O presidente de uma determinada autarquia está pro-
duzindo uma correspondência que deverá se enviada a
algumas autoridades: ao Vice-Presidente da República,
ao Presidente do Congresso Nacional, ao Presidente do
Supremo Tribunal Federal e a um Senador. Como ele
deve utilizar o vocativo, ou seja, como dirigir-se aos des-
tinatários, respectivamente, no início do documento?
Leia o texto.

Em conformidade com o que preceitua o Manual de Redação da Presidência da República, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, em um documento que tenha como destinatário o Presidente da República, o vocativo e a pontuação a serem empregados são, correta e respectivamente:
Considere o texto.

O ofício do qual o texto foi retirado tem como destinatário a Diretora de Tecnologia da Presidência da República. Considerando-
se que o cargo da Diretora é hierarquicamente superior em relação ao do emissor, conclui-se que o vocativo e o
fecho do documento devem ser, correta e respectivamente:
Denominam-se pronomes de tratamento certas palavras e locuções que valem por pronomes pessoais.
Ao produzir um texto de correspondência oficial, os três aspectos que devem ser considerados são:
O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo pode ser acrescido de um adjetivo qualificativo, conforme o cargo exercido.
A opção que exemplifica um uso INADEQUADO de vocativo é:
A redação e correspondências oficiais são maneiras pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações, sendo sua natureza normativa e deve nortear a elaboração de comunicações oficiais. Assim, assinale a alternativa correta:
A redação oficial deve obedecer às regras da norma culta e aos princípios estabelecidos pelos manuais oficiais. Desse modo, para dirigir-se aos chefes de Poder, utiliza-se a expressão “Excelentíssimo” ou Excelentíssima”, seguida do cargo respectivo.
As demais autoridades:
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.
O vocativo, nas comunicações oficiais, deverá ser sempre seguido de vírgula.
Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue:
Nas comunicações oficiais, aboliu-se o uso dos vocativos Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).
Considerando as normas do Manual de Redação da Presidência da República acerca das formas de tratamento a serem empregadas em correspondências oficiais, assinale a opção que indica a expressão que deve ser utilizada como vocativo em uma correspondência oficial dirigida a um coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.
Marcos Paulo, estudante de arquivologia da Universidade Kappa Delta estava em tarde de estudos sobre os pronomes de tratamento utilizados para Redação Oficial. Estava em dúvida sobre o vocativo a ser utilizado em Redação Oficial para se dirigir a um Deputado Federal. Para solucionar tal dúvida, consultou as regras de Redação Oficial e concluiu que o vocativo correto é:
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue, acerca de aspectos da redação oficial.
Em uma correspondência oficial destinada a um procurador-geral de estado, o vocativo a ser empregado é Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral.
No que tange ao correto uso dos pronomes de tratamento na redação oficial, assinale a única alternativa correta:
Nas comunicações dirigidas ao dirigente máximo de universidades, empregada à força da tradição, deverá ser usado o vocativo: