Considere as afirmativas abaixo.
I. O termo "coisa" (1° parágrafo) pode ser substituído por "o" com função de pronome, uma vez que, no período, retoma o
segmento que o antecede.
II. As orações "de atacar os outros" (1° parágrafo) e "de defender a tradição" (2° parágrafo) servem de complemento ao
sentido do verbo a que se referem.
III. Na frase Mas foi com o samba que João Gilberto rompeu... (2° parágrafo), o pronome "que" retoma "samba", além de ser
elemento subordinante a introduzir uma nova oração.
Está correto o que consta de
Assinale a alternativa que apresenta, RESPECTIVAMENTE, pronome possessivo, pronome demonstrativo, pronome pessoal e pronome de tratamento.
Assinale a alternativa que apresenta uma relação de referência correta entre o pronome e o segmento a que ele se refere.
Na linha 3, o termo “se" é um pronome apassivador e, caso sua
colocação fosse alterada de proclítica — como está no texto —
para enclítica — que a doença transmitia-se —, essa
alteração incorreria em erro gramatical.
Julgue os itens seguintes, com relação aos aspectos linguísticos do texto CB5A1BBB.
Na linha 6, o pronome “lhe” refere-se a “Estado”.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.
O pronome “que” (R.2) refere-se a “despesas” (R.1).
“Não há mais tempo para reverter vários efeitos das mudanças climáticas que já nos afetam.”
Preservando o padrão formal da língua escrita, ao reescrever
essa frase mantém-se a correção gramatical em:
Atente-se para os versos abaixo para responder a questão.

A palavra “que" é um pronome relativo que exerce função de:
Assinale a opção onde tenha um pronome pessoal oblíquo.
Quanto a regência e o uso dos pronomes relativos, assinale a construção linguística correta:
Quanto aos pronomes constantes do último parágrafo, qual é a afirmação exata?
Según la gramática de Matte Bon (2005/I, p. 257): “Existe un número consistente de verbos y expresiones que se refieren a sensaciones, reacciones físicas o emotivas, etc. que experimenta un sujeto, en las que el sujeto que las vive / sufre (es decir: el sujeto al que se aplican) va en una forma de pronombre indirecto – y el verbo no concuerda con él, sino con lo que provoca la reacción o la sensación.” Si se toma en cuenta que el verbo gustar forma parte de esa categoría verbal presentada por Matte Bon y si se observa su uso en el verso “Me gustas cuando callas porque estás como ausente”, del poema de Neruda, señale V para la afirmativa verdadera y F para la falsa, respecto a los análisis didácticos enumerados abajo: ( ) La formulación “Me gustas” – con el verbo conjugado en 2ª persona de singular – es una forma popular considerada un error respecto a la gramática culta de la lengua y no se le debe llevar a la sala de clase. ( ) En la construcción “Me gustas cuando callas” se puede identificar que el sujeto de la expresión emotiva del texto está representado gramaticalmente por el pronombre complemento indirecto de 1ª persona de singular, mientras el verbo gustar concuerda en la 2ª persona de singular con el elemento responsable por la sensación experimentada por el yo lírico. ( ) El verso de Neruda es una interesante muestra de que el verbo gustar en español puede conjugarse en cualquier persona y número dependiendo de los elementos que ocupan las posiciones sintácticas de sujeto y complemento, en general distintas en comparación al portugués. Las afirmativas son, respectivamente,
Se puede aprovechar didácticamente el enunciado “Cambia tu vida, cambiás tu auto” para trabajar elementos lingüísticodiscursivos fundamentales a la comprensión textual. A continuación, señale la única alternativa correcta respecto al análisis del lema de la campaña.
Assinale a alternativa onde a palavra em negrito está empregada como pronome substantivo indefinido