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A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.

Em equipes, o papel de liderança é, em geral, compartilhado entre os seus membros.

No início do ano, servidores do departamento de patrimônio da organização pública XYZ passaram um final de semana em um hotel para planejarem os objetivos do ano. Ao final do ano, os servidores voltaram ao hotel para verificar se os objetivos foram cumpridos.

Tão importante quanto planejar é comparar os resultados obtidos com o que foi planejado, e essa função administrativa de monitoração é denominada:

Uma agência do governo designou uma equipe de analistas para se reunirem algumas horas por semana para discutirem formas de melhorar a qualidade, a eficiência, os processos e os métodos de trabalho.

O tipo de equipe mais adequado para esse contexto é a:

A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.

Em grupos de trabalho, delegam-se as tarefas entre os colaboradores, ao passo que, em equipes de trabalho, compartilham-se as atividades entre seus membros.

Os comportamentos típicos do líder que exerce sua função na equipe a partir de uma perspectiva transformacional de liderança incluem

Uma característica das equipes de trabalho:

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Segundo as abordagens de traços e competências de liderança,

a presença de comportamentos orientados ao trabalho e ao

relacionamento interpessoal no modo de agir do líder favorece

eficazmente o alcance dos resultados de equipes e

organizações.

A personalidade de um grupo de trabalho deve ser constituída por:
1) interação, estrutura e coesão.
2) motivos e metas comuns.
3) normas de condutas.
4) relacionamento.
5) coerência.
Estão corretas, apenas:

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue

os próximos itens.

O trabalho em equipe, o planejamento de recursos humanos, a gestão por competências, a capacitação continuada e a avaliação de desempenho têm se tornado cada vez mais frequentes nas diversas esferas do serviço público, o que exige da gestão de pessoas uma atuação com mais transparência e com mais controle de recursos.

Stephen P. Robbins, no capítulo 8 de seu livro, "Fundamentos do comportamento Organizacional", apresenta o seguinte caso: “Todd Donnelly trabalhava há um ano na contabilidade quando seu chefe comunicou-lhe que havia sido designado para participar de uma equipe multifuncional com objetivo de cortar custos. Devendo tornar-se corpo permanente, Todd ficou muito apreensivo. Definitivamente, não sou um sujeito de equipe, disse ele. Nunca fiz parte de qualquer time, nem no colégio. Competi em provas de corrida, mas esse é um esforço individual. Sempre evitei grupos. Muitos me consideram solitário. Não concordo. Posso trabalhar bem com as outras pessoas, mas detesto reuniões e comitês. Para mim, são perda de tempo. Quando se trabalha em grupo é preciso aprender a conviver com diferentes personalidades. Sou um operador independente. Passe-me uma tarefa e eu a realizo. Sou mais trabalhador do que qualquer pessoa que conheço. E não quero que meu desempenho dependa de outras pessoas. Apenas não quero ser membro de nenhuma equipe.” O autor defende a ideia de que atualmente tem-se optado por equipes no ambiente de trabalho por serem capazes de superar o desempenho individual quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. É uma forma de potencializar talentos. As equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças. Geram sinergia positiva por meio de esforços coordenados, visto que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma de entradas individuais. Considere as pontuações abaixo: I- Diversidade como causa de conflitos. II- Compartilhamento de informações. III-Habilidades aleatórias. IV-Responsabilidade individual e mútua. V- Interação e Interdependência. As pontuações que sintetizam o trabalho em equipe, apresentado por Robbins e visto no relato de Todd, são

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes

e gestão de mudanças.

As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados.

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho

eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades

pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as

pessoas a perceberem a influência do líder em situações de

maior ou menor estabilidade.

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue

os próximos itens.

As equipes de trabalho são conceituadas como entidades sociais inseridas em sistemas maiores, composta por mais de quatro pessoas, que podem desempenhar funções independentes e alcançarem metas individuais, uma vez que o sucesso de um é o sucesso de todos.

Em um departamento, os membros trabalham juntos, são

flexíveis, adaptam-se bem e fazem autocríticas e correções

necessárias. Essa descrição refere-se ao estágio

de desenvolvimento do grupo denominado:

Um gerente tem como hábito debater os problemas e tomar decisões em conjunto com sua equipe. O gerente considera que tomar decisões em grupo traz, como vantagens, maior aceitação e legitimidade das decisões. No entanto, o gerente reconhece que as decisões em grupo também apresentam desvantagens, tais como:

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