A professora Nilma Gomes considera que a obrigatoriedade do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nos currículos das escolas da educação básica é um caminho para práticas de “descolonização dos currículos”. A respeito dessas práticas, conforme a autora, assinale a afirmativa incorreta.
Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar: a a alfabetização e o letramento. b o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, da Literatura, da Música e demais Artes, da Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia. c a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro. (Parecer CNE/CEB 11/2010) Para tanto, é necessário considerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental voltados para ampliar as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos, a todos os alunos. E, ainda, devem ser considerados como:
“A ciência, nos primeiros anos de vida, deve provocar um encontro com o desconhecido, convidando as crianças a navegar
nesse mundo utilizando as ferramentas com as quais poderão enfrentar a ciência com um olhar mais aguçado, que as
incentivará a buscar respostas e a compreender o porquê das coisas e das ações que há por trás delas: ‘de certa maneira,
temos de produzir rebeldes criativos capazes de intervir e de mudar a sociedade’.” (Demo, 2000)
Acerca de introduzir um programa de ciências na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. Tem como objetivo transmitir conceitos básicos durante as aulas ministradas.
II. Pretende-se despertar um pensamento independente, o atributo de desejar e de se atrever a perguntar ao mundo e
a investigá-lo.
III. Deve-se priorizar as habilidades naturais da faixa etária, com trabalhos que estimulem o desenvolvimento das
habilidades de observação, descrição oral ou através do desenho, da exploração do ambiente em que vive.
IV. Proporciona o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva frente às descobertas e aos fatos do mundo real,
contribuindo para a formação da consciência crítica da criança diante das descobertas e dos fatos científicos e
tecnológicos presentes.
Estão corretas as afirmativas
Considerem-se verdadeiras as seguintes afirmações:
“Todo rubro-negro é feliz.”
“Alguns pernambucanos são rubro-negros.”
“Alguns pernambucanos são alvirrubros.”
“Nenhum rubro-negro é alvirrubro.”
Qual das seguintes afirmações é verdadeira?
“O espaço percebido pela criança *...+ lhe possibilitará a construção de um espaço representativo — em que ela é, por exemplo,
capaz de evocar os objetos em sua ausência. O ponto, a reta, o quadrado não pertencem ao espaço perceptivo. Podem ser
concebidos de maneira ideal, mas rigorosamente não fazem parte desse espaço sensível. Pode-se então dizer que a Geometria
parte do mundo sensível e o estrutura no mundo geométrico — dos volumes, das superfícies, das linhas e dos pontos” (BRASIL,
1997).
Como a criança passa de um espaço perceptivo ao espaço geométrico?
Uma metodologia de ensino de Ciências se configura em três diensões: I. Metodologia relacionada aos conhecimentos necessários à sala de aula. II.Metodologia relacionada à geração do conhecimento e à socialização no âmbito da sociedade. III.Metodologia relacionada ao arranjo político-social no qual a sala de aula e a escola estão inseridas. Assinale a opção que indica, respectivamente, as três dimensões acima citadas.