Leia o texto III para responder à questão.
A oração “Ligue o rádio” está no imperativo, tendo como interlocutor a terceira pessoa (você). Reescrevendo-a para um interlocutor em segunda pessoa do singular (tu) e em segunda pessoa do plural (vós), as formas verbais corretas são
Assinale a opção que apresenta uma forma / locução verbal do texto 1A9AAA que denota uma ação / um fato que ocorreu repetidamente no passado e que se prolonga até o momento da narração do texto.
A correta conversão da frase “Os dados do IBGE comprovam o interesse na situação atual.", retirada do texto, para a voz passiva é:
A forma verbal em destaque está empregada de acordo com a norma-padrão em:
Leia o parágrafo abaixo, do livro A febre das tulipas, de Deborah Moggach, e responda a questão:
" (...) É o meio da manhã. Cornelis está no trabalho quando deixa a casa. Ele me deu alguns presentes para eu levar para minha família. Escondi-os no sótão. Por algumas razão isto parece tão perverso quanto meu embuste maior. (...)"
O autor escreve:
Em ‘Talvez por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o “Dona”’ (1º§), o caráter hipotético do que se afirma no fragmento é introduzido pelo “talvez” e reforçado pelos verbos flexionados no:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
“O método não apenas ajudou a conter a depressão significativamente como teve outro impressionante resultado: (...)" (linhas 21 a 23). É correto afirmar que o verbo destacado no trecho retirado do Texto se encontra no:
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
Na oração “os doentes emigram de suas casas para o hospital" (linhas 7 e 8), o emprego na forma verbal “emigram" deixa subentendido à ação dos doentes um caráter de permanência definitiva, ou seja, quem fica muito doente passa a morar no hospital até o final da vida.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços pontilhados do texto.
O exemplo dado pelo autor do texto se refere à ideia de que o uso dos verbos “SER” e “ESTAR” na língua portuguesa:
Assinale a alternativa que apresenta um verbo ou locução verbal que esteja no mesmo tempo e no mesmo modo que o verbo “são” (linha 1):
Leia as afirmativas a seguir:
I. Conjugar um verbo é dizê-lo, de acordo com um sistema determinado, um paradigma, em todas as suas formas nas diversas pessoas, números, tempos, modos e vozes.
II. A defectividade verbal é devida a várias razões, entre as quais a eufonia e a significação.
III. Verbos são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo, entre eles, uma relação de dependência. Assim, verbo é uma classe de palavras variável com que se designam ou se nomeiam os seres em geral ou são as palavras variáveis com que se designam os seres.
Marque a alternativa CORRETA:

Considerando a correção e o teor hipotético do que se afirma no texto, preenchem corretamente as lacunas I , II e III acima, na ordem dada:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo:
Está correta a flexão verbal e estão plenamente atendidas as normas de concordância na frase: