Assinale a opção que apresenta todas as três propostas de preenchimento das lacunas do texto inteiramente corretas, do ponto de vista semântico e morfossintático.
Gosto de Ouro Preto, explicou Elizabeth ao poeta Robert Lowell...
No segmento acima, o verbo gostar está empregado exatamente com a mesma regência com que está empre- gado o verbo da seguinte frase:
Ao examinarmos a oração “Devem ser eliminados o romantismo, o erro, a condição falível do humano...”, verificamos que:

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
O emprego da preposição em antes de reelaboração (L.11) e novas formas (L.11) deve-se à relação de regência do verbo consistir, do qual esses termos são, no texto, complementos.

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
O emprego do sinal indicativo de crase em à vida social (L.25-26) e à vida coletiva (L.27) é exigido por atribuíveis (L.25), no primeiro caso, e por adequadas (L.27), no segundo, e pela presença do artigo feminino, que, nos dois casos, restringe o substantivo vida.
Em “Estava conversando com uma amiga, dia desses.”, o termo assinalado exerce a função sintática de:
A melhor forma de explicar a concordância verbal executada em “Como são gente, a solução é suspender sua comida.” é:
Considere o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.

Provoca-se erro gramatical e, consequentemente, incoerência textual ao
Considere o parágrafo a seguir (linhas 16 a 19) para responder à pergunta.
O termo “impõe” concorda com
Assinale a opção segundo a qual provoca-se incoerência entre os argumentos e/ou incorreção gramatical ao fazer a alteração sugerida na pontuação do texto.
Assinale a opção em que ocorre erro na transcrição e adaptação do texto de Conjuntura Econômica, de setembro de 2010 vol. 64 n. 9.
O mecanismo de câmbio flutuante, quando acompanhado de razoável mobilidade de capitais, provê um meio automático através do qual o equilíbrio se configura(a). Elevações de consumo ou investimento da parte de residentes geram pequenas elevações de juros que majoram a entrada de capitais externos, desta forma valorizando(b) a moeda doméstica. Tal valorização reduz as exportações e aumenta as importações, meio pelos quais(c) se compensa, liquidamente, a preços possivelmente constantes, o acréscimo inicial de procura por bens e serviços provocado por possíveis expansões de absorção interna. Tudo pode ocorrer muito bem até o ponto em que(d) os déficits na conta corrente do balanço de pagamentos passem(e) a gerar um montante do passivo externo líquido do país, que dá início a um processo de desconfiança dos provedores de crédito líquido em moeda estrangeira. Quando isso ocorre, há uma necessidade de reverter tais déficits, configurando, em última instância, que o sucesso no combate à inflação no período inicial pode ter significado, em boa parte, uma transferência de problemas para o futuro.
Analise os seguintes trechos transcritos e adaptados do Correio Braziliense, de 21 de outubro de 2010, quanto à correção gramatical.
I. Assim como ocorreu na 15ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca a questão econômica tornou-se o centro das discussões na 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica, no Japão. O estabelecimento de novas metas de preservação das espécies pode não seguir a diante devido a impasse que coloca em confronto entre os países em desenvolvimento os donos de grandes reservas naturais e as nações ricas.
II. O primeiro grupo, tendo o Brasil como líder, defende a adoção de compensações
financeiras pagas pelos países industrializados devido ao uso da biodiversidade. Uma das tentativas de flexibilizar a posição dos países foi a divulgação do relatório A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade. O documento mostra que preservar o meio ambiente pode ser economicamente rentável.
III. De acordo com esse estudo, é preciso que os tomadores de decisão levem em conta o que será gasto no futuro por causa dos problemas ambientais, como a extinção de espécies e o aquecimento global. Isso pode redefinir os atuais padrões econômicos e iniciar uma nova era, na qual o valor dos serviços da natureza passa a ser visível e se torna uma parte crítica da tomada de decisões na política e nas empresas.
Na transcrição, manteve-se o respeito à correção gramatical e à coerência textual apenas em
Considere o parágrafo a seguir (linhas 16 a 19) para responder à pergunta.
As palavras sublinhadas no parágrafo referem-se, respectivamente, a
As mudanças e transformações globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo colocam em relevo as questões de identidade e as lutas pela afirmação e manutenção das identidades nacionais e étnicas. Mesmo que o passado que as identidades atuais reconstroem seja, sempre, apenas imaginado, ele proporciona alguma certeza em um clima que é de mudança, fluidez e crescente incerteza. As identidades em conflito estão localizadas no interior de mudanças sociais, políticas e econômicas, mudanças para as quais elas contribuem.
Tomaz Tadeu da Silva (Org.). Stuart Hall e Kathryn Woodward. Identidade e diferença - A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 24-5 (com adaptações).
Os itens abaixo apresentam propostas de reescrita para a oração inicial do texto. Julgue-os quanto à concordância verbal e nominal.
I A mudança e a transformação global na estrutura política e econômica no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.
II A mudança e a transformação globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.
III A existência de mudanças e transformações globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.
IV O fato de as estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo passarem por mudanças e transformações globais coloca em relevo as questões de identidade.
Estão certos apenas os itens
No que diz respeito à concordância verbal e nominal, assinale a opção correta.