Leia o texto a seguir para responder às questões de 05 a 08
Do enunciado “Por outro lado, a literatura infantil resgatou com extrema sabedoria essa conjunção, tornando a ilustração peça fundamental para a leitura, integrando texto e imagem”, considera-se que a literatura infantil
Considerando os usos do conector “e", numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Releia o trecho a seguir.
“No entanto, no cenário atual, profissionais e pacientes enfrentam situações-limite, que causam desespero nas famílias e impõem dilemas éticos aos médicos, cerceados por fatores que fogem ao seu controle." O verbo “cercear", destacado nesse trecho, pode ser substituído por:
Saúde na balança
[...] Por muito tempo, as pessoas acreditaram que uma criança gorda tinha mais saúde que a magra. Assim, pais e avós julgavam que uma pessoa bem alimentada tinha de ser bastante rechonchuda. Até hoje, algumas pessoas acreditam nisso. Mas saiba que nem sempre quem come mais é saudável... O alimento tem duas funções no organismo: fornecer substâncias essenciais e fornecer energia. Exemplos de substâncias essenciais são proteínas, algumas gorduras, vitaminas e sais minerais – como o corpo humano não fabrica alguns componentes dessas substâncias, elas têm de vir do alimento. Além disso, aquilo que comemos fornece a energia para todas as funções do nosso organismo: enxergar, escutar, manter os órgãos funcionando... Se comemos a mesma quantidade de energia que gastamos em nossas atividades diárias, mantemos o peso constante. Mas, se comermos mais do que gastamos, essa energia em excesso se acumula na forma de gordura. Aí é que começa o perigo. Apesar de importante para os animais e seres humanos, a gordura pode trazer vários problemas quando se acumula de forma exagerada. A obesidade (excesso de gordura no corpo) favorece o aparecimento de doenças como diabetes (excesso de açúcar no sangue) e hipertensão (aumento da pressão arterial) em jovens. E isso ninguém deseja. Mas sabe quais são as causas que contribuem para que você (ou aquele amigo da escola) fique obeso? Há duas explicações para isso. Sobre uma já falamos: o exagero de refrigerantes, doces ou biscoitos – quando, na verdade, o ideal é comer mais frutas e verduras. A segunda causa para a obesidade é a falta de exercícios. [...]
Ênio Cardillo Vieria, Departamento de Bioquímica, UFMG. (Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/saude-nabalanca/. Acesso em: 08/04/2017).
Na oração: “... Até hoje, algumas pessoas acreditam nisso. Mas saiba que nem sempre quem come mais é mais saudável...", o valor semântico da conjunção em destaque é de:
No período “Tinha me proposto a fazer exercícios três vezes por semana e o encontro, marcado de última hora, botou a saúde em segundo plano.” (l.3-4) a conjunção “e” tem valor:
Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a
correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.
I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.
II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. –
Conformidade.
III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. –
Concessão.
IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.
V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
A conjunção em destaque já que estabelece o sentido de
Considere os trechos abaixo retirados do texto:
1 - “Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?" (primeiro parágrafo)
2 - “Porque sem dinheiro não se vive". (segundo parágrafo)
3 - Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos" por uma grande demanda em relação aos “porquês". (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.
( ) As palavras “Por que" (em 1), “Porque" (em 2) e “porquês" (em 3) apresentam grafias distintas por estarem funcionando, respectivamente, como pronome relativo, conjunção subordinativa e pronome interrogativo.
( ) Em 1, “de que" poderia ser substituído por “de quem" ou “das quais", sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.
( ) Em 1, o pronome relativo “onde" poderia ser substituído por “aonde" sem ferir a norma culta da língua escrita, pois faz referência a uma localização sem envolver movimento.
( ) Em 2, se o pronome átono “se" fosse posposto ao verbo, estaria ferindo a norma culta da língua escrita no que se refere à colocação pronominal.
( ) Em 3, a palavra “paulatinamente" poderia ser substituída por “rapidamente", sem prejuízo de significado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sem prejuízo para o sentido estabelecido no segmento e a correção gramatical, o elemento sublinhado em ... contudo, não pensam que o conhecimento até da mais horrível realidade é belo... (último parágrafo) pode ser substituído por
A expressão conectiva destacada em “...populações atingidas por catástrofes climáticas, tais como a seca, as inundações, os terremotos, os furacões e outras." (linhas 54-57 – texto 4) apresenta valor semântico de
A expressão conectiva destacada em “...populações atingidas por catástrofes climáticas, tais como a seca, as inundações, os terremotos, os furacões e outras.” (linhas 54-57 – texto 4) apresenta valor semântico de
A questão refere-se a tira seguinte:
Qual dos conectivos a seguir pode ligar os enunciados do 2º e 3º quadrinhos, explicitando a relação que há entre eles?
Na relação estabelecida pelo que em "menos longe que o estirão", o valor semântico da conjunção é de: