Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 274 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia o texto a seguir para responder às questões de 05 a 08

Do enunciado “Por outro lado, a literatura infantil resgatou com extrema sabedoria essa conjunção, tornando a ilustração peça fundamental para a leitura, integrando texto e imagem”, considera-se que a literatura infantil

Considerando os usos do conector “e", numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

O emprego da conjunção “mas", no texto, estabelece uma relação de

Releia o trecho a seguir.

“No entanto, no cenário atual, profissionais e pacientes enfrentam situações-limite, que causam desespero nas famílias e impõem dilemas éticos aos médicos, cerceados por fatores que fogem ao seu controle." O verbo “cercear", destacado nesse trecho, pode ser substituído por:

Saúde na balança

[...] Por muito tempo, as pessoas acreditaram que uma criança gorda tinha mais saúde que a magra. Assim, pais e avós julgavam que uma pessoa bem alimentada tinha de ser bastante rechonchuda. Até hoje, algumas pessoas acreditam nisso. Mas saiba que nem sempre quem come mais é saudável... O alimento tem duas funções no organismo: fornecer substâncias essenciais e fornecer energia. Exemplos de substâncias essenciais são proteínas, algumas gorduras, vitaminas e sais minerais – como o corpo humano não fabrica alguns componentes dessas substâncias, elas têm de vir do alimento. Além disso, aquilo que comemos fornece a energia para todas as funções do nosso organismo: enxergar, escutar, manter os órgãos funcionando... Se comemos a mesma quantidade de energia que gastamos em nossas atividades diárias, mantemos o peso constante. Mas, se comermos mais do que gastamos, essa energia em excesso se acumula na forma de gordura. Aí é que começa o perigo. Apesar de importante para os animais e seres humanos, a gordura pode trazer vários problemas quando se acumula de forma exagerada. A obesidade (excesso de gordura no corpo) favorece o aparecimento de doenças como diabetes (excesso de açúcar no sangue) e hipertensão (aumento da pressão arterial) em jovens. E isso ninguém deseja. Mas sabe quais são as causas que contribuem para que você (ou aquele amigo da escola) fique obeso? Há duas explicações para isso. Sobre uma já falamos: o exagero de refrigerantes, doces ou biscoitos – quando, na verdade, o ideal é comer mais frutas e verduras. A segunda causa para a obesidade é a falta de exercícios. [...]

Ênio Cardillo Vieria, Departamento de Bioquímica, UFMG. (Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/saude-nabalanca/. Acesso em: 08/04/2017).

Na oração: “... Até hoje, algumas pessoas acreditam nisso. Mas saiba que nem sempre quem come mais é mais saudável...", o valor semântico da conjunção em destaque é de:

No período “Tinha me proposto a fazer exercícios três vezes por semana e o encontro, marcado de última hora, botou a saúde em segundo plano.” (l.3-4) a conjunção “e” tem valor:

Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a

correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.

I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.

II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. –

Conformidade.

III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. –

Concessão.

IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.

V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

No texto CG1A1AAA, a expressão “os direitos trabalhistas" (L.6)

Considere os trechos abaixo retirados do texto:

1 - “Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?" (primeiro parágrafo)

2 - “Porque sem dinheiro não se vive". (segundo parágrafo)

3 - Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos" por uma grande demanda em relação aos “porquês". (quarto parágrafo)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.

( ) As palavras “Por que" (em 1), “Porque" (em 2) e “porquês" (em 3) apresentam grafias distintas por estarem funcionando, respectivamente, como pronome relativo, conjunção subordinativa e pronome interrogativo.

( ) Em 1, “de que" poderia ser substituído por “de quem" ou “das quais", sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.

( ) Em 1, o pronome relativo “onde" poderia ser substituído por “aonde" sem ferir a norma culta da língua escrita, pois faz referência a uma localização sem envolver movimento.

( ) Em 2, se o pronome átono “se" fosse posposto ao verbo, estaria ferindo a norma culta da língua escrita no que se refere à colocação pronominal.

( ) Em 3, a palavra “paulatinamente" poderia ser substituída por “rapidamente", sem prejuízo de significado.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Sem prejuízo para o sentido estabelecido no segmento e a correção gramatical, o elemento sublinhado em ... contudo, não pensam que o conhecimento até da mais horrível realidade é belo... (último parágrafo) pode ser substituído por

A expressão conectiva destacada em “...populações atingidas por catástrofes climáticas, tais como a seca, as inundações, os terremotos, os furacões e outras." (linhas 54-57 – texto 4) apresenta valor semântico de

A expressão conectiva destacada em “...populações atingidas por catástrofes climáticas, tais como a seca, as inundações, os terremotos, os furacões e outras.” (linhas 54-57 – texto 4) apresenta valor semântico de

A questão refere-se a tira seguinte:

Qual dos conectivos a seguir pode ligar os enunciados do 2º e 3º quadrinhos, explicitando a relação que há entre eles?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282