Na teoria de Libâneo (1990), as tendências pedagógicas são classificadas em dois grupos:
Para que a escola brasileira cumpra, na atualidade, com sua função social, é fundamental que o professor exerça papéis diversos daqueles que desempenhou no passado - no contexto das tendências pedagógicas tradicionais - em relação ao processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, é fundamental que reconheça a importância da interação social na construção do sujeitos; que supere a lógica de transmissão de conhecimentos, substituindo-a pelo diálogo efetivo entre estudantes, professores, realidade e saberes diversos; que atue com intencionalidade pedagógica, auxiliando o estudante no
estabelecimento de conexões entre novos conhecimentos e aqueles já construídos e que incentive os alunos no desenvolvimento gradual de uma atitude de autonomia.
A reflexão apresentada tem relação com qual conceito pedagógico:
Martineau (2014) descreve uma das principais ideias do filósofo Jean-Jacques Rousseau, na qual discutia sobre a educação negativa. As contribuições do referido filósofo à época foram de grande importância para a educação.
É correto afirmar que a educação negativa se define por
A “pedagogia brasílica” é uma orientação educacional que os jesuítas buscaram implantar no Brasil com a liderança do Pe. Manuel da Nóbrega.
Várias foram as ideias e concepções pedagógicas propostas para a sociedade brasileira ao longo de sua história, sobre tais concepções assinale a alternativa correta:
A década de 1960 será marcada pelas últimas experiências de renovação pedagógica, sob a égide da concepção humanista moderna, expressas nos ginásios vocacionais e em escolas experimentais. Em termos alternativos surge, nessa década, a concepção pedagógica:
De acordo com as tendências pedagógicas na prática escolar abordadas por Luckesi (1994), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A pedagogia liberal, na tendência tradicional,é caracterizada pela ênfase no ensino humanístico, de cultura geral, em que a educação do aluno é voltada para que ele alcance sua plena realização como pessoa, pelo próprio esforço.
( ) Para a tendência liberal renovada progressiva, educação é subordinada à sociedade, e tem como interesse imediato produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
( ) A tendência liberal tecnicista prioriza o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais, sendo a educação considerada a vida presente, parte da própria experiência humana.
( ) As tendências libertadora e libertária da pedagogia progressista possuem, em comum, características como o antiautoritarismo, a ideia de autogestão pedagógica e, como base da relação educativa, o reconhecimento do valor da experiência vivida.
Assinale a sequência correta.
As tendências pedagógicas constituem-se em teorias educacionais que norteiam e influenciam a prática docente, estas pressupõem melhoria na qualidade do ensino que é disponibilizado ao aluno. Sobre tendências pedagógicas é CORRETO afirmar:
Acerca da abordagem tradicional o ensino-aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:
Os estudos sobre currículo nasceram nos Estados Unidos, onde se desenvolveram duas tendências iniciais. Uma mais conservadora, que buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial. E outra, que se preocupava com a construção da democracia liberal e considerava relevante a experiência das crianças e jovens, revelando uma postura mais progressista.
Na década de 1960 ocorreram grandes agitações e transformações. Nesse contexto começam as críticas àquelas concepções mais tradicionais e técnicas do currículo, e as teorias críticas do currículo efetuaram uma completa inversão nos fundamentos das teorias tradicionais.
Entre os estudos pioneiros está a obra de Althusser. Sua teoria diz que “a escola contribui para a reprodução da sociedade capitalista ao transmitir, através das matérias escolares, as crenças que nos fazem vê-la como boa e desejável”. Já a escola capitalista, “enfatiza a aprendizagem, através da vivência das relações sociais da escola, das atitudes necessárias para se qualificar um bom trabalhador capitalista”.
Dentre as críticas aos tipos de currículo vigentes, Bourdieu e Passeron afirmavam que o currículo estava baseado:
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna abaixo.

Considere as tendências pedagógicas na educação brasileira e as características de aprendizagens citadas e relacione adequadamente à respectiva tendência.
( ) Tendência Liberal Tradicional.
( ) Tendência Liberal Renovadora Não Diretiva (Escola Nova).
( ) Tendência Liberal Tecnicista.
( ) Tendência Progressista Libertadora.
( ) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
A sequência está correta em
Dentre as diversas tendências pedagógicas que visaram organizar a educação escolar ao longo da história, a Pedagogia Nova, sustentando fortes críticas à pedagogia tradicional, mantinha a crença no poder da escola e em sua função de equalização social (SAVIANI, 1981). Sobre as características que apresenta esta tendência pedagógica, esboçada no final do séc. XIX e fortalecida na primeira metade do séc. XX, analise os itens a seguir:
A única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:
A respeito do surgimento das Tendências Pedagógicas Liberais, no século XIX, e as contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista, analise as afirmativas a seguir: I. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais, contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado. II. Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu/sofre várias críticas, a saber: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado; era extremamente burocratizado (conteúdos, memorização, provas) com normas rígidas. III. A tendência liberal tecnicista manifesta-se por várias versões: a renovada progressista ou pragmática, que tem em Jonh Dewey e Anísio Teixeira seu representantes mais significativos; a renovada não-diretiva, fortemente inspirada em Carl Rogers, o qual enfatiza também a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais; a culturalistas; a piagetiana; a montessoriana; todas relacionadas com os fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa. Assinale
De acordo com Dermeval Saviani (2007, p.381), “do ponto de vista pedagógico, conclui-se que, se para a pedagogia __________ a questão central é aprender, e para a pedagogia __________, aprender a aprender, para a pedagogia __________ o que importa é aprender a fazer".
Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

Atividade(s) de Língua Portuguesa que NÃO apresenta(m) conformidade com a prática pedagógica descrita nesse fragmento é/são a(s) de: