A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, pilar da teoria dita cognitiva, é uma formulação comumente atribuída à:
Considerando a psicomotricidade por uma ótica piagetiana é possível afirmar que no momento em que a criança possui recém-adquirida uma noção do seu corpo tanto pelo conjunto como pelas suas partes, assim como ganhando autonomia e maior liberdade tanto no sentido de coordenação motora, como compreendendo os seus limites funcionais, é possível dizer que esse momento corresponda ao período:
É incorreto afirmar a respeito do conceito de acomodação para Piaget:
O estágio simbólico, desenvolvido pela teoria de aprendizagem de Jean Piaget, tem por características:
I - A criança tem sua personalidade centrada em si mesmo, e por conta de seu egocentrismo, há dificuldade na empatia pelo outro, ou seja, conseguir se colocar no lugar do outro;
II - Há o início da categorização e estabelecimento de ordenamentos mentais, ultrapassando o aspecto do estágio anterior, ou seja, da percepção global que não discriminava detalhes;
III - Para tudo tem que haver um porquê, sendo assim, nesse momento a criança não reconhece a possibilidade do acaso;
IV - Nesse momento há o raciocínio transdutivo, onde a criança liga fatos individuais, mas que não necessariamente possuem relações entre si; chegando ao ponto de relacionar os fatos da natureza, sendo influências ou influenciados por sua vontade.
Assinale corretamente quais afirmações postuladas estão corretas segundo o enunciado:
Piaget definiu e dividiu o processo de aprendizagem em períodos e de acordo com a idade e o desenvolvimento das crianças. Quais são os seus processos e seus períodos.
Em suas observações, Piaget identificou dois tipos de discurso na linguagem infantil. Esses tipos de linguagem são.
As teorias da psicopedagogia consideram os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, logo o psicopedagogo dispõe de várias abordagens para dar suporte para sua ação de diagnóstico, prevenção e intervenção. Nesse contexto, a abordagem fundamentada na teoria de Jean Piaget denomina-se abordagem
Dentro da percepção apresentada por Piaget, conforme contexto apresentado anteriormente, existe a perspectiva do pensamento representativo, conforme parágrafo abaixo.
“O pensamento representativo (rudimentar) inicia-se com a capacidade de evocar objetos e eventos ausentes, seja por gestos, seja através de outros objetos. Isto traz uma nova dimensão à inteligência prática e permite a elaboração de operações mentais bem mais complexas que os atos limitados ao aqui-agora. Se a inteligência prática se restringe a coordenar sucessivamente estados de uma ação interligados por curtas antecipações e reconstituições momentâneas em torno de um objeto concreto, a inteligência conceptual ______________________." (Soares, Maria Vilani)
Completa-se corretamente a lacuna conforme alternativa:
Os principais pressupostos da teoria epistemológica de Jean Piaget revolucionaram a maneira de conceber o desenvolvimento humano e contribuíram na construção de novas teorias pedagógicas na medida em que o sujeito passa a ser visto. Assinale a alternativa CORRETA:
Para Piaget, o conhecimento é resultado da ação do sujeito sobre o objeto a ser conhecido, o autor ainda ressalta que os organismos se adaptam ao ambiente. Essa adaptação envolve um equilíbrio entre dois processos:
Na Teoria Cognitivista da Aprendizagem existe um processo através do qual o mundo de significados tem origem. À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribui significados à realidade em que se encontra. Esse processo em que a organização do conhecimento se encontra no nível da consciência se chama:
Diversos princípios foram desenvolvidos ao longo da história para explicar e compreender como funcionam os processos de aprendizagem definidos como teorias da aprendizagem. Desse modo, é possível afirmar corretamente que a teoria:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Teoria de Piaget.
Segundo a teoria cognitiva de Jean Piaget, a fase pré-operatória tem por características aspectos diversos, exceto:
A fase do desenvolvimento infantil onde a criação passa a ter a capacidade de um pensamento autônomo, baseado em hipóteses e deduções leva o nome, segundo Jean Piaget de: