Ao serem escavados, os solos das camadas naturais aumentam de volume; esse aumento de volume é denominado de empolamento. Ao serem colocados em aterros compactados, os solos soltos sofrem uma diminuição ou redução de volume. Os coeficientes de empolamento e redução são fundamentais para estabelecer a relação entre os volumes de solo naturais, soltos e compactados. O coeficiente de empolamento dos solos pode ser determinado a partir da seguinte relação:
Em relação ao conteúdo controle geométrico das seções, é correto afirmar que:
Sempre que o solo (ou rocha) é removido de sua posição original, que é a do terreno natural inalterado, ocorre um rearranjo na posição relativa dos grãos e uma mesma massa de solo passa a ocupar um volume maior após a escavação. Qual é o nome desse fenômeno físico?
Nos projetos de terraplenagem, o diagrama de massas ou método de Brucker é um recurso utilizado para o estudo de compensação de terra entre cortes e aterros, programação de bota-foras e/ou empréstimos e programação do equipamento necessário para a execução de terraplenagem. O diagrama é baseado em hipóteses que nem sempre correspondem à realidade, mas são suficientes para o objetivo a que se destinam. Desta forma, é correto afirmar:
A terraplenagem é composta por algumas etapas preliminares genéricas que, obviamente, podem ser desnecessárias conforme as características específicas do terreno encontrado. Sobre esses serviços preliminares considere:
I. O desmatamento é a retirada da vegetação de grande porte. Feito com moto-serra ou, eventualmente, com processos mecânicos no caso de existência de poucas árvores.
II. O destocamento é a retirada dos restos das árvores (tocos). É executado com utilização de fogo ou manualmente.
III. A limpeza é o processo de retirada da vegetação rasteira. É executado somente com utilização de queimada do local.
IV. A remoção da camada vegetal consiste na retirada da camada de solo que pode ser considerada um banco genético para utilização em aterros.
Está correto o que se afirma em