Em relação ao uso do vocativo na redação de documentos oficiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Compreende a invocação do remetente e deve ser acompanhado de ponto e vírgula.
( ) Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
( ) No documento remetido a um particular, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.
( ) As autoridades tratadas por Vossa Excelência receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo e devem ser acrescidos no final dois pontos.
Assinale a sequência correta.
Ato administrativo destinado a estabelecer providências de ordem administrativa e de definição de situação funcional:
Para cada vocativo há um tratamento específico. Assinale a alternativa que mostra inadequação no tratamento.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é:
Considere a situação hipotética descrita abaixo:
Ao se dirigir, respectivamente, ao Reitor, ao Juiz de Direito e ao Gerente do Banco, os vocativos indicados de acordo com o cargo e função de cada um correspondem corretamente à alternativa:
O emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. São de uso consagrado. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigida ao Presidente da República deve seguir a seguinte forma:
Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativos à redação oficial.
Em um documento a ser enviado pelo ministro presidente do Superior Tribunal Militar ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, é adequado o emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria como vocativo, pois ambos (remetente e destinatário) ocupam cargos de mesmo nível hierárquico.
Os pronomes de tratamento representam a forma de tratar as pessoas com quem se fala ou a quem se dirige a comunicação. A boa norma evita abreviar os pronomes de tratamento em correspondências dirigidas às principais autoridades. Assinale a alternativa que apresenta o vocativo aplicado para Sacerdotes, Clérigos e demais religiosos.
Considerando o Manual de Redação da Presidência da República (2002), ao se reportar oficialmente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, deve-se empregar o vocativo:
Com relação a forma de tratamento e ao vocativo que devem ser usados para cargos de autoridades, de acordo com as normas de redação oficial, considera-se:
O pronome de tratamento e o vocativo a ser usado ao se redigir uma correspondência dirigida a um Prefeito Municipal são, respectivamente:
A forma de tratamento e vocativo na correspondência oficial deve estar relacionada ao cargo e autoridades a quem a correspondência for dirigida.
Nesse contexto, está correto:
Referente ao Manual de Redação da Presidência da República, CAPÍTULO II, As Comunicações Oficiais, assinale a alternativa INCORRETA:
O vocativo é parte integrante de alguns gêneros discursivos da redação oficial, entre eles

Com relação ao documento XXXX n.º 01/2016/MRT, julgue os itens seguintes com base nas NPD/UnB.
O emprego do termo "Magnífico", no campo de assinatura do reitor, está em desacordo com o previsto nas normas em questão.