Uma instituição arquivística precisa elaborar um documento com fé pública para atestar alguma informação contida em um documento do acervo visando a dar informações solicitadas por um usuário.
O documento a ser elaborado é um(a):
Se há a necessidade de produzir um documento informativo que esclareça questões contidas em outros documentos e cujo conteúdo vá fundamentar uma resolução, deve-se fazer um(a):
Acerca da análise tipológica e dos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD), julgue o item que se segue.
A tipologia documental tem como preocupação principal a estrutura formal do documento
Considerando a base conceitual expressada por Heredia Herrera (2017), no que se refere à forma e formato dos documentos de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O conceito de tipologia documental herdada pela diplomática é identificado como sendo um conjunto de fórmulas que permitiam a manifestação de uma informação concreta referida a uma ação determinada.
( ) O tipo documental não nos permite reconhecer as cláusulas ou fórmulas do documento para identificá-lo e nos aproximarmos do conteúdo genérico, sendo papel primordial das espécies documentais.
( ) O formato, diferentemente da forma documental, tem relação com o conjunto de características externas ou físicas de um documento, tal como as suas medidas, extensão e suporte.
( ) Tipo documental, forma e formato são termos semelhantes que ao longo do tempo foram sendo utilizados pelas instituições como sendo diferentes, prejudicando o trabalho de identificação e constituição dos fundos de arquivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Observe os seguintes exemplos de documentos judiciais:
I – certidão de trânsito em julgado;
II – pauta de julgamento;
III – recurso.
Esses exemplos são, respectivamente, dos seguintes tipos:
A tipologia documental, também chamada por alguns teóricos de diplomática contemporânea, é uma área nova, produto de uma revisão do desenvolvimento e da atualização dos princípios formulados pela diplomática clássica.
Tem como parâmetro conceitual a identificação do tipo, cuja fixação depende primeiramente do(a)
Para uma melhor gestão da informação e da documentação, é fundamental conhecer as diferenças entre espécie documental e tipo documental.
Assinale a afirmativa que apresenta uma característica de TIPO DOCUMENTAL.
Com relação aos procedimentos de arquivologia, julgue o item.
O tipo documental é uma característica que vai além da questão meramente física ou externa, revela tanto o conteúdo quanto sua estruturação no documento e é resultado da ação representada.
Acerca da gestão da informação e de documentos, julgue os itens subsecutivos.
Documentos devem ser classificados de acordo com a espécie documental e a data.
A respeito de armazenamento, acondicionamento, preservação, conservação e tipologias documentais, julgue os itens que se seguem.
O tipo documental é importante para definir a forma de conservação mais adequada.
Em um processo, o despacho é a forma por meio da qual a autoridade competente dá continuidade a uma ação administrativa ou firma decisões em documentos. Esses despachos são de dois tipos:
I – que objetiva dar prosseguimento ao documento;
II – que envolve uma decisão administrativa sobre matérias e assuntos submetidos à apreciação da autoridade competente.
Esses dois tipos de despachos são chamados, respectivamente, de:
Boletim, mapa, relatório de fiscalização e cartaz são exemplos de documentos que ressaltam, respectivamente, as seguintes características:
A respeito de armazenamento, acondicionamento, preservação, conservação e tipologias documentais, julgue os itens que se seguem.
O relatório técnico de perícia é um exemplo de tipo documental.
Acerca de aspectos diversos da arquivologia, julgue o item a seguir.
O documento intitulado relatório é um exemplo de tipo documental.
Rol, Amostra, Histograma e Relação, são exemplos de documentos: