Warning: implode(): Invalid arguments passed in /application/src/Iesde/SiteBundle/Controller/QuestaoController.php on line 204
Questões de Concurso – Aprova Concursos
Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3355 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Um processo direcional na vida

Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma

pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa

que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer

uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento

e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida. Esta tendência está em ação em todas

as ocasiões. Na verdade, somente a presença ou ausência desse processo direcional total permite-nos dizer se um dado

organismo está vivo ou morto.

A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que

se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em

que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma

pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e

brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a

primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu

crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando.

Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas

circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.

A vida não entregaria os pontos, mesmo que não pudesse florescer. Ao lidar com clientes cujas vidas foram

terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre

penso nesses brotos de batatas. As condições em que se desenvolveram essas pessoas têm sido tão desfavoráveis que

suas vidas quase sempre parecem anormais, distorcidas, pouco humanas. E, no entanto, pode-se confiar que a

tendência realizadora está presente nessas pessoas. A chave para entender seu comportamento é a luta em que se

empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis. Para as pessoas saudáveis, os

resultados podem parecer bizarros e inúteis, mas são uma tentativa desesperada da vida para existir. Esta tendência

construtiva e poderosa é o alicerce da abordagem centrada na pessoa.

(Carl Rogers. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U., 1983.)

De acordo com os sentidos contextuais produzidos pelos vocábulos, é possível realizar diferentes inferências.

Diferentemente da denotação, a conotação permite que o significado usual de um vocábulo seja ampliado ou

substituído por outro mantendo diferentes relações de acordo com o emprego realizado. Assinale o trecho destacado

a seguir que apresenta um exemplo do emprego da linguagem conotativa anteriormente referenciada.

Localizado na região Sul do Brasil, cortado pelo trópico de Capricórnio, o Paraná NÃO

Muitas doenças cursam um estado epidêmico no Brasil. Sobre essa dinâmica de ocorrência de doenças, é correto afirmar que uma epidemia é:

Nos termos da Lei nº 10.741/2003, ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita, EXCETO:

“Joãozinho, 10 anos, chega ao consultório odontológico acompanhado de seus pais que estão desesperados. O menino sofreu um acidente de bicicleta e o incisivo central superior direito ‘saiu inteiro’ da boca.” Como o dente em questão é representado no sistema de notação ISO/FDI?

A operação dos aparelhos de raios-x requer cuidados com a proteção dos pacientes e dos operadores. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.

“A técnica _____________ é o método de escovação mais utilizado. A cabeça da escova fica posicionada perpendicularmente à superfície do dente e aplica-se o movimento horizontal. As superfícies oclusais, linguais e palatinas são escovadas com a boca aberta, enquanto a vestibular é limpa com a boca fechada para diminuir a pressão da bochecha sobre a escova.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

De acordo com a política nacional de saúde bucal a aplicação tópica de flúor visa a prevenção e controle da cárie, por meio da utilização de produtos fluorados em ações coletivas. São situações em que é indicada a aplicação tópica de flúor, EXCETO:

A boca é dividida em duas arcadas dentárias (superior e inferior). Cada arcada pode ser dividida em hemiarcadas ou sextantes. Considerando que todos os dentes estão presentes na boca, quantos dentes possui o sextante superior posterior direito?

Considerando alguns princípios ou critérios da textualidade tais como: situacionalidade, intencionalidade,

intertextualidade e informatividade; estabeleça adequadamente a relação com os aspectos por eles apresentados.

Dividindo-se a idade de Alexandre, que é um número natural, pela idade de seu irmão Bruno, que é sete anos mais novo, obtém-se como quociente 1,2 e como resto zero. A soma das idades desses dois irmãos é igual a:

Trecho I
“O conceito de modo de produção se refere a um modelo que explica a maneira de produzir em um determinado contexto histórico. Esse modelo explicativo pretende abarcar uma leitura de todas as relações de trabalho possíveis e de suas características nos diversos contextos espaço-temporais. Assim, os modos de produção não devem ser analisados evolutivamente. Isso quer dizer que a escravidão pode coexistir e até surgir após um período de trabalho servil, porque um modo de produção predominante coexiste e interage com várias outras relações de produção em um mesmo contexto.” (Hobsbawm, 1998, p. 178-179)
Trecho II
“O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de acordo com o nível de desenvolvimento de suas forças produtivas.” (Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf.)
Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos considerar corretamente que:

Cascavel é um município situado no oeste do Estado do Paraná, apresenta uma geografia física exclusiva. Sobre a geografia física de Cascavel, é correto afirmar que:

“Doença sexualmente transmissível, que apresenta três estágios distintos e é transmitida também por meio da mãe para o feto durante a gestação. Alguns dos estágios dessa doença é o aparecimento de lesões nos órgãos genitais de consistência dura e pouco dolorosa, como também pode causar problemas mentais, dificuldades de coordenação motora e cegueira.” Essas características descrevem qual tipo de doença e quem é seu agente causador?

Leia o fragmento de texto. “Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é quente. As crianças acabam de almoçar. As crianças de 5 anos (...) são colocadas nos colchonetes. A funcionária alerta: ‘é hora de dormir, não quero ver ninguém de olhos abertos’. Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e abafado. Alguns tentam cumprir o ‘descanso compulsório’.” (Sanches, 2003, p. 160)
Considerando a rotina na hora do sono, a cena descrita retrata as seguintes situações: I. Provoca uma sensação de bem-estar.
II. O ambiente é adequado e favorece o repouso.
III. As crianças são desrespeitadas em sua individualidade.
IV. Leva em consideração as necessidades biológicas e individuais das crianças.
Está(ão) correta(s ) apenas a(s ) afirmativa(s )

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282