As atividades de pouso e decolagem das aeronaves geram certo ruído que, na quase totalidade das vezes, produz um nível de incômodo na população estabelecida nas proximidades dos aeroportos. Nesse contexto, na elaboração do Plano de Zoneamento de Ruído (PZR), para um aeródromo que dispõe de duas pistas para pouso e decolagem, é necessário que se obtenha a
A sistemática gerencial a ser considerada no processo de planejamento de transporte urbano é a de
Um equipamento apresentou, no período de três meses, um alto índice de recorrência de defeito em uma peça específica. A partir da análise dos especialistas, observou- se que o defeito não é função do mau uso do equipamento ou de sua aplicação-fim, o que exige sua troca sempre que necessário. Nesse caso, é correto afirmar que
No aspecto de planejamento de obras em um aeródromo, o Engenheiro responsável deve considerar alguns fatores que estarão presentes ao longo da execução do empreendimento, sendo que, sobre o Cronograma Físico- Financeiro, é correto afirmar que este estabelece uma relação entre o
O sistema de sinalização aeronáutica para aeródromos segue diretrizes internacionais da Organização de Aviação Civil Internacional - OACI - que estabelece, dentre outras, normas para a construção de sinais aeronáuticos. A clareza e a visibilidade do sinal estão entre os detalhes a serem observados pelos operadores das aeronaves, com o objetivo de promover o contraste com o fundo circunvizinho. As cores que podem ser utilizadas como sinalização de obstáculos são
Um determinado tipo de acabamento de parede e teto tem como especificação técnica um consumo médio de 10 unidades/m2. Sendo um ambiente com o pé direito de 3 m, largura de 3 m, comprimento de 4 m e considerando que 10% da área das paredes serão utilizadas para os vãos de portas e janelas, o consumo total de unidades de acabamento corresponde a
Para o dimensionamento de pavimentos aeroportuários, é necessário conhecer as características das aeronaves solicitantes, para posterior determinação da aeronave de projeto. Dentre estas características, NÃO pode se relacionar:
Durante as investigações geotécnicas para a elaboração do projeto, foi identificado o solo A, com 100% de material passado na peneira de abertura 0,42 mm e 12% passada na peneira 0,075 mm. Sabendo que este material apresentou índices de Atterberg, LL e LP, ambos Não Plásticos, este solo poderia ser classificado como areia
No projeto de um pavimento de uma via de acesso a um aeroporto de grande porte, foi calculada uma estrutura de pavimento asfáltico com capa em CBUQ com 12,5 cm de espessura. O acesso tem início na estaca 12 + 10,00 m e possui largura de 8 m. Sabe-se que foi prevista a utilização de 1320 t de CBUQ. A estaca final do acesso, sabendo que o coeficiente de perda na utilização do material é igual a 10% e o CBUQ possui massa específica de 2,4 t/m³, é:
Um projeto de restauração de um pavimento asfáltico foi conduzido com a utilização do procedimento DNER PRO 11/79. O projetista calculou a deflexão característica, resultando em 120 × 10-2 mm. Para o Número N igual a 1 × 107 solicitações do eixo padrão, a deflexão admissível, utilizando o modelo de fadiga do mesmo procedimento, resultou em 60 × 10-2 mm. Sendo assim, sabendo que log 2 = 0,3, a espessura do recapeamento projetado deve ser igual a
O comportamento peculiar de solos brasileiros, constatado em obras rodoviárias no Estado de São Paulo, motivou estudos aprofundados que, no final do século XX, resultaram em uma metodologia de classificação de solos, mais adequada à aplicação regional do que as classificações de países desenvolvidos. Esta metodologia, genuinamente brasileira, é identificada por meio da sigla
O levantamento de defeitos nas placas de concreto é o primeiro passo para a determinação das atividades de manutenção no pavimento de concreto. A patologia que comumente ocorre nas proximidades das juntas e é mais comum quando há problemas de serragem precoce, excesso de argamassa no local ou ausência de agregados resistentes no local é:
Atualmente, para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), podem ser utilizados dois sistemas de referência. Um caracteriza-se como um sistema de caráter global com origem geocêntrica, o qual é consistente com a alta precisão oferecida pelas novas tecnologias de posicionamento; o outro, de caráter regional e origem topocêntrica, ainda é utilizado no SGB, entretanto, sua utilização se restringe às atividades de mapeamento terrestre sistemático do país. Estes dois sistemas são, respectivamente,
Em termos genéricos, a depreciação é considerada como a parcela do custo operacional correspondente ao desgaste e à obsolescência do equipamento que ocorrem ao longo de sua vida útil. Assim sendo, o valor total de um equipamento submetido a uso continuado
Uma construtora contrata uma obra por empreitada no valor de R$ 130.000,00, cuja composição do preço está apresentada na tabela abaixo. 
Sabendo-se que ela recolhe impostos pelo sistema de lucro presumido e que, na cidade do empreendimento, a alíquota do ISS é de 3%, é correto afirmar que os respectivos percentuais da carga tributária do contrato em relação ao preço e da carga tributária em relação ao custo direto serão iguais a