tipos de compressores, ou seja, os de deslocamento positivo e os dinâmicos. Assinale a opção que apresenta um compressor do tipo dinâmico e outro de deslocamento positivo, nessa ordem.
A figura a seguir apresenta parte de uma estrutura metálica.
Nessa figura, as soldas indicadas pelos números 1 e 2 são, respetivamente, do tipo
A figura a seguir apresenta a vista isométrica de uma peça mecânica.
Nessa peça, todos os furos e rasgos são passantes, à exceção do furo executado na face de maior cota da peça.
Assinale a opção que apresenta a vista ortográfica frontal dessa peça, representada adequadamente.
Um desenhista necessita gerar uma folha de desenho com as vistas ortográficas de uma peça mecânica empregando o programa AutoCad. A peça foi gerada no model space em milímetros e, no paper space, a escala a ser empregada é 1:10.
Assim, para o correto enquadramento das vistas nas respectivas viewports, ao comando view/zoom/scale deve ser informado:
A figura a seguir apresenta parte da planta baixa de uma pequena edificação residencial, confeccionada na fase executiva do projeto.
Sobre essa figura, analise as afirmativas a seguir.
I. As quadrículas são utilizadas para indicar o uso de piso frio (área lavável).
II. A menor escala admissível para a execução dessa planta é 1/200.
III. O plano de corte horizontal, que deu origem à planta baixa, secciona a janela J4.
Está correto o que se afirma em
O texto 1 é classificado como argumentativo já que apresenta uma condenação da política americana para os imigrantes. O conjunto de ideias apresentadas se fundamenta
Todas as opções a seguir mostram dois elementos do texto ligados pela conjunção aditiva e; em todas elas, a troca de posição dos termos ligados pela conjunção é possível, à exceção de uma. Assinale-a.
As opções a seguir mostram um verbo empregado nos textos 1 ou 2, acompanhado de um substantivo correspondente.
Assinale a opção em que essa correspondência está errada.
Leia a descrição do "Programa de Softlanding Nacional", uma das iniciativas do Porto Digital de Recife. Três dos principais parques tecnológicos do Brasil - o Parque Tecnológico da UFRJ, no Rio de Janeiro, o Tecnopuc, de Porto Alegre, e o Porto Digital, no Recife - uniram suas forças para, juntos, promoverem um programa de mobilidade entre as empresas residentes nas três unidades. Na prática, a parceria vai permitir um "pouso suave" (soft landing), ou seja, que empreendedores possam expandir suas atividades em novos mercados brasileiros, usufruindo das estruturas físicas e das parcerias locais, com o objetivo de ampliar o networking e a conexão das redes de negócios.
Adaptado de http://www.portodigital.org
Assinale a opção que apresenta o argumento principal do texto.
O Oriente Médio tem estado no centro dos debates das relações internacionais, em função dos graves desafios geopolíticos que o caracterizam.
Sobre o Oriente Médio, assinale a afirmativa correta.