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Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

O intuito original das casas de patrimônio era modificar a estrutura organizacional do IPHAN e assumir, no lugar dessa autarquia, o papel de fiscalização e articulação de diferentes atores que tenham o patrimônio material e imaterial como fonte de construção e análise comunitária.

Observe a imagem abaixo.

No Brasil, a partir dos finais dos anos de 1950, a educação, e particularmente a educação de adultos e a educação popular, encontrou em Paulo Freire a referência que formula as bases da educação libertadora como um paradigma que influencia o campo do currículo. Na metodologia de Freire, referência da Pedagogia Libertadora, é correto afirmar que:

As tendências pedagógicas no Brasil surgem divididas em duas vertentes, as de cunho liberal e as de cunho progressista. A didática na Tendência Pedagógica Escola Nova diretiva tem como características:

I. O aluno como sujeito da aprendizagem.

II. O professor como estimulador e orientador da aprendizagem.

III. Uma pedagogia embasada na racionalidade técnica.

IV. A valorização do “eu" do aluno e também as atividades adequadas as suas características individuais.

V. A participação dos alunos de maneira ativa, aprendendo pela descoberta.

Estão corretas apenas:

“Enfrentamos um grande desafio: construir uma nova versão fictícia da leitura, uma versão que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e permita a nossos alunos se apropriarem efetivamente dela. Articular a teoria _________________ da aprendizagem com as regras e exigências institucionais está longe de ser fácil: é preciso encontrar outra maneira de administrar o tempo, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem, é preciso transformar a distribuição dos papéis do professor e do aluno em relação à leitura, é preciso conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos..." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Qual é a teoria citada no texto e que falta à lacuna?

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial foi reconhecida como uma estratégia de apropriação social do patrimônio cultural brasileiro no início de 2000, após mudanças na participação social decorrentes da gestão pública da época.

No âmbito de Processo Administrativo Disciplinar – PAD, para apurar suposta infração funcional cometida por Marly, Servidora Pública Federal, a comissão de condução do PAD, formal e legalmente constituída, dirige memorando ao Diretor de Tecnologia da Informação do órgão de lotação de Marly, solicitando acesso a e-mail particular da servidora investigada, fornecido por provedor comercial de acesso à internet, a fim de instruir o procedimento acusatório com provas que julga serem pertinentes, independentemente de autorização judicial. Tomando como base os preceitos dos direitos e deveres individuais e coletivos postos na Constituição, é correto afirmar:

As orientações deste Parecer em relação ao planejamento, estruturação e organização dos cursos e currículos, se restringem à indicação de critérios a serem contemplados, com base em princípios norteadores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tais como:

I. Dissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.

II. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos, na perspectiva do desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva.

III. Pesquisa e trabalho, respectivamente, como princípios educativo e pedagógico.

Com base na Resolução CNE/CEB nº 06/2012, está correto o que se afirma em:

“A primeira notícia de um esforço governamental em direção à profissionalização data de 1809, quando um Decreto do Príncipe Regente, futuro D. João VI, criou o ____________________________, logo após a suspensão da proibição de funcionamento de indústrias manufatureiras em terras brasileiras. Posteriormente, em 1816, era proposta a criação de uma “Escola de Belas Artes", com o propósito de articular o ensino das ciências e do desenho para os ofícios mecânicos". (Parecer CNE/CEB nº 16/99).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Os sistemas de ensino e as escolas adotarão, como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, os seguintes princípios, exceto:

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

No Brasil, as práticas pedagógicas da creche e pré-escola têm como referência os princípios éticos, políticos e estéticos que se tornam concretos na vida das crianças por meio de experiências vivenciadas no ambiente educativo, bem como em determinadas práticas sociais. O reconhecimento desses princípios se dá em conformidade com a descrição da alternativa:

Os sistemas de ensino devem regulamentar a gestão democrática por meio de dois instrumentos fundamentais. EXCETO:

Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.

As ideias de Anísio Teixeira influenciaram todos os setores da educação no Brasil e no sistema educacional da América Latina. Entre as suas contribuições, pode-se citar a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador (que ainda existe até os dias atuais). O Centro foi a primeira experiência brasileira de promoção de educação:

“Todo sistema de ensino institucionalizado visa, em alguma medida, realizar de modo organizado e sistemático a inculcação dos valores dominantes e reproduzir as condições de dominação social que estão por trás de sua ação pedagógica.” (Alberto Tosi) Essa afirmação é baseada nas ideias de Bourdieu e Passeron, da década de 70, na França. A atualidade da formulação pode ser confirmada quando a desigualdade já está definida pelo(pela):

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