Em uma estrutura utilizou-se um perfil retangular vazado de aço, submetido à compressão, com dimensões de 8 cm por 12 cm e espessura das paredes de 2 cm. O momento de inércia máximo deste perfil, em cm4, é
Para um lote de um determinado tipo de madeira foram efetuados ensaios de compressão paralela às fibras em doze corpos-de- prova, com teor de umidade igual a 12%, tendo sido obtidos os seguintes valores, em MPa, 
O que resultou em um valor estimado característico da resistência à compressão paralela às fibras de 31,9 MPa. Contudo, o valor final resulta da análise de todos os dados apresentados, o qual é, em MPa,
Considere os esquemas estruturais da figura abaixo. 
Para o cálculo da carga crítica de flambagem de barras comprimidas pela fórmula de Euler, utiliza-se o comprimento de flambagem KL, que é o comprimento real não contraventado da barra L multiplicado pelo coeficiente de flambagem K, o qual assume, respectivamente, os seguintes valores nos esquemas estruturais da figura
A soma algébrica dos momentos em relação ao centro de gravidade da seção considerada, dos esforços que atuam num mesmo lado da seção transversal, isto é, à esquerda ou à direita dessa seção, recebe o nome de momento
O conjunto de deformações específicas do concreto e do aço ao longo de uma seção transversal retangular com armadura simples, somente tracionada, submetida a ações normais, define domínios de deformações, os quais representam as diversas possibilidades de ruínas da seção. No domínio 2,
Considere a figura abaixo. 
Se a viga simplesmente apoiada da figura está submetida a uma carga uniformemente distribuída de 1t/m, então o momento fletor na seção S, medido em t . m, é igual a
A deformação permanente de um material é denominada:
Várias propriedades mecânicas de um material metálico podem ser
determinadas a partir de um ensaio de tração. Acerca desse
assunto, julgue os itens que se seguem.
O módulo de resiliência, que indica a capacidade do material absorver energia quando deformado plasticamente, é medido pela razão entre a energia de deformação, necessária para tracionar o material da origem até a tensão de ruptura, e o volume.
Várias propriedades mecânicas de um material metálico podem ser
determinadas a partir de um ensaio de tração. Acerca desse
assunto, julgue os itens que se seguem.
O coeficiente de encruamento é um dos parâmetros usados para avaliar a ductilidade de um material. Quanto maior for esse coeficiente, maior será a capacidade do material de se deformar, sob tração, sem que ocorra estricção.
Várias propriedades mecânicas de um material metálico podem ser
determinadas a partir de um ensaio de tração. Acerca desse
assunto, julgue os itens que se seguem.
O coeficiente de Poisson é uma medida da rigidez de um material na direção da carga de tração uniaxial aplicada.
Em uma junta parafusada, o parafuso é inicialmente apertado para
produzir uma pré-carga de tração no mesmo. Acerca da aplicação
de pré-carga em junções parafusadas, julgue os seguintes itens.
A resistência às cargas de cisalhamento aplicadas à junção é maior quando os parafusos são submetidos a pré-cargas elevadas.
A martensita é a microestrutura básica que resulta do tratamento
de têmpera nos aços que provoca um expressivo aumento de sua
dureza, o que nem sempre é desejável pois aumenta a fragilidade
do aço e, por conseqüência, facilita a formação de trincas. Acerca
das soluções para contornar esse problema, julgue os itens
seguintes.
A martêmpera, ou têmpera interrompida, é uma têmpera realizada em duas etapas: aquecimento para formar austenita e resfriamento até uma temperatura superior à da formação de martensita, seguido por um segundo resfriamento até a temperatura ambiente para a tranformação da martensita.
Várias propriedades mecânicas de um material metálico podem ser
determinadas a partir de um ensaio de tração. Acerca desse
assunto, julgue os itens que se seguem.
O limite convencional de escoamento corresponde à tensão que produz uma deformação residual de 0,2% no corpo de prova.