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“Pensar as redes de serviços exige, nas palavras de Telma Maria Gonçalves Menicucci, “colocar o foco sobre o cidadão tomando sua integralidade". Aplicado aos casos de violência doméstica e familiar significa que o foco deve ser direcionado às mulheres, mas significa também superar uma visão fragmentada e tradicional de atendimento, problematizando o significado de denominações tais como “usuárias", “pacientes", “vítimas", “assistidas", empregadas pelas/os diferentes profissionais e setores ao se referirem ao seu público-usuário, devendo, na lógica da rede e do planejamento intersetorial, considerar essas mulheres como sujeitos políticos e capazes de transformar a situação em que se encontram a partir do acesso aos direitos que são universais, inalienáveis e indivisíveis".

Considerando o texto de Wânia Pasinato, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. Garantir a cidadania de mulheres em situação de violência exige o reconhecimento de que elas são vítimas inábeis para atuar contra situações de violação de direitos impostas por homens.

PORQUE

II. O Estado precisa oferecer condições adequadas para que mulheres em situação de violência sejam atendidas como cidadãs de direito capazes fazer sua própria história.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue o item seguinte.

De uma perspectiva sociológica, as instituições sociais existem independentemente de e para além da coerção social.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito de gênero e violência.

Constitui objetivo do estudo das questões de gênero nas aulas de sociologia evidenciar aos alunos as desigualdades sociais que se disfarçam em diferenças biológicas.

Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue os itens a seguir, acerca das relações entre Estado e sociedade.

Instituições participativas, como as conferências nacionais e os conselhos de políticas públicas, buscam aproximação entre atores da sociedade civil e atores estatais.

Julgue os itens a seguir, acerca dos modelos de explicação sociológica.

A teoria da ação comunicativa, em sociologia, fundamenta-se na crítica à noção de racionalidade instrumental, buscando na comunicação e na intersubjetividade a possibilidade de construção de consensos no mundo contemporâneo.

Michel Foucault, na obra Vigiar e punir, discute três formas punitivas históricas e relaciona, cada uma dessas formas punitivas, a uma determinada “economia de poder". As formas punitivas estudadas pelo filósofo, segundo a ordem cronológica de sua efetivação na história do direito penal ocidental, a partir do século XVII até o século XX, são, respectivamente,

Ao estudar a vida social humana, a Sociologia se depara com uma questão fundamental: a relação entre os indivíduos e o contexto social no qual estão inseridos. A respeito das análises construídas pela sociologia clássica sobre esta relação entre a sociedade e os indivíduos, é CORRETO afirmar:

Atente para o que se diz a seguir sobre Sociologia: “A sociologia se distingue por observar as ações humanas como elementos de figurações mais amplas; ou seja, de uma montagem não aleatória de atores reunidos em rede de dependência mútua (dependência considerada o estado no qual a probabilidade de que a ação seja empreendida e as chances de seu sucesso se alterem em função do que sejam os atores, do que façam ou possam fazer). Assim, figurações, redes de dependência mútua, condicionamentos recíprocos da ação e expansão ou confinamento da liberdade dos atores estão entre as mais preeminentes preocupações da sociologia".

A análise de Zygmundo Bauman e Tim May compreende que a Sociologia é uma ciência que

“[...] as instituições não são apenas relações. Elas possuem sua própria existência, separada, desligada, ou, de qualquer forma capaz de ser desligada das relações como coisas ou pessoas. Não se deveria talvez analisar a palavra “existência" com muita severidade neste contexto; faz nos pensar nos “fatos sociais" de Durkheim, que o levaram a todos os tipos de problemas. Que seja suficiente dizer-se que as instituições podem ser “objetos" realmente muito duros, se batermos de encontro a elas, por não desempenharmos nosso papel no teatro social da vida". (DAHRENDORF, Ralf. A lei e a ordem. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1997).

Considerando as observações de Ralf Dahrendorf, avalie as afirmações a seguir.

I. As instituições podem ser analisadas como fatos sociais, pois replicam as características exatas da análise proposta por Durkheim a respeito das sociedades complexas.

II. As instituições possuem regras e normas que retratam princípios que merecem ser observados pelos indivíduos em sua ação.

III. As instituições são aparatos ideológicos de Estados nacionais que cerceiam a liberdade por meio de políticas que retratam a dominação de classe.

É correto somente o que se afirma em

Médio de 2006, do Ministério da Educação, sugerem que as aulas de Sociologia trabalhem com temas, conceitos, teorias e pesquisas. Considerando essas orientações, relacione, corretamente, a função de cada recorte na Coluna I às vantagens de se trabalhar com cada um, em sala de aula, listadas na Coluna II.

A sequência correta, de cima para baixo é:

“Os argumentos para a inclusão da sociologia são os mais variados, mas dependem muito das concepções dominantes sobre educação, sociedade, estado e ensino. Pode-se observar que dessas concepções depreendem-se modelos de currículos muito distintos ao longo da história e o papel da sociologia vai se alterando no interior desses modelos em disputa".

Considerando o problema da inserção da Sociologia nos currículos de ensino médio brasileiro, relacione, corretamente, as maneiras de funcionamento dos conteúdos de Sociologia aos tipos de currículo implementados no Brasil, numerando a Coluna II de acordo som a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).

Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

O anteprojeto elaborado por Mário de Andrade para o SPHAN foi totalmente incorporado ao projeto final, em razão de seu viés etnográfico, o que garantiu o desdobramento dos ideais da Geração Modernista de 1922 na política patrimonial nacional.

Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue os itens a seguir, acerca das relações entre Estado e sociedade.

Conforme Habermas, o conceito de sociedade civil autolimitada diz respeito à sociedade civil livre das influências do Estado e assistida e acompanhada por organizações do mercado.

Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue os itens a seguir, acerca das relações entre Estado e sociedade.

A formação de novos movimentos sociais a partir da interação entre ativistas que atuam como agentes do Estado e ativistas sociais e a ocupação de cargos públicos por representantes de movimentos sociais indicam que as fronteiras entre Estado e sociedade são flexíveis.

No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue os itens que se seguem.

Os estudos sobre performances e ritos de passagem e seus símbolos produzidos pela antropologia britânica contribuíram de maneira fundamental para o desenvolvimento das ciências sociais contemporâneas.

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