Julgue o seguinte item, a respeito de liderança.
A liderança transformacional é caracterizada por quatro componentes: carisma, motivação inspiradora, estimulação intelectual e consideração individualizada
Cultura organizacional (também chamada de cultura empresarial e corporativa) está relacionada à forma como a organização conduz seus negócios e como trata seus clientes, usuários e parceiros. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
Apesar de ser compartilhada de maneira intensa pela maioria, a cultura organizacional não está associada aos resultados organizacionais positivos.
Para a formação de profissionais com múltiplas habilidades, há a necessidade de uma política de desenvolvimento organizacional e um novo conceito de treinamento e desenvolvimento. Em face dessa afirmativa, julgue o item subsequente
A aprendizagem continuada é condição necessária para a constituição de uma organização de aprendizagem.
A interação negativa entre condições ocupacionais e fatores humanos pode levar a distúrbios emocionais, a problemas comportamentais e a mudanças bioquímicas e neuro-hormonais, o que eleva os riscos de adoecimento mental e físico. Julgue o item a seguir, considerando os processos de subjetivação e os processos de saúde e adoecimento relacionados ao trabalho
O sofrimento é oriundo do confronto entre a livre iniciativa dos trabalhadores e suas crenças com as condições impostas pelo trabalho, o que torna a atividade laboral exercida precursora de perigo ao aparelho psíquico
Julgue o item a seguir, considerando a estruturação, organização e dinâmicas internas dos grupos e equipes de trabalho
Grupos e equipes são instâncias inerentes à vida organizacional, e a maneira como são organizados pouco interfere no processo produtivo, que, por sua vez, é significativamente impactado pelo contexto econômico
Acerca de rotatividade, desligamento e retenção de profissionais em organizações, julgue o item a seguir
O absenteísmo causa o aumento das taxas de rotatividade.
A gestão de pessoas nas organizações bem-sucedidas passou a ser tratada como uma parceira do negócio. Tal mudança repercute em novos processos de avaliação de desempenho de empregados e colaboradores. Considerando esse contexto, julgue o item que se segue.
A avaliação 360º permite conhecer o grau de satisfação dos fornecedores da organização e dos clientes externos.
Uma organização que está implantando seu programa de gestão de conhecimento. Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente
Os sistemas de gestão da informação devem ser prioridade
O papel profissional de gestão de pessoas no processo de recrutamento e seleção é de suma importância para a empresa a fim de que os mecanismos adequados sejam utilizados e provejam os melhores resultados com impacto positivo na organização. Acerca dos processos de recrutamento, seleção e movimentação de pessoal, julgue o próximo item
Simulações e jogos online são técnicas de avaliação comportamental.
A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas bem como dos subsistemas de gestão de pessoas, julgue o item a seguir
A avaliação de cargos consiste no processo de analisar e comparar o conteúdo dos cargos na perspectiva da carreira
A valorização dos trabalhadores nas organizações assume relevância especial na atual era do conhecimento e em tempos de competitividade recrudescente. Nesse sentido, a gestão de pessoas (GP) nas organizações assume papel especialmente estratégico. Acerca das políticas e práticas de GP, julgue o item a seguir.
As práticas de GP incorporadas ao funcionamento das organizações ainda são bastante pontuais e básicas, e não constituem ainda um elemento estratégico para a organização
Cultura organizacional (também chamada de cultura empresarial e corporativa) está relacionada à forma como a organização conduz seus negócios e como trata seus clientes, usuários e parceiros. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
Até mesmo normas simples do dia a dia, como a existência, ou não, de um dress code, são parte do conjunto de práticas que formam a essência da organização.
Para a formação de profissionais com múltiplas habilidades, há a necessidade de uma política de desenvolvimento organizacional e um novo conceito de treinamento e desenvolvimento. Em face dessa afirmativa, julgue o item subsequente
O planejamento estratégico de pessoas envolve a antecipação das demandas ambientais e o seu direcionamento às dimensões de gestão de pessoas
Para a formação de profissionais com múltiplas habilidades, há a necessidade de uma política de desenvolvimento organizacional e um novo conceito de treinamento e desenvolvimento. Em face dessa afirmativa, julgue o item subsequente
Os processos de retenção e de generalização da aprendizagem são incompatíveis com as condições de aprendizagem informal
O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequente
A falta de preocupação do trabalhador em zelar pela sua própria vida leva à psicossomatização, elemento comum na sintomatologia das psicopatologias do trabalho