Uma equipe multiprofissional de saúde decidiu elaborar o Plano Terapêutico Singular (PTS) para os casos mais complexos atendidos na unidade. A equipe de saúde rotineiramente discute a evolução e faz as devidas correções de rumo no PTS, sendo esse momento denominado:
Catarina, com doze anos de idade, foi levada pela mãe à unidade básica de saúde para vacinação. O enfermeiro percebe escoriações nos membros superiores de Catarina; a mãe relata que Catarina, nos últimos meses, vem se arranhando propositalmente nos braços e antebraços com frequência. A mãe afirma que pede à filha que não faça isso, mas Catarina responde que é apenas um hábito e que isso não lhe faz mal. Ao tomar a vacina, no entanto, chora muito reclamando de dor. A mãe informa também que Catarina tem chorado mais que o normal nos últimos meses.
Com referência a esse caso clínico hipotético, julgue o item subsequente.
Catarina deverá ser encaminhada para avaliação psicológica e, possivelmente, acompanhamento terapêutico.
Com relação aos programas psicológicos de prevenção e tratamento em saúde mental, julgue o item que se segue.
No serviço ambulatorial que atua conforme o modelo biopsicossocial de saúde, tanto o usuário quanto seus familiares são convidados a participar da elaboração do projeto terapêutico.
Considerando a assistência em saúde mental, julgue o próximo item.
A informação acerca do diagnóstico, da evolução típica e do prognóstico para a condição clínica do paciente costuma ser ansiogênica, devendo, por isso, ser restrita à equipe, e não informada nem discutida com o indivíduo, que deve apenas aderir às orientações e atividades propostas pelo grupo terapêutico.
A respeito das bases da neuroanatomia, julgue o item subsequente.
A unidade funcional básica ao sistema nervoso central é o neurônio.
Com relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, julgue os próximos itens.
Em termos de saúde mental, a pessoa com deficiência usufrui de maior benefício quando recebe provimento governamental de recursos suficientes para uma vida digna e saudável, de tal forma que permitam sua inclusão em atividades de lazer e a dispensem da necessidade do trabalho.
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue o item subsequente.
Crises de ansiedade podem ter diversas origens, incluindo reações transitórias a situações de estresse e transtornos mentais crônicos, como transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do pânico e somatização. Os ansiolíticos benzodiazepínicos, como o clonazepam, são a primeira linha de tratamento que tem resposta cumulativa ao longo das primeiras duas a quatro semanas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O comportamento humano não exige a adoção de um paradigma diferente de ciência. É preciso, sim, ampliar o conhecimento das variáveis que afetam o sistema inteiro e a criação de técnicas e tecnologias capazes de alimentar constantemente um banco de informações a ser usado na previsão de eventos comportamentais particulares.
II. Comportamento é a interação entre um organismo, fisiologicamente constituído como um equipamento anatomofisiológico, e o seu mundo, histórico e imediato.
Marque a alternativa CORRETA:
São diretrizes para o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial a(o):
A Política Nacional de Saúde Mental compreende estratégias com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em Saúde Mental. Seguindo às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) abrange os diferentes graus de complexidade, buscando uma maior integração social, o fortalecimento da autonomia, do protagonismo e da participação social do indivíduo que apresenta algum transtorno mental. (Adaptado da Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Brasília: Ministério da Saúde, 2017 (atualizado em 2018). Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-mental/acoes-e-programas-saude-mental/rede-de-atencao-psicossocial-raps. Acesso em: 04 jun. 2018). Analise as assertivas seguintes:
I. A Equipe de Desinstitucionalização na modalidade A deverá ser composta por 1 (um) médico com formação e experiência em saúde mental ou psiquiatra e 1 (um) profissional, dentre psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e enfermeiro.
II. Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) configuram-se como dispositivo estratégico no processo de desinstitucionalização, caracterizando-se como moradias inseridas na comunidade destinadas a pessoas com transtorno mental, egressas de hospitais psiquiátricos e/ou hospitais de custódia.
III. A SRT do tipo II é destinada àquelas pessoas com internação de longa permanência que não possuem vínculos familiares e sociais, e pode acolher, no máximo, 20 moradores.
IV. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) devem funcionar em área física específica e independente de qualquer estrutura hospitalar, podendo constituir-se nas seguintes modalidades
de serviços: CAPS I, CAPS II e CAPS III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional.
V. A assistência prestada ao paciente no CAPS I inclui as atividades de atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); e, atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio. As visitas domiciliares, o atendimento à família e as atividades comunitárias podem ser desenvolvidas somente nos CAPS II, III e IV. Quais das assertivas anteriores estão incorretas:
As redes de atenção psicossocial seguem determinados princípios, entre eles os princípios de rede. Um deles contempla a noção de que é preciso considerar, no âmbito da atenção psicossocial, o espaço em que circulam as pessoas, com seus sofrimentos e alegrias, suas instituições e locais que elas frequentam (igrejas, cultos, escolas, trabalho, bares etc.). Essa noção corresponde a
Sobre Avaliação de Desempenho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Segundo Chiavenato (2004), "Escalas gráficas de classificação" é um método de avaliação de desempenho e "Escolha e distribuição forçada" é um tipo de erro cometido por avaliadores ao realizar a avaliação de desempenho de suboridnados.
( ) Segundo Araújo (2006), um das funções da avaliação de desempenho é nortear e mensurar o processo de treinamento e desenvolvimento. As informações fornecidas pela avaliação de desempenho permitem direcionar as ações de treinamento para as áreas mais carentes. A avaliação de desempenho também pode ser utilizada como instrumento de avaliação de impacto do treinamento.
( ) Segundo Chiavenato (2004), são métodos modernos de avaliação de desempenho:" Avaliação 360 graus", "Avaliação por Competências" e "Avaliação Participativa por Objetivos (APPO)".
( ) Para Spector (2002), no método de avaliação "Avaliação 360 graus" o avaliado é avaliado por todas as pessoas que têm contato com seu trabalho: pares, superior imediato, subordinados, clientes e ele próprio (auto-avaliação).
( ) No método Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) o desempenho é pactuado previamente estre as partes, avaliador e avaliado. Neste método, existe um constante monitoramento dos resultados e comparação com os objetivos traçados. A medição do alcance é feita constantemente, ou seja, não é necessário aguardar o momento formal da avaliação de desempenho para verificar o cumprimento dos objetivos.
( ) Segundo Chiavenato (2004), são métodos tradicionais de avaliação de desempenho: "Escalas gráficas de classificação", "Escolha e distribuição forçada" e "Incidentes críticos".
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
No campo da saúde mental, a concepção de saúde e doença – física e mental – parte da premissa que estas fazem parte de processos históricos e sociais decorrentes do modo de vida do usuário. Em equipe multidisciplinar, o Assistente Social atuará para o fortalecimento do sujeito e suas relações sociais. Nesse sentido, NÃO é objetivo da equipe interdisciplinar
Mediante os transtornos mentais por uso de substâncias é relativamente comum a adoção por parte dos profissionais da saúde, inclusive psicólogos no âmbito da saúde mental, do recurso da entrevista motivacional visando mudanças para prevenção e promoção de saúde. A entrevista motivacional consiste em
Na enfermagem psiquiátrica, o enfermeiro auxilia as
pessoas individualmente ou em grupos, de modo que
elas possam desenvolver um autoconceito mais
positivo e um melhor relacionamento social. Para
tanto, é necessário conhecer os transtornos mentais
que estão na base do comportamento do paciente.
Assinale a alternativa que associa corretamente o
transtorno mental e a descrição dos seus principais
sinais e sintomas.
1) Esquizofrenia – Transtorno do pensamento que
se manifesta com ideias delirantes e alucinações.
2) Síndrome de pânico – Transtorno de ansiedade
que se manifesta com taquipneia, sudorese,
medo intenso e desrealização.
3) Depressão pós-parto – Transtorno do humor que
se manifesta no puerpério, com tristeza, olhar
fixo, atitude de isolamento e desinteresse pelo
filho.
4) Personalidade paranoide – Transtorno do
pensamento que se manifesta com baixa
tolerância às frustrações, e abuso e dependência
de substâncias químicas.
Estão corretas: