Após o recebimento de uma carga de aço para a obra de
ampliação do aeroporto de Brasília, foram retiradas amostras para
serem ensaiadas, tendo-se como base as normas técnicas vigentes.
Para subsidiar os resultados e justificá-los, o laboratório, junto com
os resultados dos ensaios de resistência à tração, dobramento e
massa linear, anexou o gráfico padrão tensão x deformação
apresentado.
Considerando as informações e o gráfico apresentados, julgue os
seguintes itens no que se refere a características dos aços para
construção.
Na equação σ = E.ε, quanto maior for o módulo de
elasticidade, ou módulo de Young, identificado na equação por
E, menor será a deformação elástica resultante da aplicação de
uma mesma tensão de tração, pois esse módulo indica a rigidez
do material.
No projeto de uma ponte rodoviária, há uma viga de comprimento
4 metros com uma extremidade engastada,
outra extremidade simplesmente apoiada e produto de
rigidez EI constante. Se o carregamento nessa viga pode
ser resumido por uma carga uniformemente distribuída
de 50kN/m, então o valor máximo do momento fletor que
traciona as fibras inferiores é, em kNm,


A figura acima ilustra um ensaio de concreto fresco
denominado ensaio de abatimento: A fôrma (molde A), de chapa
metálica, apresenta forma de tronco de cone de 20 cm de base,
10 cm de topo e 30 cm de altura, e está apoiada em uma
superfície rígida e plana. O concreto fresco é colocado em três
camadas iguais dentro da fôrma, como mostrado na etapa B e
cada camada é adensada com 25 golpes por uma barra de 16 mm
de diâmetro e 60 cm de comprimento. Em seguida, a fôrma é
retirada verticalmente, e a massa de concreto fresco, que fica
sujeita à ação da gravidade, adquire uma forma semelhante à
mostrada na etapa C.
Com base nessas informações, é correto afirmar que o
Considerando uma barra de aço (E=205.000Mpa), com L=2,5m, tracionada sob a ação de uma carga de 50.000N. Calcule a área, em mm2, da barra para uma deformação de 50mm.
Na prática da Engenharia, são conhecidas teorias para prever a ruptura de um material submetido a um estado multiaxial de tensões. A Teoria da Tensão de Cisalhamento Máxima também é conhecida como:
Após o recebimento de uma carga de aço para a obra de
ampliação do aeroporto de Brasília, foram retiradas amostras para
serem ensaiadas, tendo-se como base as normas técnicas vigentes.
Para subsidiar os resultados e justificá-los, o laboratório, junto com
os resultados dos ensaios de resistência à tração, dobramento e
massa linear, anexou o gráfico padrão tensão x deformação
apresentado.
Considerando as informações e o gráfico apresentados, julgue os
seguintes itens no que se refere a características dos aços para
construção.
A Lei de Hooke só é válida até um determinado valor de
tensão, representado no gráfico pelo ponto B, ou limite
de resistência à tração.
Após o recebimento de uma carga de aço para a obra de
ampliação do aeroporto de Brasília, foram retiradas amostras para
serem ensaiadas, tendo-se como base as normas técnicas vigentes.
Para subsidiar os resultados e justificá-los, o laboratório, junto com
os resultados dos ensaios de resistência à tração, dobramento e
massa linear, anexou o gráfico padrão tensão x deformação
apresentado.
Considerando as informações e o gráfico apresentados, julgue os
seguintes itens no que se refere a características dos aços para
construção.
O limite de escoamento é a tensão que caracteriza o aço quanto
a sua classe (CA50, CA60, CA25).
Um eixo 1 de diâmetro d é submetido a um torque T e um eixo 2 de diâmetro 2d também é submetido a um torque T. A tensão cisalhante máxima devida ao torque é maior no eixo
A norma de Método de Ensaio se destina a
Qual o primeiro ponto na curva tensão-deformação, no qual o aumento da deformação ocorre sem um aumento na tensão?
Uma viga biapoiada está sujeita às cargas F1 e F2 conforme mostrado na Figura abaixo

As reações nos apoios A e B são tais, que o apoio A reage
Considere o perfil metálico na figura.

O momento de inércia em relação ao eixo baricêntrico X-X, em cm4, é
O ensaio de medida de consistência do concreto, denominado Slump Test, é o principal ensaio no controle de recebimento do material na obra. Embora limitado, expressa a trabalhabilidade do concreto por meio de um único parâmetro: o abatimento. O número de camadas e golpes necessários para a execução do Slump Test são
Sobre o dimensionamento de vigas de aço, é correto afirmar:
A figura representa uma viga biapoiada com extensão (L) sendo solicitada por um carregamento uniformemente distribuído (q). 
Analisando a viga, o esforço cortante (Q), em kN, e o momento fletor (M), em kN.m, no centro da viga, são iguais, respectivamente, a: