Estão listadas as características do período pré-operacional da teoria de aprendizagem Epistemologia genética na alternativa:
A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de
estágios com características próprias. Compreender estas
etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos
que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais
características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.
A relação correta entre as duas tabelas está representada por:
Jean Piaget (1896-1980) afirma que, ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas – sensoriais
e neurológicas – que permanecem constantes ao longo da sua vida. Ao mesmo tempo, os esquemas, unidades básicas de
pensamento, se transformam através do processo de interação com o meio, visando à adaptação do indivíduo ao real que o
circunda.
Assinale a alternativa que indica corretamente os dois elementos básicos do desenvolvimento humano descritos acima.
Ao realizar provas operatórias com crianças entre 4 e 6 anos, em média, Jean Piaget observou que as crianças mais novas se
prendiam a fatores de ordem perceptiva para afirmar a igualdade ou a desigualdade das fileiras de fichas apresentadas pelo
pesquisador, ou seja, ao mudar a disposição das fichas, as crianças mudavam de opinião sobre a igualdade ou desigualdade das
fileiras. No exemplo abaixo, as crianças poderiam afirmar que as duas fileiras são iguais, porque centravam sua análise na percepção
apenas.
Segundo Piaget, as crianças respondem assim porque lhes falta ainda a construção de uma estrutura de pensamento lógicomatemático.
Indique a alternativa que nomeia essa estrutura de pensamento.
Tanto Piaget quanto Vygotsky sugerem, de maneira firme em seus estudos, a intervenção pedagógica desafiadora, seguindo o princípio de que o único bom ensino é o que acompanha o desenvolvimento dos alunos, salientando a importância da confiança mútua e da reciprocidade do pensamento educador/educando. Dessa forma, os dois estudiosos fundamentam o papel insubstituível do educador na construção do conhecimento:
Os estágios de desenvolvimento cognitivo definidos por Jean Piaget são:
Ao passo que os adultos reconhecem a inteligência das crianças que lhes são próximas, como filhos, netos, sobrinhos, as escolas
propõem atividades não condizentes com as competências e habilidades infantis. São atividades pensadas para uma criança
genérica, imatura, em dissonância com o seu nível de desenvolvimento. Tal pressuposto tem justificado a presença de atividades
ditas preparatórias na educação infantil, visando à aquisição de pré-requisitos para aprendizagens posteriores do Ensino
Fundamental.
Sobre o texto acima, indique a alternativa correta.
O uso dos jogos e das brincadeiras na educação escolar tem sido defendido por diferentes abordagens sobre educação e sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.
Em relação a essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I. Segundo Cipriano Luckesi, toda atividade que permite que o indivíduo vivencie sua inteireza e sua autonomia em um espaçotempo que gera autoconhecimento pode ser considerada lúdica.
II. Para Vygotski, a brincadeira se configura como uma situação privilegiada de aprendizagem infantil, à medida que fornece uma estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência.
III. Piaget, Vigotski e Wallon possuem a mesma concepção acerca do papel do jogo, o que implica uma mesma categorização seguindo as idades e papéis sociais: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras.
IV. Ao utilizar o jogo como recurso pedagógico, o professor deve considerar a organização do espaço físico, a escolha dos objetos e dos brinquedos e o tempo que o jogo irá ocupar em suas atividades diárias.
A alternativa em que todas as afirmações são corretas é a
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Segundo Vigotsky, o aprendizado é o responsável por formar a zona de desenvolvimento proximal, pois quando a criança interage com outras pessoas, ela é capaz de colocar em movimento vários processos possíveis de ocorrer.
Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período: