Assinale a frase a seguir em que a preposição de é uma exigência de um termo anterior.
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Observando a aplicação das regras normativas de regência, observa-se a ocorrência de erro na frase da alternativa
Regência Nominal é a relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome.
INDIQUE a alternativa que apresenta Regência Nominal INCORRETA.
Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e finória até outro; vivia do ofício de parteira, que adotara por curiosidade, e benzia de quebranto; todos a conheciam por muito beata e pela mais desabrida papa-missas da cidade. Era a folhinha mais exata de todas as festas religiosas que aqui se faziam; sabia de cor os dias em que se dizia missa em tal ou tal igreja, como a hora e até o nome do padre; era pontual à ladainha, ao terço, à novena, ao setenário; não lhe escapava via-sacra, procissão, nem sermão; trazia o tempo habilmente distribuído e as horas combinadas, de maneira que nunca lhe aconteceu chegar à igreja e achar já a missa no altar.
(Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2016, p. 42)
Considere os trechos:
• ... vivia do ofício de parteira, que adotara por curiosidade...
• ... nunca lhe aconteceu chegar à igreja e achar já a missa no altar.
As expressões destacadas podem ser substituídas, preservando a correção conforme a norma-padrão da língua, respectivamente, por:
Leia o texto para responder à questão.
Em conformidade com a norma-padrão e com os sentidos do texto no segundo parágrafo, assinale a alternativa que dá correta sequência ao trecho:
A “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)" leva em consideração
Os verbos “vivem" e “torna" presentes nos períodos abaixo são classificados, de acordo com a regência verbal que exercem nessas orações, como sendo:
I. “Vivem na obsessão de poderem ser roubados".
II. “O fausto das residências não os torna imunes".
De acordo com a regência verbal e nominal na Língua Portuguesa, considere o trecho a seguir e assinale a alternativa correta: “Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional. Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo. Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum. Tocar vidas e colaborar [...] é aquele bônus de fazer um bom trabalho [...], buscando olhar além do que somos “treinados” a olhar”.
Assinale a alternativa que reescreve a passagem – Os mais novos têm escolhido o isolamento do espaço privado em detrimento do uso do espaço público... – de acordo com a norma-padrão de regência e do emprego do sinal indicativo de crase.
Assinale a alternativa que apresenta um objeto direto preposicionado:
Sobre a estrutura sintática de regência, de concordância e de colocação dos trechos repetidos a seguir, assinale a alternativa que faz uma afirmação CORRETA.
Ao observar as duas ocorrências do verbo “lembrar” em “Me lembro com clareza de todas as minhas professoras” (1º§) e “mas não consigo lembrar o quê” (2º§), nota-se que eles apresentam regências distintas em função:
Regência Verbal é o estudo das relações estabelecidas entre o verbo (termo regente) e seus complementos (termos regidos).
INDIQUE a alternativa em que houve ERRO de Regência Verbal, comprometendo o sentido da frase.
Texto para responder à questão.
Sobre os elementos "Minha irmã Barbara tinha três anos de idade quando chegou em casa da escola e começou a fazer as malas", leia as afirmativas. 1- O autor deveria ter colocado vírgulas antes e depois de "quando chegou em casa da escola". 2- MINHA é um pronome substantivo possessivo. 3- Há uma impropriedade no uso da sintaxe de regência no segmento CHEGOU EM CASA. Está correto o que se afirma apenas em:
Assinale a alternativa INCORRETA