Uma criança de 10 anos chega ao serviço no qual você trabalha e na entrevista de triagem a principal queixa é de dificuldade de aprendizagem, assinale a alternativa que contém o instrumento mais adequado a ser utilizado no processo de psicodiagnóstico:
O psicodiagnóstico é um processo científico que parte de perguntas específicas e formula hipóteses que serão confirmadas ou não. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
NÃO faz parte dos traços observados nos Big Five a
M.L.S. de Ocampo e M.E.G. Arzeno, na obra O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas, concordam que, em um psicodiagnóstico, a entrevista inicial é semidirigida quando o paciente
As críticas que se fazem ao teste de inteligência Standford- Binet estão relacionadas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
Em relação aos testes psicológicos, assinale a afirmativa INCORRETA.
É verdadeiro afirmar que o psicodiagnóstico na perspectiva da psicanálise lacaniana inclui definir se o sujeito possui estrutura:
Os testes de Rorschach e de Apercepção Temática (TAT) são classificados como
Pelas Escalas Wechsler, só NÃO é possível medir índice de
O transtorno ciclotímico caracteriza-se pela ocorrência de períodos de hipomania alternados com períodos de mania.
No processo psicodiagnóstico de tipo compreensivo, o psicólogo busca
Com relação ao momento de integração dos dados em um processo psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.
Ocampo e colaboradores (2009) destacam a importância da entrevista inicial com os pais e da avaliação de sua capacidade de elaborar a situação diagnóstica. Para os autores, a presença de ambos os pais na entrevista diagnóstica é imprescindível, pois
Segundo Ocampo e colaboradores (2009), a hora de jogo diagnóstica consiste em uma experiência nova para todos os envolvidos, entrevistador e entrevistados. Esse momen- to implica, além do interjogo das séries complementares, o estabelecimento
Julgue os itens subsecutivos, referentes ao sistema compreensivo de Rorschach
Na aplicação do Rorschach, recomenda-se que aplicador e examinando sentem-se lado a lado; entretanto, se este for portador de transtorno mental grave, como esquizofrenia, por exemplo, recomenda-se que aplicador e examinando se posicionem frente a frente, visto que, assim, o examinando se sentirá mais seguro com o contato visual e, consequentemente, mais tranquilo, de modo que não haja alterações no resultado.