Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Considerado o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:
Qual palavra poderia substituir “enfermidade" na linha 10, já que tem o mesmo significado?
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 07, 16, 17 e 26.
O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão
O vocábulo imodéstia pode ter como sinônimos: orgulho, vaidade, arrogância, etc. Algumas palavras, na língua portuguesa, ganham o sentido de negação ou ausência pelo acréscimo do prefixo ―i‖. Assinale a única palavra que não possui sentido de negação/ ausência pelo acréscimo de prefixo:
“As fontes em questão são outras, estão atualmente em debate nos meios jornalísticos e legais: o direito de proteger o sigilo das 'fontes'."
O mesmo sentido da palavra sublinhada aparece em:
“A expansão da produção agropecuária teria se dado, então, exclusivamente pelos extraordinários ganhos de produtividade.” Esse fragmento do texto indica
O adjetivo grande é amplamente utilizado, mostrando um significado demasiadamente geral. Nas frases a seguir, substituímos esse adjetivo por outro de valor semântico mais específico; a frase em que essa substituição NÃO está adequada ao contexto é:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Está correto o que consta de:
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.
A expressão “língua de comunicação” (l.28) constitui, pelo contexto, um sinônimo para o termo “galego-português” (l.19).
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas: “Para Vygotsky, os conceitos são construídos e ____________________ de maneira não linear e diferente para cada pessoa. Toda abordagem é feita de maneira _________________ e o cotidiano é sempre em movimento, em transformação. É a Dialética. A palavra é o microcosmo, o início de tudo e tem vários significados, ou seja, é _______________________; a mente vai sendo substituída historicamente pala pessoa, que é sujeito do seu conhecimento."
Atendiendo al texto narrativo, “es en el/la _________ donde comenzarán a manifestarse detalladamente las acciones de los personajes, las que de a poco se irán haciendo más complejas. Hasta que el conflicto llega a su máxima expresión, a su punto más álgido, o sea, al/el/la _________. Aunque éste generalmente se sitúa en el/la _________, suele también darse antes, pero en ningún caso en el/la _________, ya que acá apenas se presentan de manera general personajes, acciones y escenario.
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Um segmento do texto conservará a correção e o sentido, ao se substituir o elemento sublinhado pelo que se indica em:
Em “Isso, claro, ainda não mudou, mas parece ir por um caminho bem diferente”, o termo em destaque estabelece ideia de:
A semântica é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido das palavras e enunciados. A paronímia, a homonímia, a sinonímia, a antonímia e a polissemia são alguns dos recursos estudados pela semântica. A respeito disto, analise as afirmativas a seguir:
I. Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Ex.: manga, cavalo, sopa, pé, rede.
II. Paronímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhanças na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: descrição/discrição; emigrante/imigrante; estada/estadia.
III. Sinonímia são palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. Ex.: diabo/capeta; mostrar/exibir; manifestar/ expressar; entendimento/compreensão.
IV. Homonímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhança na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: flagrante/fragante; emergir/ imergir; eminente/iminente.
V. Antônimos são palavras de sentidos contrários entre si. Ex.: bom/mau; velho/novo; pobre/rico; doce/amargo.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
De acordo com o texto, os pesquisadores chamaram de “paradoxo evolutivo" o fato de: