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Segundo Luckesi (1994) existem “diversas tendências teóricas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana. Desse modo, estaremos aprofundando a compreensão da articulação entre filosofia e educação, que, aqui, atinge o nível da concepção filosófica da educação, que se sedimenta em uma pedagogia." Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas de acordo com o papel da escola, para cada tendência pedagógica.

I. _________________________. A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem.

II. ________________________. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento.

III. ______________________. Num sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, por meio de técnicas especificas. A educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.

IV. ______________________. Acentua-se nessa tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

Para responder à questão, considere o tema Ensino: concepções e tendências pedagógicas, de acordo com José Carlos Libâneo.

As concepções pedagógicas se classificam em: I. Naturalistas. II. Pragmáticas. III. Interacionistas. IV. Ambientalistas. Quais estão corretas?

Sobre a orientação educacional no Brasil, é correto afirmar que

São características da Tendência Pedagógica Libertaria:

I – As práticas escolares são baseadas na democracia;

II – A metodologia está relacionada com a vivência;

III – O professor assume o papel de orientador, e não impõe suas ideias.

Dos itens acima:

A tendência tradicional está no Brasil, desde os jesuítas. O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papéis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e a escola tomava como seu papel principal, fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual garantindo a ascensão da burguesia. Para tanto, a proposta de educação era absolutamente centrada no professor, figura incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos. Considerando o papel do professor em sala de aula verifique o que é VERDADEIRO ou FALSO e assinale a alternativa CORRETA. ( ) O papel do professor sempre esteve focado em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas, organizada de acordo com uma sequência fixa, baseada na repetição e na memorização. ( ) Aulas de memorização de conteúdos (retirados dos livros), e alunos que são considerados como um papel em branco, continuam fazendo parte do nosso dia a dia, pois neles são impressos o conhecimento, cabendo a eles concordar com tudo sem questionar. ( ) Os professores são fruto da sua formação escolar, social e política, que se reflete na sua prática pedagógica, quando esta não é pensada e/ou refletida cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo vicioso: formado sem reflexão –forma alunos sem reflexão, também. ( ) Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu várias críticas: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, bem como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado. ( ) Do ponto de vista da Escola Nova, os conhecimentos já obtidos pela ciência e acumulados pela humanidade não precisariam ser transmitidos aos alunos, pois acreditava- -se que, passando por esses métodos, eles seriam naturalmente encontrados e organizados. Essa tendência retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como fundamental, que deve ter sua curiosidade, criatividade, inventividade, estimulados pelo professor, que deve ter o papel de facilitador do ensino.

Analise as afirmativas:

I. A Pedagogia Tecnicista no Brasil iniciou-se na sombra da Pedagogia Nova, na década de 1950, com base no progressivismo de Dewey e se firmou nos anos 60, com base no behaviorismo e na abordagem sistêmica.

II. A ênfase da Pedagogia Tecnicista dada pelas teorias de aprendizagem vai privilegiar o conceito de que aprender é modificar comportamento.

III. A introdução do tecnicismo no Brasil se funde com os interesses do regime militar que, além de adequar a educação à sua orientação político-econômico-ideológica, visa também a inserir a escola nos modelos de racionalização da produção capitalista.

Está CORRETO o que se afirma em:

Dermeval Saviani, educador brasileiro, em seu livro “Escola e Democracia” (2001), define as teorias educacionais em dois grupos. Assinale somente a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

Nessa proposta é observável que o estudante tem um papel central na educação, sendo uma prática pedagógica antiautoritária, um caráter inovador para uma tendência pedagógica liberal:

Existem quatro tendências pedagógicas liberais, são elas:

(__) Tradicional;

(__) Renovada;

(__) Renovada diretiva;

(__) Crítico-social dos conteúdos.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo:

Leia as afirmativas a seguir: I. A abordagem interacionista, em avaliação, ancora-se na crença e defesa de que a educação é um processo de humanização dos seres humanos, inseridos em seus contextos sociais. II. A organização pedagógica da escola deve se voltar para criar estratégias e avaliações que possibilitem ao (à) aluno(a) o desenvolvimento pleno das suas competências e habilidades. III. O indianismo deu origem ao que ficou conhecido como o “mito do bom-selvagem”, mito esse que trouxe à baila questões filosóficas relacionadas ao discurso de Jean-Jacques Rousseau. IV. Ao discutir sobre a avaliação das competências desenvolvidas pelos alunos, o professor é levado a pensar o currículo escolar como sendo pautado nas competências e habilidades. Marque a alternativa CORRETA:

Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas gerações, tal como se pode constatar no texto a seguir:

Admitido que a Educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação, deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas se venha a passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função de educação possa ser preenchida por alguém que não apresente as garantias de que o Estado, e só ele, pode ser juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer essa intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.

A citação acima foi extraída da obra de

Luckesi (2011, p.73), afirma que "A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais[ .. .]" A corrente de pensamento liberal na educação difunde a ideia de:

A corrente pedagógica que se originou do pensamento de Lev Semenovitch Vygotsky é chamada de:

O eixo do trabalho pedagógico desloca-se da compreensão intelectual para a atividade prática, do aspecto lógico para o psicológico, dos conteúdos cognitivos para os métodos ou processos de aprendizagem, do professor para o aluno, do esforço para o interesse, da disciplina para a espontaneidade, da quantidade para a qualidade. Tais princípios configuram uma teoria da educação que estabelece o primado da prática sobre a teoria e caracterizam a pedagogia

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