No que se refere aos sentidos e às propriedades linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
Os sentidos do texto seriam preservados caso a palavra “possíveis” (l.14) fosse deslocada para imediatamente após a palavra “respostas” (l.13).
A frase “Você está parecendo um porco” é usada para caracterizar uma pessoa que está muito
Leia as sequências de palavras a seguir e assinale aquela em que a letra X tem o som /KS/ ao ser pronunciada.
Entre os vocábulos destacados em “é mais uma questão de linguagem extraordinária do que de linguagem ordinária."(1º§), percebe-se uma relação semântica de:
Leia o Texto para responder à questão.
No trecho “Bem desconfiava que o outro não revelava tudo", a palavra tudo
O intertexto com o verso “A mão que afagava é a mesma que apedreja”, de Augusto dos Anjos, corrobora a ideia de que
Para referir-se a crimes e hostilidades contra imigrantes, judeus e negros, o texto empregou, respectivamente, os termos:
Considerando o sentido do poema, poderíamos substituir “AMARGO” por:
Na frase – É improvável que o conceito de escritório aberto caia em desuso ... (7º parágrafo) – a expressão em destaque tem o sentido de
“Temos dietas para cardíacos, para hipertensos, para gestantes, para obesos, para idosos”. A relação vocabular adequada nos itens abaixo é:
“Os meios de comunicação, devidamente apoiados por informações científicas, dizem que alimentação é uma questão de saúde".
A substituição proposta no segmento do texto 1 acima que está perfeitamente adequada em termos de correção e de manutenção do sentido original é:
Releia o trecho a seguir.
“No entanto, no cenário atual, profissionais e pacientes enfrentam situações-limite, que causam desespero nas famílias e impõem dilemas éticos aos médicos, cerceados por fatores que fogem ao seu controle." O verbo “cercear", destacado nesse trecho, pode ser substituído por:
Releia o trecho a seguir. “Em 41% das unidades, não havia um negatoscópio (aparelho para avaliar uma radiografia) e a falta de estetoscópio foi registrada em 23% das fiscalizações.” O substantivo “negatoscópio” é formado por “negato” (de negativo) e o elemento “-scópio”, assim como “estetoscópio” é formado por “esteto-” (peito) e o mesmo elemento “-scópio”. De forma semelhante existem diversas outras palavras com esse tipo de formação, como microscópio, caleidoscópio, telescópio e outras. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta o significado do elemento “-scópio”.
Considerando o contexto e as expressões a seguir destacadas, assinale a afirmativa que apresenta o significado equivalente.
Pessoas criativas ficam mais incomodadas com barulho
Já sentiu muita dificuldade de se concentrar ao
redor de pessoas batendo papo? Pode ser um efeito
colateral de ter um cérebro muito criativo. Pesquisadores
da Northwestern University, nos Estados Unidos, fizeram
um teste para avaliar como o cérebro de pessoas criativas
reage às distrações ao redor. Primeiro, eles pediram que
os participantes do estudo __________ a um questionário
que avalia o quão criativos eles são. Depois, eles
monitoraram a atividade eletromagnética do cérebro
usando sensores, enquanto os voluntários escutavam um
som repetitivo de cliques.
O cérebro tem um sistema automático de
filtragem sensorial – ou seja, ele sabe que tem que parar
de prestar atenção no ambiente ao redor para conseguir
realizar uma tarefa que exige foco. Esse sistema entra em
ação quando ouvimos barulhos repetitivos, pelo menos
em um cérebro normal. A resposta cerebral ao primeiro
som de clique ___ intensa. A partir do segundo tom,
porém, o cérebro percebe que é tudo a mesma coisa e
diminui a atividade cerebral dedicada ao barulho.
Nos cérebros das pessoas que __________
pontuações mais altas no teste de criatividade, o processo
era diferente. O cérebro respondia com a mesma
intensidade ao som repetitivo todas as vezes. Segundo os
cientistas, isso mostra que as pessoas criativas possuem
"vazamentos" no filtro sensorial, o que leva o cérebro a
dedicar atenção ao que ele deveria perceber como inútil.
http://super.abril.com.br/comportamento... - adaptado.
Assinalar a alternativa que apresenta um sinônimo de “dedicar” segundo seu sentido no texto: