O mundo do trabalho exige dos profissionais da área de psicologia, além de formação técnica, a capacidade de compreender e respeitar o pluralismo multicultural da sociedade, no qual as pessoas têm ideias e valores diferentes, e, consequentemente, comportamentos distintos. Acerca de ética profissional, julgue o item a seguir.
Ao psicólogo é vedado intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional
O CFP NÃO disponibiliza na lista de testes do SATEPSI:
Segundo o SATEPSI, “Na construção e adaptação de testes psicológicos para indivíduos com deficiência, faz-se imprescindível o atendimento aos pressupostos teóricos e técnicos inerentes ao processo de construção e adaptação de instrumentos sedimentados na literatura científica da área”. Assinale a alternativa INCORRETA quanto a alguns aspectos adicionais que devem ser observados com vistas à manutenção da qualidade psicométrica destes instrumentos.
No teste BFP – Bateria Fatorial de Personalidade, dificuldade para reconhecer suas capacidades e atributos favoráveis é característico de escore baixo em qual faceta?
Levando em conta os conceitos de Sá Leme, Rabelo e Alves (2015) para o Inventário Fatorial de Personalidade IFP-II, quantos são os fatores de segunda ordem?
No que se refere ao caso clínico 1A1-I e à avaliação psicodiagnóstica, julgue os itens a seguir.
I A hora de jogo diagnóstica constitui um instrumento técnico que poderá ser utilizado para melhor compreender a realidade de Artur.
II Por não constituir uma demanda psicoterápica, a entrevista com professores ou equipe escolar de Artur não é recomendada.
III A entrevista lúdica pode ser utilizada no caso de Artur, sendo um processo estruturado e sistematizado de avaliação psicodiagnóstica infantil.
IV O rapport é uma condição fundamental no processo de avaliação psicológica de Artur.
Estão certos apenas os itens
Tendo como referência o caso clínico 1A1-I, assinale a opção correta, acerca das etapas do processo psicodiagnóstico.
Considerando o caso clínico 1A1-I e o processo psicodiagnóstico, assinale a opção correta.
De acordo com Cunha (2000), a avaliação psicológica realizada com propósitos clínicos, cujo objetivo é identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico com foco na existência ou não de psicopatologia leva o nome de:
O psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica que visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico, focando na busca:
O psicodiagnóstico, realizado por psicólogos através de demandas individuais e encaminhamentos profissionais, escolares e judiciais, é definido como um processo:
A observação lúdica, durante a realização de um psicodiagnóstico
Um adolescente foi encaminhado para uma avaliação diagnóstica pelo fato de ter comentado com um colega de classe sobre a ideia de se matar, pois se sente muito angustiado. Durante a realização da primeira entrevista diagnóstica com os pais e o adolescente, esse fato foi relatado pelos pais e, nesse momento, o jovem não quis se pronunciar. Durante os atendimentos posteriores com o jovem, a conduta do psicólogo deve ser a de
Leia atentamente as proposições abaixo que descrevem passos do psicodiagnóstico.
I- Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico.
II- Levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e objetivos.
III- Apuração dos dados de maneira qualitativa, evitando os dados quantitativos, que são reducionistas.
IV- Comunicação dos resultados finais, orientações sobre o caso e encerramento do processo.
Dos itens acima
Sobre o processo de Psicodiagnóstico, analise as afirmações abaixo e selecione a correta.