Visando o planejamento adequado das intervenções pedagógicas junto às crianças na educação infantil, é de suma importância conhecer os processos de inclusão escolar de alunos com deficiência. Qual a definição contemporânea de “deficiência intelectual”?
As perturbações psicomotoras são também chamadas “perturbações instrumentais”, expressão que evidencia que um problema de natureza psicomotora repercutirá na formação do esquema corporal e talvez da estruturação espacial e temporal. Segundo Meur (1991), é correto afirmar que a criança que cai com regularidade, choca-se contra seus companheiros, anda com pés afastados e corre com o tronco para a frente tem perturbações
Nos últimos anos, assistimos a uma crescente reflexão sobre a avaliação na Educação Infantil, um assunto novo para muitos educadores que trabalham com crianças de 0 a 5 anos. Nessa perspectiva, segundo Oliveira (2015), as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desempenho das crianças, garantindo, entre outras, a
Nos primeiros três anos de vida a criança desenvolve capacidades cognitivas devido ao interesse que manifesta pelo mundo que a rodeia e a sua necessidade de comunicação. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta.
Acerca das múltiplas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, é correto afirmar que:
“[...] respostas que se separam das respostas corretas, mas que, longe de impedir alcançar estas últimas, pareceriam permitir os acertos posteriores." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 25).
A definição apresentada acima refere-se aos:
Competência é a capacidade de o sujeito mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas. Habilidade está relacionada ao saber fazer. No processo de ensino aprendizagem atual, os conteúdos das disciplinas deixam de ter um fim em si mesmos e se tornam meio para o aluno desenvolver competências e habilidades de que necessita para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo, intervindo nessa realidade de forma crítica e criativa.
A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as três naturezas dos conteúdos de ensino, procedimental, atitudinal e conceitual, às respectivas caracterizações.
Assinale a sequência CORRETA.
A concepção sobre surdez na qual a linguagem oral é vista como imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo-emocional e linguístico do surdo, é denominada de:
Observe a imagem abaixo.
A teoria da aprendizagem que poderia ter inspirado a elaboração e a utilização desse material didático é a:
De acordo com as Teorias da Aprendizagem, preencha os parênteses com V para verdadeiro e F para falso: ( ) A modificação de conduta é a técnica terapêutica baseada no trabalho de Skinner: extinção um comportamento indesejável (a partir da remoção de um reforço) e substituição por um comportamento desejável por um reforço. ( ) Vigotski enfatizava o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo, tendo como questão central a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. ( ) A Teoria da Aprendizagem por Descoberta é representada por Bruner e Ausubel. ( ) A Teoria de Carl Rogers ficou conhecida como Humanista. ( ) Autoeducação é um dos pilares do Método/Teoria Montessori. O preenchimento CORRETO está na alternativa:
As autoras do livro A psicogênese da língua escrita, falam sobre os métodos tradicionais de ensino da leitura, que são:
I. Sintéticos.
II. Analíticos.
III. Ativos.
Está correto o que se afirma em:
Perrenoud (2002), defende que os percursos de aprendizagem dos alunos são necessariamente diferenciados, ainda que não pareçam à primeira vista, uma vez que a história de vida, as aspirações e até mesmo a atenção que o aluno tem a determinadas aulas interferem no que cada um aprende, sendo portanto impossível avaliar o percurso de cada aluno.
São definições dos percursos diferenciados de aprendizagem apontadas por Perrenoud, EXCETO:
No livro A psicogênese da língua escrita, as autoras falam que, na educação infantil existem duas faces.
Quais são elas?
Analise as afirmativas acerca do desenvolvimento e aprendizagem da criança nos primeiros anos de vida e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O desenvolvimento da criança ocorre em meio a uma rede de relações sociais, marcada por um contexto social específico.
( ) A aquisição da linguagem e a aprendizagem de hábitos e costumes se potencializam quando a criança tem poucas relações sociais.
( ) Um ambiente rico e diversificado em estímulos dispersa o pensamento da criança e prejudica o seu desenvolvimento.
( ) O ser humano possui uma série de competências ao nascer, que são imprescindíveis para a sua vinculação com as outras pessoas.
Assinale a sequência CORRETA.