A alternativa em que está devidamente indicada a relação de sentido estabelecida, no texto, pelo vocábulo transcrito à esquerda é
Os termos destacados estão corretamente interpretados entre parênteses, EXCETO em:
Em: “Toda a vila onde morava sabia, menos o menino.", menos pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
Os termos destacados estão corretamente interpretados entre parênteses, EXCETO em:
Os termos destacados estão corretamente interpretados entre parênteses, EXCETO em:
Subentende-se uma relação de comparação marcada por recurso gramatical, em:
Assinale a alternativa que NÃO apresente um vício de linguagem:
Assinale a alternativa que NÃO apresenta a ambiguidade.
Assinale a opção em que as duas preposições destacadas não possuem o mesmo valor semântico.
Leia o trecho a seguir.
• “O Brasil perdeu cobertura florestal e vegetação nativa durante todos os períodos analisados;
• A área ocupada pela atividade agropecuária cresceu em todos os períodos;
• Houve regeneração em larga escala no Brasil, mas ela ainda representa menos de um terço das áreas desmatadas;"
Assinale a opção em que o significado do termo sublinhado está apresentado de forma correta.
A frase abaixo em que os dois termos unidos pela conjunção E são equivalentes, fazendo com que o segundo termo possa ser retirado da frase é:
Assinale a alternativa CORRETA quanto à relação de antonímia com a palavra em destaque no verso retirado do poema de Drummond.
“(...) O tempo pobre, o poeta pobre fundem-se no mesmo impasse."
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Que estado no Brasil dispõe de um conjunto de atrativos [...].
A expressão que substitui a destacada, sem qualquer outra alteração na frase e conforme a norma-padrão, é:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Duas expressões que descrevem modos contrastantes de se apresentar um currículo estão em:
Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.
Infere-se dos sentidos do texto que o vocábulo “engendrar" (.10) foi empregado como sinônimo de imaginar, fantasiar.