Sérgio é psicólogo organizacional e está organizando um processo de seleção e recrutamento de novos colaboradores. Sérgio quer fazer uma avaliação psicológica dos candidatos para uma seleção mais adequada às vagas disponíveis e, entre outros recursos, ele faz uso de testes psicológicos.
Para seu trabalho de seleção, Sérgio deve:
Assédio moral no trabalho é caracterizado por comportamentos hostis, repetitivos e prolongados no ambiente profissional. Embora o problema venha sendo estudado há mais de quatro décadas, os aspectos de gerenciamento e prevenção ainda necessitam de maior estudo.
A respeito desse tema constata-se que
A gestão por competências é uma abordagem que coloca as pessoas no centro da estratégia de gestão de recursos humanos, reconhecendo que suas competências são um ativo valioso para a organização. Além das competências técnicas, as competências comportamentais são importantes porque contribuem para o bom funcionamento de uma organização, para o bem-estar dos colaboradores e para o sucesso profissional.
São exemplos de competências comportamentais:
Existem aspectos da organização do trabalho que merecem atenção do psicólogo pois podem gerar efeitos deletérios sobre a saúde mental dos trabalhadores e repercutir na qualidade da vida familiar e social do trabalhador.
Assinale a opção que apresenta apenas fatores de promoção da saúde do trabalhador.
A valorização dos trabalhadores nas organizações assume relevância especial na atual era do conhecimento e em tempos de competitividade recrudescente. Nesse sentido, a gestão de pessoas (GP) nas organizações assume papel especialmente estratégico. Acerca das políticas e práticas de GP, julgue o item a seguir.
As práticas de GP geram desempenho organizacional superior quando são utilizadas em conjunto e de maneira integrada à estratégia de negócios.
Julgue o seguinte item, a respeito de liderança.
O comportamento dos líderes pode ser classificado em dois tipos básicos: o voltado para tarefa e o voltado para relacionamento
Julgue o seguinte item, a respeito de liderança.
A liderança se expressa fundamentalmente pela capacidade de negociar
Cultura organizacional (também chamada de cultura empresarial e corporativa) está relacionada à forma como a organização conduz seus negócios e como trata seus clientes, usuários e parceiros. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
É a estrutura organizacional, e não a cultura, que define a posição de um grupo em relação a outro
O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequente
Para a ergonomia da atividade, o bem-estar do trabalhador é preponderante em relação à eficiência organizacional, o que significa que essa eficiência não é mensurada pelos estudos da área.
A interação negativa entre condições ocupacionais e fatores humanos pode levar a distúrbios emocionais, a problemas comportamentais e a mudanças bioquímicas e neuro-hormonais, o que eleva os riscos de adoecimento mental e físico. Julgue o item a seguir, considerando os processos de subjetivação e os processos de saúde e adoecimento relacionados ao trabalho
O risco de uma crise de identidade e descompensação psicopatológica é menor quando o indivíduo se mobiliza ou se engaja em sua atividade laboral.
A potência das práticas e intervenções grupais aumentam a fluidez do trabalho e oportunizam o estabelecimento de vínculos entre as pessoas nas organizações. Acerca de grupos e equipes de trabalho, julgue o item a seguir.
Organizar grupos, negociar soluções, estabelecer ligação interpessoal, e realizar análise social são aptidões que caracterizam os pressupostos da inteligência social
Julgue o item a seguir, considerando a estruturação, organização e dinâmicas internas dos grupos e equipes de trabalho
O ataque ao facilitador de grupo é compreendido como a ativação de um mecanismo de defesa e acontece quando os participantes sentem uma profunda necessidade de contestar, contrariar e agredir a autoridade.

Acerca de rotatividade, desligamento e retenção de profissionais em organizações, julgue o item a seguir
Rotatividade é um fenômeno organizacional comparativo que envolve a avaliação de taxas e índices de desligamento de profissionais por um período de tempo
A gestão de pessoas nas organizações bem-sucedidas passou a ser tratada como uma parceira do negócio. Tal mudança repercute em novos processos de avaliação de desempenho de empregados e colaboradores. Considerando esse contexto, julgue o item que se segue.
A avaliação institucional tem por objetivo desencadear competição entre os vários atores organizacionais.
O papel profissional de gestão de pessoas no processo de recrutamento e seleção é de suma importância para a empresa a fim de que os mecanismos adequados sejam utilizados e provejam os melhores resultados com impacto positivo na organização. Acerca dos processos de recrutamento, seleção e movimentação de pessoal, julgue o próximo item
O recrutamento interno favorece novas ideias, expectativas e experiências no contexto organizacional