Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 55 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, pilar da teoria dita cognitiva, é uma formulação comumente atribuída à:

Considerando a psicomotricidade por uma ótica piagetiana é possível afirmar que no momento em que a criança possui recém-adquirida uma noção do seu corpo tanto pelo conjunto como pelas suas partes, assim como ganhando autonomia e maior liberdade tanto no sentido de coordenação motora, como compreendendo os seus limites funcionais, é possível dizer que esse momento corresponda ao período:

É incorreto afirmar a respeito do conceito de acomodação para Piaget:

O estágio simbólico, desenvolvido pela teoria de aprendizagem de Jean Piaget, tem por características:

I - A criança tem sua personalidade centrada em si mesmo, e por conta de seu egocentrismo, há dificuldade na empatia pelo outro, ou seja, conseguir se colocar no lugar do outro;

II - Há o início da categorização e estabelecimento de ordenamentos mentais, ultrapassando o aspecto do estágio anterior, ou seja, da percepção global que não discriminava detalhes;

III - Para tudo tem que haver um porquê, sendo assim, nesse momento a criança não reconhece a possibilidade do acaso;

IV - Nesse momento há o raciocínio transdutivo, onde a criança liga fatos individuais, mas que não necessariamente possuem relações entre si; chegando ao ponto de relacionar os fatos da natureza, sendo influências ou influenciados por sua vontade.

Assinale corretamente quais afirmações postuladas estão corretas segundo o enunciado:

Piaget definiu e dividiu o processo de aprendizagem em períodos e de acordo com a idade e o desenvolvimento das crianças. Quais são os seus processos e seus períodos.

Em suas observações, Piaget identificou dois tipos de discurso na linguagem infantil. Esses tipos de linguagem são.

As teorias da psicopedagogia consideram os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, logo o psicopedagogo dispõe de várias abordagens para dar suporte para sua ação de diagnóstico, prevenção e intervenção. Nesse contexto, a abordagem fundamentada na teoria de Jean Piaget denomina-se abordagem

Dentro da percepção apresentada por Piaget, conforme contexto apresentado anteriormente, existe a perspectiva do pensamento representativo, conforme parágrafo abaixo.
“O pensamento representativo (rudimentar) inicia-se com a capacidade de evocar objetos e eventos ausentes, seja por gestos, seja através de outros objetos. Isto traz uma nova dimensão à inteligência prática e permite a elaboração de operações mentais bem mais complexas que os atos limitados ao aqui-agora. Se a inteligência prática se restringe a coordenar sucessivamente estados de uma ação interligados por curtas antecipações e reconstituições momentâneas em torno de um objeto concreto, a inteligência conceptual ______________________." (Soares, Maria Vilani)
Completa-se corretamente a lacuna conforme alternativa:

Os principais pressupostos da teoria epistemológica de Jean Piaget revolucionaram a maneira de conceber o desenvolvimento humano e contribuíram na construção de novas teorias pedagógicas na medida em que o sujeito passa a ser visto. Assinale a alternativa CORRETA:

Para Piaget, o conhecimento é resultado da ação do sujeito sobre o objeto a ser conhecido, o autor ainda ressalta que os organismos se adaptam ao ambiente. Essa adaptação envolve um equilíbrio entre dois processos:

Na Teoria Cognitivista da Aprendizagem existe um processo através do qual o mundo de significados tem origem. À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribui significados à realidade em que se encontra. Esse processo em que a organização do conhecimento se encontra no nível da consciência se chama:

Diversos princípios foram desenvolvidos ao longo da história para explicar e compreender como funcionam os processos de aprendizagem definidos como teorias da aprendizagem. Desse modo, é possível afirmar corretamente que a teoria:

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Teoria de Piaget.

Segundo a teoria cognitiva de Jean Piaget, a fase pré-operatória tem por características aspectos diversos, exceto:

A fase do desenvolvimento infantil onde a criação passa a ter a capacidade de um pensamento autônomo, baseado em hipóteses e deduções leva o nome, segundo Jean Piaget de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282